Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho recebe conferência internacional sobre a governação dos media digitais

Publicado

on

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e a rede Euromedia Research Group organizam a 3 e 4 de outubro a Conferência Internacional “Governance of Digital Media and Platforms, Regulation and the Public Interest”, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga. O evento reúne professores, jovens investigadores, profissionais e cidadãos preocupados com os benefícios e desafios das plataformas digitais, na Europa e no mundo, e com o futuro da governação dos serviços online. A iniciativa está inserida no projeto EuromediApp, apoiado pelo Programa Erasmus+.

O primeiro dia inclui, das 14h30 às 18h00, dois painéis alusivos sobre projetos editoriais em curso: o primeiro sobre a União Europeia, coordenado por Josef Trappel e Tales Tomaz, e o segundo centrado no quadro global, coordenado por Hannu Nieminen, Claudia Padovani e Helena Sousa. Os autores vão debater a sua investigação com os participantes.

O programa do dia 4 inicia às 9h00, destacando o painel “Proteger a liberdade e os direitos humanos fundamentais” e o novo Manifesto da Escola de Inverno, que desafia os media, mediadores e decisores a melhorarem a qualidade de produção, distribuição e consumo de notícias. Vai abordar-se como a liberdade e os direitos humanos podem ser efetivamente protegidos perante regulamentação fraca e plataformas poderosas, com as suas escolhas lucrativas e opacidades. Por outro lado, pretende-se analisar o que está a ser feito na Europa e noutros locais para proteger o interesse público, quais os seus resultados concretos e se há um papel consistente para o Serviço Público no novo contexto digital.

Segue-se, das 11h30 às 13h00 a mesa redonda intergeracional “Construir a paz face ao retrocesso democrático”, tendo académicos emergentes a refletir com profissionais sobre problemas da implementação do Manifesto. O debate visa incorporar alternativas criativas e visões do futuro, reconhecendo as realidades de desinformação, crises climáticas e guerras, enquanto se luta pela esperança como um dever moral.

Imagem: UM.

Sobre o EuromediApp

O projeto tem como principais parceiros as universidades do Minho, Lovaina (Bélgica), Pádua (Itália), Budapeste (Hungria), Kaunas (Lituânia), Helsínquia (Finlândia) e Salzburgo (Áustria). Empresas como a GOOGLE, AMAZON, FACEBOOK, APPLE e MICROSOFT definem atualmente padrões universais para serviços online, incluindo media e comunicação. Porém, as suas práticas nem sempre obedecem aos valores europeus, como a abertura, inclusão, transparência, privacidade, cooperação e proteção de dados. Agregando conhecimento e capacidade de investigação da Europa, e não só, a EuromediApp é um espaço para a deliberação transnacional sobre como os futuros serviços digitais deverão e serão regulados. Desenvolve relatórios, workshops, material didático, conferências e escolas especializadas para estudantes de nível avançado.

Foto e imagem: UM.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas