Connect with us

Atualidade

Atividade da Bienal Fotografia do Porto “Semente de Empatia” propõe a troca de uma memória por sementes de flores

A decorrer até 2 de julho de 2023, na cidade do Porto

Publicado

on

No seguimento do tema da 3ª edição da Bienal Fotografia do Porto – “Actos de Empatia”, vai estar a decorrer até ao dia 2 de julho, uma atividade de participação espontânea no Coreto do Jardim da Cordoaria, que propõe a cada visitante deixar uma memória ou desejo de um ato de empatia e em troca poder levar sementes de flores melíferas.

A atividade “Semente de Empatia” foi desenvolvida pelo Coletivo ARiSCA para a Bienal’23 Fotografia do Porto, contando com um gesto interventivo que propõe o lançamento de uma mistura de 12 espécies anuais de sementes em terrenos baldios, parques ou jardins abandonados, em espaços verdes ou numa paisagem despida. Estas sementes são de fácil cultivo e podem ser semeadas de fevereiro até meio de agosto, diretamente no solo de um local com boa exposição solar. Para além de promover o embelezamento da paisagem, esta ação permite alimentar as abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores.

Até ao final da 3ª edição da Bienal Fotografia do Porto, este ato de empatia estará aberto ao público, de forma gratuita, no Coreto do Jardim da Cordoaria, de quarta a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e de sábado a domingo, das 15h30 às 18h30, exceto dia 24 de junho que se encontra encerrado. O procedimento consiste em escolher uma tira de papel e escrever uma memória ou um desejo de um ato de empatia, suspender esse papel na rede e levar para casa um embrulho de sementes com instruções que explicam dois métodos para fazer bombas de sementes. Após seguir essas instruções e ter a bomba de sementes pronta, basta escolher um local para a lançar e tirar fotografias para partilhar com a Bienal.

Um pequeno gesto interventivo de atirar uma bomba de sementes para embelezar a cidade que pretende potenciar o empoderamento e a mudança.

Para mais informação, consultar: https://bienal23.bienalfotografiaporto.pt/pt

Sobre a Bienal Fotografia do Porto

A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Plataforma Ci.CLO, financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação” la Caixa”, o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional.

A Bienal Fotografia do Porto reconhece os profundos desafios sociais e ecológicos que o nosso coletivo enfrenta. A nossa missão é contribuir para a produção e disseminação de perspetivas artísticas, ações e intervenções, que promovam uma mudança cultural ética e regenerativa que acreditamos ser tão desejável quanto é inevitável.

A Bienal é pioneira na pesquisa e criação na área da fotografia e na sua relação transdisciplinar com outros campos artísticos, ambientais e sociais; promovendo metodologias alternativas e propondo múltiplas perspetivas, utópicas ou distópicas, para motivar transformações culturais.

A terceira edição realiza-se de 18 de maio a 2 de julho de 2023.

Foto: Pedro Sardinha.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas