Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho estuda o que procuramos online sobre os peixes dos rios

Projeto “CLICKbaits”, de Janine Silva e Francisco Carvalho, premiado pela Associação Ibérica de Limnologia

Publicado

on

Janine Silva e Francisco Carvalho, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), venceram o 4º Concurso de Projetos para Jovens Investigadores da Associação Ibérica de Limnologia (AIL). O seu projeto laureado, “CLICKbaits”, vai estudar até 2025 o que impulsiona o interesse público online por certos peixes de água doce na Península Ibérica e, ainda, desenvolver um minidocumentário e ações públicas de educação ambiental. O prémio tem o valor de 4500 euros e vem pela primeira vez para Portugal.

“O projeto envolve várias componentes: a investigação, para avaliar o comportamento online das pessoas e entender a sua perceção sobre a biodiversidade de peixes de água doce; a criação de conteúdos de comunicação que sensibilizem a sociedade para esta biodiversidade; e a produção de um minidocumentário, a usar nomeadamente em ações de educação ambiental com crianças”, esclarece Janine Silva.

Os autores do “CLICKbaits: Digital tools to reinvent freshwater fish conservation in a changing world” desafiaram jovens investigadores da AIL a integrar o projeto. Será esta equipa a estudar a biodiversidade de vários rios na Península Ibérica, destacando-se em Portugal as bacias do Minho, Douro, Tejo e Guadiana. “Pretendemos transformar os dados disponíveis em produção científica e ter impacto social, ou seja, tornar estes dados em informação relevante para as pessoas e mostrar a importância da conservação de espécies de água doce”, avança Francisco Carvalho.

O concurso da AIL ocorre a cada três anos e dirige-se a estudantes ou jovens doutorados que trabalhem em ecossistemas de água doce em Portugal ou Espanha e que pertençam à AIL ou à Sociedade Ibérica de Ecologia (SIBECOL). Os projetos devem ter baixo orçamento e promover a interação de um grande número de investigadores. Para a presidente da AIL, Núria Bonada, “o objetivo principal é o networking entre cientistas e a criação de sinergias que gerem novo conhecimento na área”: “Embora muitos avanços científicos resultem da aplicação de técnicas dispendiosas, a colaboração entre cientistas permite planear experiências inovadoras e com poucas verbas”.

Janine Pereira da Silva nasceu em Penafiel, em 1992. Fez a licenciatura em Biologia e o mestrado em Ecologia na Universidade de Coimbra. É aluna do programa doutoral em Biologia Molecular e Ambiental na UMinho e investiga no CBMA nas áreas de Biogeografia e Limnologia, em particular sobre a conservação de bivalves e peixes de água doce. Foi também bolseira na Universidade de Évora, colaborando em projetos de investigação e educação ambiental. Venceu o Prémio de Melhor Apresentação Oral por Estudantes no 9th European Congress of Malacological Societies, na República Checa.

Janine Silva e Francisco Carvalho (Fotos: DR)

Francisco Carvalho nasceu em Braga, em 1990. É licenciado em Biologia Aplicada, mestre em Ecologia e doutorando em Biologia Molecular e Ambiental pela UMinho. É professor convidado na ECUM e investiga o desenvolvimento de soluções sustentáveis na UpValue – Circular Solutions. Fez parte do seu doutoramento na Universidade de Washington em Seattle (EUA), recebeu bolsas da Fulbright e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, bem como um Prémio de Mérito de Ecologia atribuído pelo Município de Guimarães e UMinho. Foi investigador no Laboratório da Paisagem, colaborou em vários projetos e é (co)autor de artigos científicos sobre conservação dos ecossistemas aquáticos, impactos de espécies invasoras, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas.

Fotos: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas