Atualidade
Universidade do Minho assinala Dia Internacional da Mulher

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher, evocado a 8 de março, com um conjunto de ações presenciais e digitais para valorizar as mulheres e promover uma discussão informada sobre o tema.
A Escola Superior de Enfermagem promoveu, esta terça-feira, o painel internacional “Contraceção: contextos e desafios”, partilhando experiências e resultados de estudos recentes. Os oradores foram os professores Ricardo Mouta (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Fátima León (Universidade de Sevilha, Espanha), Maria José Santos (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Sara Palma (Instituto Politécnico de Santarém), a par das enfermeiras Paula Pereira (Maternidade Alfredo da Costa) e Fernanda Macedo (Agrupamento de Centros de Saúde Braga I).
Sete núcleos da UMinho estão, também, a dinamizar a Semana do Feminismo, com sete atividades abertas ao público, nomeadamente no campus de Gualtar, em Braga. Após as conversas sobre violência obstétrica, mutilação e discriminação trans, seguem-se debates sobre os desafios do feminismo nas várias áreas de estudo (dia 8, 14h00, sala 2.07 do edifício 2), a teoria económica à luz da perspetiva de género (dia 9, 17h30), os obstáculos das mulheres e a sua situação pelo globo (dia 10, 10h30) e, ainda, sobre consentimento, pornografia e imagem na era atual (dia 10, 14h00). A organização envolve os núcleos de alunos de Relações Internacionais (CECRI), Economia (NAECUM), Enfermagem (AEEUM) e Direito (ELSA), bem como as associações He For She, Clube Rainbow e de Debates Académicos da UMinho (ADAUM).
Os Serviços de Ação Social (SASUM) oferecem, esta quarta-feira, às mulheres desta comunidade académica o acesso livre às instalações e serviços desportivos, bem como o cartão de desporto no caso de inscrição/renovação. Às 17h00, prevê-se uma mega-aula de pilates, nos complexos desportivos de Gualtar e Azurém. Mais cedo, às 15h00, Rita Ribeiro, professora de Sociologia da UMinho, participa no ciclo “As migrações no feminino”, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, em Braga. E no Instituto I3B’s, no AvePark, um “Quadro de Ideias” desafia os seus membros a escrever a sua resposta à pergunta “How will you help forge a more inclusive world?“; vai haver igualmente uma foto de grupo para as redes sociais com a pose definida este ano no âmbito do International Women’s Day.

Há também música e animação noturna, mas devido à meteorologia, passa desta quarta-feira para 15 de março. Trata-se do festival “FémmeFarra”, com as tunas femininas Gatuna, Tun’ao Minho e Tun’Obebes, no espaço Double, em Guimarães. Ainda na cidade-berço, a Casa de Sarmento acolhe, no dia seguinte, às 18h00, a palestra “Mulheres e trabalho: da economia familiar ao salário individual”, por Isabel dos Guimarães Sá, professora de História da UMinho, e no âmbito do ciclo “Novos Olhares: Mulheres na História”.
A Unidade de Serviços de Apoio a Projetos de Investigação (USAPI) realizou, igualmente, há dias, a sessão de informação “Dimensão de Género e Questões Transversais no Financiamento Europeu de Projetos de IC&DT”, proferida por Natália Dias, do Cluster Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva do Programa Horizonte Europa.
Imagens: UM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca