Connect with us

Atualidade

Um Pequeno Gesto apresenta jogo da memória solidário para quebrar o ciclo de pobreza em Moçambique

A ONGD Um Pequeno Gesto, em conjunto com a CRU EcoLiving, apresentaram durante um lanche solidário o Jogo da Memória Solidário

Publicado

on

Diariamente, necessitamos de exercitar a nossa memória para nos consciencializarmos das dificuldades e necessidades que muitas crianças vivem em zonas desfavorecidas em países em vias de desenvolvimento, como é o caso de Moçambique, onde a Um Pequeno Gesto desenvolve a sua atividade há 19 anos.

No dia 21 de Junho, a ONGD Portuguesa Um Pequeno Gesto organizou um evento no Palácio da Flor da Murta, em Oeiras, gentilmente cedido pela Oeiras Viva (Câmara Municipal de Oeiras), onde apresentou o Jogo da Memória Solidário, desenvolvido em parceria exclusiva pela Cru Ecoliving com a Associação.

Este jogo encontra-se desde já disponível no website da Cru Ecoliving, pelo valor de €25,50 (IVA Incluído): https://cruecoliving.com/products/um-pequeno-gesto-uma-grande-memoria

Neste evento, as participantes puderam contar com um espaço de diversões para as crianças, criado pela Equipa Gema, Oficina Boreal, e um lanche piquenique para os mais novos, enquanto as mães tiveram tempo para um chá das 5, num ambiente especialmente criado pela Quinta do Roseiral, e um espetáculo de bolas de sabão inesquecível promovido pela e Iryna Munich.

“Estamos muito felizes por poder apresentar, o nosso Jogo da Memória, que representa um passo significativo na nossa missão de ter um impacto positivo na vida destas crianças e famílias, tudo garças ao trabalho excecional da Cru Eco Living.”, afirmou, Sara Vicente Barreto, Presidente e Fundadora da UPG. “Este jogo, foi concebido para encorajar as pessoas a envolverem-se ativamente, no sentido de fazerem a diferença na vida da comunidade que ajudamos”.

A equipa (Foto: DR).

“Este jogo foi criado, não só, a pensar nas crianças que poderemos apoiar, como dar a conhecer de forma didática a todos quantos o adquirirem quais os alimentos básicos que mais falta fazem para o crescimento saudável das crianças que diariamente são apoiadas pela Um Pequeno Gesto,” explica Beatriz Almeida, Fundadora e CEO da Cru Ecoliving. “Juntamente com este cuidado de explicar os alimentos, tivemos o cuidado de produzir um jogo ecológico, com recurso a materiais como a cortiça, que seguramente irá passar de geração em geração.”

A Um Pequeno Gesto e a Cru Eco Living, convidam todos a juntarem-se para apoiar esta iniciativa tão nobre e, criar em conjunto a mudança, a fim de melhorar a vida das comunidades mais desfavorecidas.

A salientar o apoio das diversas marcas que de forma voluntária se envolveram neste evento para o tornar único, onde se destacam a Quinta do Roseiral, Oeiras Viva (Camara Municipal de Oeiras), Do It On, Equipa Gema, Oficina Boreal, Iryna Munich, Liz Garden Events, e Haribo.

Sobre a Um Pequeno Gesto

A Um Pequeno Gesto é uma ONGD Portuguesa, com 19 anos e muitos Pequenos Gestos na província empobrecida de Gaza, em Moçambique. A sua missão é a promoção da melhoria das condições de vida de crianças desfavorecidas e suas famílias, em Moçambique. Acreditam que o acesso à educação e nutrição, num ambiente saudável e digno, permite aos jovens e crianças moçambicanas quebrar o ciclo de pobreza.

O seu programa de Apadrinhamento individual de crianças vulneráveis é complementado pela nossa intervenção com Projetos de Apoio à Pobreza (Centro HIV), Infraestruturas (Casas,

Latrinas e Estruturas Comunitárias), Educação (Pré-Escolar, Alimentação Escolar, Apoio Pós-Escolar e Universitária) e Sustentabilidade (Cursos Técnicos e Geração Rendimento).

Em 2022, o Apadrinhamento oferece a 1000 crianças carenciadas, frequentemente órfãs, uma oportunidade de acesso à escola, uma cesta básica e ao carinho de um Padrinho de língua portuguesa. Com os Projetos, mais de 4000 crianças beneficiam anualmente de programas de alívio à pobreza, infraestruturas, educação e sustentabilidade.

“Vamos Quebrar o Ciclo da Pobreza em Moçambique!”, é um dos seus motes.

Sobre a Cru Ecoliving

CRU Ecoliving é um projeto de uma família para famílias que celebra a sua paixão e história com a cortiça abraçada à sustentabilidade.

Para saber mais, visite: https://cruecoliving.com/             

Foto: DR.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas