Connect with us

Atualidade

Universidade Portucalense lança nova unidade para potenciar investigação e formação avançada

Polo do CIAUD na UPT resulta de protocolo celebrado com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Publicado

on

A Universidade Portucalense (UPT) acolhe, a partir de agora, um polo do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, como resultado de um protocolo de colaboração, estabelecido no passado mês de dezembro, com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Esta unidade de investigação adota a designação de Polo do CIAUD na Universidade Portucalense (CIAUD-UPT) e incorpora todos os recursos anteriormente assignados à Unidade de investigação CIG – Centro de Investigação Gallaecia, tendo como diretora a Professora Mariana Correia.

“Para além do desenvolvimento da investigação, a criação do CIAUD-UPT irá potenciar novas iniciativas de formação avançada, incluindo novos programas e ciclos de estudos de nível pós-graduado. Esta é, para nós, uma importante conquista que reforça o papel da Universidade Portucalense na investigação e no ensino.”, destaca Fernando Ramos, reitor da UPT.

O CIAUD é um centro de investigação que integra 354 membros (144 membros integrados, 131 colaboradores, 70 doutorandos e 9 bolseiros), tendo o CIAUD-UPT iniciado a sua atividade com um grupo de oito investigadores, das áreas de Arquitetura e Património, já integrados no CIAUD. Prevê-se o alargamento deste grupo, a breve trecho, para um total de 16 investigadores, passando o CIAUD-UPT a integrar investigadores nas áreas de Arquitetura, Património, Urbanismo, Multimédia e Paisagem.

Foram fatores decisivos no sucesso da criação do CIAUD-UPT, a atividade anteriormente desenvolvida no âmbito do CIG de captação de distintos financiamentos em projetos de investigação nacionais e europeus, quer na qualidade de coordenador de projetos quer de parceiro, em programas FCT, Cultura 2000, Europa Criativa, InterReg, POCTEP, etc., mas, também, o elevado número de candidaturas anuais respondendo à crescente competitividade na investigação.

Foto: UPT.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas