Atualidade
Universidade do Minho recebe Encontro Ibérico sobre Ondas Gravitacionais
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) acolhe, de 6 a 8 de junho, o 12º Encontro Ibérico sobre Ondas Gravitacionais, que vai analisar os últimos avanços sobre astrofísica e cosmologia. O evento decorre no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, e pode também ser acompanhado online. O programa inclui 43 palestras e nove oradores convidados, como David Weir (Universidade de Helsínquia, Finlândia), Katy Clough (Universidade de Londres, Inglaterra) e Paulo Freire (Instituto Max Planck, Alemanha).
Este encontro anual nasceu em 2011 pela Rede Espanhola de Ondas Gravitacionais e estreia-se, agora, em Braga, coorganizado pelo Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto e pelo Gr@v da Universidade de Aveiro. A iniciativa vai divulgar as novidades na área, promover sinergias entre investigadores e contribuir para a internacionalização do seu trabalho, explicam os professores coordenadores do evento, António Onofre e Carlos Herdeiro.
Uma “folha elástica” entre Einstein e o Nobel
As ondas gravitacionais foram previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein em 1916, mas só foram detetadas um século depois, facto que levou ao Nobel da Física’2017. Na prática, o universo é como uma “folha elástica” que curva com os objetos pesados colocados em cima dela, desde estrelas, planetas, buracos negros ou galáxias. O Sol deforma mais a “folha elástica” do que os planetas que o circundam, pois tem mais massa e atrai-os na direção dele.
As ondas mensageiras que Einstein referia são como quando atiramos uma pedra num lago ou o rasto deixado na água pelo barco. Propagam-se no espaço-tempo à velocidade da luz, como as ondas acústicas se propagam num meio material à velocidade do som. Ou seja, são vibrações geradas por um objeto com massa em movimento, sobretudo muito maciço, como as colisões de buracos negros, de estrelas de neutrões ou bosões ou o colapso de supernovas. Em 2015, mediu-se precisamente uma onda da fusão de dois buracos negros a 130 milhões de anos-luz de distância, totalizando cerca de 62 vezes a massa do Sol. A onda chegou à Terra, passou pelo detetor de Washington e, após sete milissegundos, pelo de Louisiana, também nos EUA.
O evento na UMinho vai focar desde a teoria das ondas gravitacionais à análise de dados das experiências que as detetam. Aliás, a sua deteção coincidente com observações ligadas, por exemplo, à emissão de raios gama (fotões) abre uma área de investigação: os multi-mensageiros.
As ondas gravitacionais trazem dados valiosos sobre os sistemas que as criam. Se for um sistema binário de buracos negros, aprendemos sobre estas grandes estrelas que morreram e originaram objetos superdensos onde nem a luz escapa e, também, se Einstein teria razão. Se for binário de estrelas de neutrões, aprendemos sobre o interior destas e sobre física nuclear. E se forem geradas por (ainda hipotéticas) estrelas de matéria escura, entenderemos a natureza deste mistério da física contemporânea. Com futuros detetores, espera-se ainda encontrar ondas sobre os primórdios do universo, que terá sido criado há 13.800 milhões de anos pelo Big Bang.
Imagem: UMinho
Atualidade
Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas
A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.
Como funciona a iniciativa?
A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.
De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.
“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.
Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)
“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.
“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.
Foto: IW.
Atualidade
Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.
Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.
O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.
Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.
O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.
Foto: PSP.
Atualidade
Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar
No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.
Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.
Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca