Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho celebra 50 anos com programa aberto à sociedade

Publicado

on

A Universidade do Minho (UMinho) lançou, no passado sábado, o programa de celebração do seu Cinquentenário, que será oficialmente celebrado a 17 de fevereiro de 2024, data em que a instituição comemora 50 anos após a tomada de posse da Comissão Instaladora e do Reitor Carlos Lloyd Braga. O programa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, congrega um conjunto de iniciativas que irão acontecer até ao final de 2024 nos campi da UMinho e cidades da região. O programa foi delineado pela “Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho” e irá contemplar iniciativas diferenciadas que vão desde a música ao desporto, com espaço para a sustentabilidade, interação com as cidades de Braga e Guimarães, produção de conhecimento e criação de legado para gerações futuras.

“Será um programa muito variado que irá estender-se ao longo de quase dois anos”, explicou João Cardoso Rosas, presidente da Comissão. “Haverá performances teatrais e espetáculos no espaço público, exposições no interior e no exterior das instalações da UMinho, colóquios e conferências para pensarmos a universidade em conjunto, uma conferência alargada a todas as universidades portuguesas sobre o seu papel nos 50 anos da democracia portuguesa, para além da forte componente desportiva e preocupação em contribuir para o bem-estar da comunidade UMinho”, exemplificou João Cardoso Rosas. Ao longo dos próximos dois anos serão ainda apresentados novos estudos sobre o impacto da UMinho na região, assim como sobre a sua produção científica ao longo destes 50 anos. Está prevista a edição de livros, incluindo o esboço da utopia para a Universidade do futuro. Paralelamente, será ainda contruída a Memória Digital da instituição e serão assinalados compromissos com a sustentabilidade ambiental, deixando assim um legado para as gerações futuras.

Para reunir toda a informação alusiva ao programa de celebrações foi criado um portal – www.uminho.pt/PT/50anos – que congregará todos os detalhes históricos, assim como das atividades, programa, Comissão Comemorativa e Comissão de Honra e apoios a estas celebrações.

O programa de celebrações conta, para além do Alto Patrocínio da Presidência da República, com o patrocínio das Câmaras Municipais de Braga e Guimarães, para além da parceria da Comissão Comemorativa dos Cinquenta Anos do 25 de Abril e da Rádio Universitária do Minho.

Composição da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho

A Comissão Comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho foi estabelecida pelo Despacho RT 31/2022 e terá como presidente o professor da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, João Cardoso Rosas [Ndr: a discursar na foto de destaque]. Integram esta Comissão, Carla Cruz, professora da Escola de Arquitetura, Arte e Design; Carlos Bernardo, professor Emérito da Escola de Engenharia; Duarte Lopes, substituído, a partir de janeiro de 2023, por Margarida Isaías, presidente da Associação Académica; Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas; Fátima Ferreira, professora do Instituto de Ciências Sociais; Fernando Alexandre, professor da Escola de Economia e Gestão; Francesca Rayner, professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas; Paula Jorge, investigadora da Escola de Engenharia; Pedro Morgado, professor da Escola de Medicina; e Vítor Matos, professor da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.

Composição da Comissão de Honra

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República; Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República; António Costa, Primeiro-Ministro; Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas; Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga; Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Joana Marques Vidal, Presidente do Conselho Geral da UMinho; Álvaro Laborinho Lúcio e Luís Braga da Cruz, antigos presidentes do Conselho Geral da UMinho; Guilherme d’Oliveira Martins, presidente Conselho de Curadores da UMinho; José Manuel Mendes e Fortunato Oliveira Frederico, membros do Conselho de Curadores da UMinho; João de Deus Pinheiro, Sérgio Machado dos Santos, Licínio Chaínho Pereira, António Guimarães Rodrigues e António M. Cunha, antigos reitores da UMinho; António Ovídio M. Domingues, presidente da Associação de Funcionários da UMinho; Margarida Isaías, presidente da Associação Académica da UMinho.

Foto e imagem: UM.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas