Connect with us

Atualidade

Universidade Católica inaugura Sala Assis de Magalhães

A 15 de novembro, pelas 17h45, no Porto

Publicado

on

No dia 15 de novembro, pelas 17h45, vai nascer um novo espaço na Universidade Católica Portuguesa no Porto: a Sala Assis de Magalhães. Na inauguração estarão presentes Assis de Magalhães e família, Artur Santos Silva (presidente honorário do BPI), Isabel Braga da Cruz (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica no Porto).

Assis de Magalhães nasceu em 1928 numa família numerosa, tendo iniciado o seu percurso profissional em tenra idade, estudando e trabalhando em simultâneo. Fundou o Grupo SARCOL, em 1943, que viu consolidar a marca sob a sua carismática liderança, participando na fundação de associações e instituições de renome, nomeadamente, o Banco BPI (1981), o CLIP (1986) e a Fundação de Serralves (1989), e, mais tarde, expandindo a área de negócios para o sector Imobiliário.

O seu mérito como empresário e a sua retidão como pessoa, sempre disponível para ajudar o próximo, foram publicamente reconhecidos através de diversas condecorações e comendas agraciadas.

“É para a Universidade Católica Portuguesa no Porto um grande orgulho fazer parte desta homenagem a Assis de Magalhães. Temos vindo a trabalhar no sentido de dar o nome de figuras marcantes da sociedade portuguesa a espaços no nosso campus.  O reconhecimento do legado de pessoas tão relevantes para o país, para a região Norte, para a economia e para toda a sociedade é algo que esperamos poder inspirar também a nova geração de estudantes que por aqui passam”, salienta Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Alexandra Magalhães, filha de Assis de Magalhães destaca que “o meu pai foi, toda a vida, um grande trabalhador; o que construiu profissionalmente, fê-lo com uma perseverança e capacidade de trabalho ímpares. Foi um líder nato e assim é reconhecido pelos que o rodeiam, que sempre admiraram a sua capacidade negocial, a sua visão estratégica, e a forma como inspira confiança.” Alexandra Magalhães revela, ainda, que “admiro muito a sua resiliência e a forma como lida com as contrariedades da vida sem medo

A inauguração da Sala Assis de Magalhães realiza-se a 15 de novembro, pelas 17h45, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Foto: UCP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas