Atualidade
Universidade Católica e Serralves apresentam exposição de João Paulo Feliciano
Inauguração a 8 de março na Escola das Artes da Católica no Porto

“Ajax et Plures” é o nome da nova exposição do artista visual e músico João Paulo Feliciano que estará patente no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. Uma iniciativa que se enquadra na adesão da Universidade Católica como membro fundador da Fundação de Serralves. A exposição contempla um conjunto de obras dos anos 1990 e 2000 do artista, pertencentes à coleção de Serralves, e conta, também, com uma obra inédita concebida para a Universidade. De entrada livre, a inauguração está agendada para 8 de março, às 19h00, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, e estará patente até 01 de novembro.
As obras apresentadas na exposição são representativas de momentos distintos do percurso de João Paulo Feliciano, onde será possível assistir à atitude irónica e provocadora do artista, bem como a sua vontade de implicar o espetador na interpretação da sua obra, características que se revelam transversais no diverso corpo do seu trabalho. Os trabalhos dos anos 90 caracterizam-se por gravitarem em torno do mundo da música rock e da realidade urbana. Já as obras de 2004 e 2021 demonstram um interesse pela exploração de fenómenos de perceção e permitem distinguir uma inflexão na relação com a tecnologia.
Além das obras pertencentes à coleção de Serralves, a exposição integra uma obra inédita de João Paulo Feliciano para o campus Porto da Universidade Católica. Nesta obra, intitulada “Ajax”, o artista explora as potencialidades do suporte, mais concretamente, da janela enquanto “interface luminoso”, que encaminha a luz do exterior para o interior e vice-versa, ao mesmo tempo que estabelece um jogo de formas e cores cambiantes, resultando numa instalação imersiva que abarca todo o espaço do corredor e transborda para o exterior.
Uma vez que para João Paulo Feliciano, os títulos dos seus trabalhos se constituem enquanto “extensões linguísticas” de cada obra, “Ajax et Plures” evoca, simultaneamente, uma figura mitológica, um clube de futebol e um simples limpa-vidros, referenciando universos tão distintos quanto os que o seu corpo de trabalho tende a abarcar.
A exposição “Ajax et Plures” de João Paulo Feliciano tem curadoria de Joana Valsassina, curadora do Programa Nacional de Itinerâncias na Fundação de Serralves, e de Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica. No total, são cinco obras distintas de João Paulo Feliciano que vão ser apresentadas nas janelas do corredor da Escola das Artes, dando assim, continuidade a uma série de trabalhos site-specific que o próprio concebeu em 2004 para os edifícios do Museu de Serralves e da Bienal de São Paulo, no Brasil.
Sobre o artista:
João Paulo Feliciano (JPF) nasceu em 1983 nas Caldas da Rainha, Portugal. É um artista visual e músico, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa. Conta com um percurso muito pouco linear, que tem levado JPF a experimentar múltiplos campos de expressão, diversas formas artísticas e, até, diferentes catividades. No entanto, é a partir do seu trabalho como artista plástico que Feliciano tem afirmado o essencial da sua linguagem. Na sua obra, encontramos instalação, objetos, pintura, desenho, fotografia, vídeo, luz, som, música, design gráfico, arquitetura e performance. Exibe regularmente desde 1984.
De entre as numerosas exposições, individuais e coletivas, destacam-se as individuais “The Blues Quartet”, no Contemporary Arts Center, Cincinnati, EUA (2007), “The Possibility of Everything: João Paulo Feliciano, Selected Works 1989-1994”, na Culturgest (2006) e individual no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto (2004). Destaque, ainda, para a sua participação na XXVI Bienal de São Paulo, Brasil (2004), ou na exposição “Sonic Boom – The Art of Sound”, Hayward Galllery, Londres (2002). Entre 2000 e 2007, integrou a direção da Associação Experimenta e da Bienal Experimenta Design. Foi responsável pela direção artística do espetáculo Acqua Matrix (Expo’98, Lisboa). De 1989 a 1998, integrou a banda “Tina and the Top Ten”. Na sua atividade musical, contam-se, ainda, colaborações com músicos como Rafael Toral (com quem partilhou o projeto No Noise Reduction), Lee Ranaldo (Sonic Youth), Phill Niblock, David Toop, Christian Fennez, Spencer Yeh (Burning Star Core), Elliot Earls (The AppoloProgram), Amom Tobim, Burnt Friedman.
Em 2009, em conjunto com o seu irmão Mário Feliciano, criou o Real Combo Lisbonense – uma orquestra de música de dança que explora os primórdios da música pop portuguesa. Nessa altura, criou, também, a sua própria editora discográfica e produtora musical: a Pataca Discos. Através da Pataca Discos, editou o álbum de estreia da cantora-compositora Márcia (do qual foi coprodutor), bem como, o disco de estreia da banda You Can’t win, Charlie Brown.
Imagem: UCP.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares