Connect with us

Atualidade

Universidade de Coimbra colabora no desenvolvimento de armário de desinfeção inovador

Publicado

on

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB, na sigla em inglês), e a Dynasys, empresa de engenharia eletrónica e telecomunicações sediada em Setúbal, uniram esforços e conhecimentos para desenvolver uma solução de desinfeção inovadora rápida e fácil de usar.

O designado NovirBox é um armário de desinfeção que recorre à nebulização ultrassónica do desinfetante VIRCOV BAC 360 da Inokem para a desinfeção de tecidos, roupas e calçado. “Graças à tecnologia de nebulização ultrassónica do NovirBox é possível gerar um aerossol do desinfetante com gotículas extremamente pequenas, o que permite que o desinfetante penetre nos poros dos tecidos da roupa e que chegue a todas as zonas do calçado”, afirmam os responsáveis da empresa e os investigadores da FCTUC envolvidos.

O NovirBox distingue-se por ser “um sistema de desinfeção automático, programável, rápido, fácil de usar, que pode funcionar à temperatura ambiente, e que não molha os tecidos ou o calçado. Este sistema pode assim tornar-se crucial na prevenção da disseminação de infeções em lojas de roupa e calçado, nas quais os itens são amplamente manipulados, mas também em espaços como hospitais, laboratórios, ginásios, escolas, indústrias, entre outros”, destacam.

A UCCCB, tirando partido da sua vasta e diversificada coleção de microrganismos, testou a eficácia do desinfetante e de todos os protótipos do NovirBox contra uma ampla gama de microrganismos. “Testámos a eliminação de esporos bacterianos, de vírus e de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Os ensaios realizados na UCCCB incluíram a testagem dos protótipos do NovirBox na desinfeção de tecidos e de calçado”, explica Paula Morais, diretora da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra e docente da FCTUC.

Os resultados deste trabalho, publicados na revista International Journal of Environmental Research and Public Health, demonstram que a nebulização ultrassónica usada no NovirBox é altamente eficaz na desinfeção dos produtos testados, demorando apenas poucos minutos.

A cientista da FCTUC nota que o surgimento da pandemia de COVID-19 “destacou a importância dos processos de desinfeção na segurança da saúde. Têxteis e calçado foram identificados como vetores de disseminação de infeções. Além disso, o risco de surgimento de novas variantes de SARS-CoV-2 e de novas pandemias, como a varíola dos macacos, juntamente com o crescente problema de microrganismos multirresistentes, torna necessário o desenvolvimento de novos e melhores métodos de desinfeção”.

Por isso, concluem os investigadores Paula Morais, Diogo Proença, Beatriz Rito e Tiago Henriques, “encontrar um método eficiente para a desinfeção rápida de têxteis e calçado pode ser decisivo para controlar a propagação de infeções. Esta colaboração da UCCCB com a Dynasys representa um bom exemplo da sua missão de estar próxima da comunidade e de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da indústria”.

O artigo científico pode ser consultado em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/17/10472.

Imagem: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas