Connect with us

Atualidade

Uma declaração transfronteiriça para atravessar o deserto demográfico

Mais de 60 associações luso-espanholas assinaram a Declaração de Urgência da Faixa Celta face à ameaça de colapso demográfico na zona transfronteiriça

Publicado

on

Num período de apenas dois meses, e tendo em conta a resposta lenta dos interlocutores institucionais supranacionais para assumir as exigências da população rural do território transfronteiriço da Faixa Celta, mais de 60 entidades rurais assinaram uma Declaração de Urgência para promover ações e medidas que contribuam para contrariar o avanço do deserto demográfico este território luso-espanhol.

Após a subscrição da declaração e várias reuniões para articular uma resposta ao desafio demográfico, as organizações signatárias, para aumentar a força justa da reivindicação, continuarão a reunir mais apoio de empresas, associações e instituições locais, assim como de centros de conhecimento e investigação, instituições regionais e outras organizações de defesa dos territórios ameaçados pelo despovoamento se juntem no futuro.

As 56 associações de desenvolvimento rural e 11 associações dos sectores económico, social e cultural que subscreveram a iniciativa formam uma densa rede de cooperação para superar a adversidade e a desolação deste território transfronteiriço que não merece tal negligência pública, apesar das diretivas europeias que obrigam a uma mudança nas políticas públicas.

As entidades signatárias apenas exigem a colaboração das instituições espanholas e portuguesas para aceder ao que outros territórios europeus, numa situação de ameaça de despovoamento, já conseguiram: a declaração urgente do território da Faixa Celta como catástrofe demográfica e a sua inclusão no Acordo de Parceria, para que possa receber um Investimento Territorial Integrado e outras prerrogativas justas que são especificadas na Declaração de Urgência.

Os próximos passos, neste processo sem precedentes de auto-organização espontânea e democrática, serão a realização de uma reunião de todas as entidades inscritas e das que continuam a aderir. O principal objetivo será a constituição de uma associação ou consórcio transfronteiriço para os representar perante a Comissão Europeia e os Governos Português e Espanhol na defesa dos interesses e necessidades das populações transfronteiriças da Franja Céltica.

Focados na colaboração com as instituições regionais, nacionais e europeias aguardam que os instrumentos financeiros da PRÓXIMA GERAÇÃO e outros fundos estruturais europeus para o período 2021-2027 tenham um impacto positivo na revitalização económica, social e cultural deste território transfronteiriço o que não tem acontecido nas últimas décadas.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas