Atualidade
Vagos: Experiências autênticas nos “Moinhos Abertos” atraem centenas de visitantes

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebrou no passado dia 7 de abril, o Município de Vagos promoveu, em conjunto com as Juntas de Freguesia de Calvão, Ouca e Soza, com as entidades Charcos & Companhia, Confraria Sabores da Abóbora, Associação Pró-Boco e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, quatro dias de atividades e experiências únicas em torno do património molinológico, com um balanço muito positivo, quer pelo número de participantes (mais de 500) envolvidos quer pela avaliação resultante dos inquéritos de satisfação realizados.
Foi no sentido de valorizar este património que o Município desafiou as associações locais e os proprietários dos moinhos a desenvolverem atividades e experiências turísticas, integrando-as num programa conjunto, que aconteceu nos dias 7, 8, 15 e 16 de abril de 2023.
Para além de visitas aos moinhos, os visitantes usufruíram de diversas experiências organizadas ligadas aos costumes e tradições locais, entre elas “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco,” “Almoce na Azenha”, “Oficina de Pão de Cornos”, “Prova de Vinhos na Eira da Ti Graça” e “Há Pão e piquenique no parque”.
Esta foi uma oportunidade para lançar novas e diferentes experiências turísticas com objetivo de potenciar a oferta molinológica e a sua ligação às tradições locais, aos costumes, à natureza e à população local, tendo em consideração um desenvolvimento sustentável destes produtos turísticos. Para tal, a comunidade local foi envolvida em todo este processo, as atividades foram realizadas, sempre que possível, com um número máximo de participantes e em diversos locais, minimizando, assim, o impacto destas atividades nos recursos turísticos.
A manhã do dia 7 de abril foi dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco”, onde foi possível, na Azenha da Ti Luísa, experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e à sua colocação no forno.
Foi, também, uma oportunidade para dar a conhecer, aos mais novos, como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha. Enquanto a massa levedava, os participantes fizeram uma caminhada pelo Vale do Boco, terminando com um lanche com produtos locais: a Broa Mimosa, o doce de abóbora e o requeijão. Esta atividade foi organizada pela Pró-Boco e Confraria Sabores da Abóbora e excedeu as inscrições previstas tendo contado, no final com cerca de 40 participantes.
No dia seguinte, dia 8, as atividades continuaram na aldeia do Boco. De manhã, a atividade “Almoce na Azenha”, começou com a preparação da Sopa do Moleiro. Enquanto a sopa ficou no fogo a lenha, os cerca de 30 participantes fizeram uma caminhada pelo Vale do Boco com passagem e visita pelas azenhas. No final, com a sopa já pronta, deu-se início ao almoço finalizado com sobremesas típicas da região como a aletria, papas de abóbora e doce de abóbora com requeijão. Esta atividade foi organizada pela associação Pró.Boco.
De tarde, realizou-se a Oficina de Pão de Cornos organizada pelos proprietários da Azenha da Fonte e que proporcionou uma experiência autêntica a todos os participantes, com muitas crianças presentes, onde foi possível colocar a mão na massa e confecionar, do início ao fim, um pão típico local que, antigamente, era dado pelos noivos às crianças que iam atirar arroz ou pétalas de flores nos casamentos. Durante a tarde, os proprietários ofereceram uma merenda deliciosa à qual se juntou o Pão de Cornos já cozido. Participaram, nesta atividade 30 pessoas, correspondente ao limite máximo de inscrições.
As comemorações continuaram no fim de semana seguinte, 15 e 16 de abril, com atividades para todos os públicos. A manhã do dia 15 de abril foi dedicada a explorar os cantos e recantos de Ouca a começar com uma caminhada de 12 km, logo pelas 9h00, pelo Trilho de São Martinho e que envolveu cerca de meia centena de participantes.
Para as famílias, não faltaram atividades no Parque da Azenha e Moinho de Ouca com “Há Pão e Piquenique no Parque” que contou com contos de histórias infantis no moinho, a oficina “Do grão ao Pão” e jogos tradicionais, a par com visitas aos moinhos que se foram fazendo para todos aqueles que quiseram conhecer este património molinológico. Na hora do almoço, os participantes tiveram a oportunidade de “piquenicar” no parque trazendo o seu farnel e com direito a broa e pão feito no forno comunitário! Uma das atividades com maior destaque foi a oficina “Do grão ao pão” que envolveu cerca de 20 crianças que puderam participar, do início ao fim, na confeção de pão, broa e pizzas. De seguida, puderam tender a massa e colocá-la no forno. Enquanto a broa, pão e pizzas foram ao forno, as crianças puderam brincar com os Jogos Tradicionais disponíveis no Parque. Estas atividades foram organizadas pela Junta de Freguesia de Ouca em colaboração com a Câmara Municipal de Vagos.
De tarde, pelas 17h00, já na aldeia do Boco, realizou-se uma “Prova de Vinhos na Eira da Ti Graça. Esta atividade, teve uma excelente adesão, tendo atingido a capacidade máxima de participantes, 25 pessoas, provenientes tanto do concelho como de outras cidades do país.
A par com a paisagem do vale do Boco, com um pôr do sol à vista, os participantes puderam desfrutar de uma prova com espumante, vinho tinto e branco bairradinos, comentada pelo sommelier Paulo Vale. De seguida, e estando na Aldeia do Boco, não se perdeu a oportunidade de fazer uma visita à Azenha da Ti Luísa e à Azenha Barreto. De volta à eira da Ti Graça, pertencente à pitoresca azenha Barreto, os participantes foram recebidos pelo Grupo Cabaças & Cavaquinho de Soza que animaram o lanche preparado com diversos produtos, com destaque para os rojões feitos no borralho da azenha, Broa Mimosa e Pão de Cornos. Neste momento de confraternização, juntou-se a comunidade, envolvendo cerca de 60 pessoas entre os participantes da atividade e comunidade local. Esta atividade foi organizada pela Associação Pró.Boco em colaboração com a Câmara Municipal de Vagos.
No domingo, dia 16, na Lagoa de Calvão decorreu, ao longo do dia, diversas atividades a começar pela Feira de Troca de Sementes, visitas ao Moinho Ti Pascoal, oficina “confeção de Pão com fermentação natural” e, de tarde, as crianças puderam ouvir duas histórias na atividade “Contos no Moinho” e de participar na confeção de pizzas. Ainda, ao longo da tarde, quer crianças quer adultos divertiram-se nos Jogos Tradicionais!
Todas estas iniciativas realizadas, durante 4 dias em Vagos, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, acolheram mais de 500 participantes, não só do concelho, mas também de vários outros pontos do país e foram uma excelente oportunidade de dar a conhecer os nossos recursos, património, tradições e comunidade local.
Foto: CMV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca