Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho realiza 25ª Semana de Direito

Joana Marques Vidal e Pedro Marques entre as três dezenas de oradores, e ontem houve simulação de julgamento

Publicado

on

A Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM) organiza a sua 25ª Semana de Direito, de 21 a 25 de fevereiro, em Braga e online, contando com três dezenas de oradores em debates, formações e painéis sobre temas atuais.

A sessão de abertura contou com a vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, a presidente da Escola de Direito da UMinho (EDUM), Cristina Dias, a presidente da AEDUM, Maria João Alves, e a diretora do Departamento de Formações da AEDUM, Beatriz Pereira. De tarde, decorreu a simulação de um julgamento na EDUM, tendo os alunos como intervenientes. Às 21h00, no Facebook da AEDUM, a tertúlia “Cinema Hollywood na Guerra Fria” juntou Gonçalo Almeida (cineasta), Renatho Costa (Universidade Internacional Al-Mustafa, Irão) e Pedro Jacob Morais (UMinho).

Para esta terça-feira, há quatro eventos: a formação “Direitos da vítima do crime”, dinamizada por Marta Mendes, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (14h00, auditório nobre da EDUM); o café-debate “Privatização/nacionalização?” com os estudantes como intervenientes (às 16h00, no York Pub, junto à UMinho); a formação “Direito do Desporto”, dada por Patrícia Borges, árbitra e docente da UMinho, e Rafael Santos, da RC Advogados (18h00, plataforma Zoom); e a aula aberta “Requisitos da aplicação da desconsideração da personalidade”, por Rui Polónia, da UMinho (21h00, Facebook).

Na quarta-feira, às 10h00, o debate “Mulheres no direito e na política” junta Mia Negrão (Associação Portuguesa de Mulheres Juristas), Marta Queirós (Associação das Juízas Portuguesas) e Alexandra Vieira (deputada), no auditório nobre da EDUM. Este espaço acolhe, às 15h00, a formação “IA: automação e advogados do futuro”, por Rui Neves Ferreira (Nova Advogados), e, a partir das 18h00, na rede Zoom, há o ciclo de formações “Geopolítica e direito dos refugiados”, com Emellin de Oliveira (Nova Refugee Clinic), João Peixoto (ISEG), Vasco Malta (IOM Portugal) e Alexander Kpatue Kweh (refugiado).

Para quinta-feira, está marcado o painel “Segredo de justiça”, às 10h00, no auditório nobre da EDUM, com Wladimir Brito, professor jubilado da UMinho, e Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral da UMinho e antiga procuradora-geral da República. Segue-se, às 16h00, no mesmo local, o encontro “Perspetiva jurídica, económica e política da saúde”, com os deputados André Coelho Lima e Eduardo Teixeira e os professores Joaquim Freitas da Rocha e Isa António, ambos da UMinho. O eurodeputado Pedro Marques e o professor Pedro Bacelar de Vasconcelos vão refletir, às 21h00, no Facebook da AEDUM, sobre “A posição portuguesa no quadro das relações europeias”.

Esse canal de Facebook recebe, na noite seguinte, também às 21h00, a tertúlia “Análise comparada do direito ambiental”, com Pedro Kinanga dos Santos (Universidade Agostinho Neto, Angola), Lidiane Carvalho (Nova Law Green Lab) e Carlos Abreu Amorim (UMinho). Ainda na sexta-feira, às 10h00, prevê-se a palestra online “Evolução dos mercados da eletricidade”, com João Lupi (Telles Advogados).

Para a presidente da AEDUM, Maria João Alves, esta Semana “vai contribuir para preparar os alunos para o mercado e, entre outras dinâmicas, para complementar algumas áreas que não são aprofundadas ao longo dos ciclos de estudos por falta de tempo”.

Programa (Imagem: UMinho)

Fotos: UMinho.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas