Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Atividades de educação ambiental gratuitas até final do ano Parque Ecológico Urbano e no CMIA

Publicado

on

No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado a 24 de novembro, o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) estão a promover, até 31 de dezembro, atividades de educação ambiental dirigidas ao público em geral. De acesso gratuito e realização autónoma, propõe-se a realização de atividades relacionadas com os temas mar, rio e montanha.

Assim, tendo em conta que as florestas são um património vivo e rico em biodiversidade, fundamental ao equilíbrio da natureza e à manutenção da vida na Terra, as atividades autónomas propostas para o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo têm como tema a floresta. A importância deste ecossistema é efetivamente notória, no entanto, muitas vezes, o cidadão comum não tem plena consciência de como o seu quotidiano depende da sustentabilidade da floresta. Com estes ateliês pretende-se consciencializar a população em geral para a importância da floresta e dar a conhecer este fantástico e rico ecossistema.

“Os organismos do solo”, jogo “Quem sou eu?” e jogo “Os sons da floresta” são as propostas, sendo que o material necessário à execução da atividade estará disponível no local.

Já no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental existem propostas diversas de atividades, tendo como tema o mar, o rio e a montanha.

A atividade “Acidez dos oceanos” tem como principais objetivos reconhecer as problemáticas associadas à acidificação dos oceanos; demostrar a capacidade de um ácido para dissolver uma concha; e descrever o impacto causado pela acidificação nos seres vivos marinho.

Já a atividade “Líquenes na monitorização dos ecossistemas” tem como intuito identificar os diferentes componentes dos líquenes; reconhecer o impacto dos líquenes no ecossistema; enumerar as vantagens da simbiose existente no líquen; e relacionar de que forma a presença ou ausência dos líquenes podem indicar poluição.

Por fim, a atividade “Macroinvertebrados bentónicos” tem como objetivos reconhecer a importância dos macroinvertebrados bentónicos nas comunidades aquáticas; enumerar as vantagens do uso de macroinvertebrados como bioindicadores; identificar macroinvertebrados bentónicos; utilização do índice BMWP.

Para as três atividades no CMIA, o protocolo de execução, bem como o material necessário à execução das mesmas, estarão disponíveis no local.

Dentro do mesmo contexto, a exposição “Um Olhar nas Florestas de Portugal” está patente no Pavilhão Mnemonic, no Parque Ecológico Urbano, para visita. Esta exposição de fotografia é da autoria de Luís Quinta e mostra-nos uma pequena parte da beleza das florestas de Portugal, à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal. Esta mostra, de acesso gratuito, é dirigida ao público em geral.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas