Atualidade
Um Lotus F1 volta a vencer no Estoril
Estoril Classics continua a encantar o público presente no Autódromo

A sexta edição do Estoril Classics arrancou em todo o seu esplendor, com bancadas cheias e o paddock pleno de adeptos, que puderam assistir a corridas fantásticas e à prestação extraordinária de Nick Padmore, que levou o seu Lotus 87 até ao triunfo na primeira corrida do Classic GP Portugal Sotheby’s Realty.
A prova dos Fórmula 1, que evocam a era em que o Autódromo do Estoril recebia a categoria máxima do desporto automóvel, era a mais aguardada da jornada e as expectativas dos fãs não foram defraudadas, com performance notáveis, a recordar feitos de Ayrton Senna entre outros, com a banda sonora assinada pelos motores Cosworth DFV V8 e Alfa Romeo V12 a dar o mote.
Depois do grande duelo na qualificação de anteontem entre a Lotus e a Williams, ontem, o desafio dos carros da formação de Frank Williams desapareceu logo nos primeiros momentos da prova, acabando por Nick Padmore por levar o seu Lotus 87 Ford Cosworth até ao triunfo no Classic GP Portugal Sotheby’s Realty perante bancadas plenas de adeptos.
Anteontem, dois carros de cada uma destas equipas monopolizaram as duas primeiras linhas da grelha de partida, o que apontava para uma grande luta pelo triunfo da prova de Fórmula 1 do Estoril Classics.
No entanto, Martin O’Connell não conseguiu alinhar com o seu Williams FW07B, devido a problemas de caixa de velocidades, e Mark Hazell abandonou logo na primeira volta com o seu Williams FW08C, com uma bomba de gasolina defeituosa, deixando o caminho livre para Padmore.
O piloto do Lotus 87 mostrou um ritmo impressionante, perante o muito público que cobria as bancadas, vencendo a primeira corrida do Classic GP Portugal Sotheby’s Realty.
Pelas posições seguintes houve muitas lutas, com alguns toques próprios do calor da luta à mistura, o que deixou a impressionante mole humana presente no Autódromo do Estoril na expectativa de quem poderia levar a melhor.
Laurent Fort, em Ensign MN181-B Ford Cosworth DFV, acabou por assegurar o segundo lugar frente a Steve Brooks, que com o seu Lotus 91 terminou no degrau mais baixo do pódio.
Ewen Sergison, em Surtees TS59 Ford Cosworth DFV, conquistou o triunfo na classe A – reservada a carros construídos até ao final de 1979 e sem efeito de solo ou fundo plano – depois de um duelo intenso com o Embassy Lola T370 de Jamie Constable, que culminou num contacto entre ambos e no abandono deste último.
A segunda corrida do Classic GP Portugal Sotheby’s Realty teve o seu arranque este domingo, às 13h40, e poderá ser seguida nas redes sociais do evento.
60 anos de história em 9 categorias
Antes da prova de Fórmula 1, foram diversas as categorias que realizaram as respetivas qualificações para as suas corridas de hoje.
A Heritage Touring Cup foi a primeira a ir para a pista, enquanto o público começava a vestir as bancadas do Autódromo do Estoril.
Maxime Guenat, no seu espetacular Ford Capri RS 3100, foi o mais forte, batendo dois carros semelhantes de Emile Breittmayer e Yvan Scemama. A competitividade do plantel desta categoria dá certezas de grandes lutas na corrida de hoje, que teve o seu início às 14h15.
A 2.0 Litre Cup foi a categoria que se seguiu no palco do Autódromo do Estoril, com os Porsche 911 a terem o papel de protagonistas. Mark Sumpter / Andrew Jordan foram os mais rápidos, mas a luta pela pole-position foi intensa com os três primeiros a ficarem separados por menos de um segundo.
A corrida de hoje abriu o espetáculo de domingo, com luz verde para os vinte e um Porsche se fazerem à pista, marcada para as 9h15.
O possante Lola T70 Mk III B, pilotado por Toni Seiler, foi a estrela do Classic Endurance Racing 1, garantindo a pole-position para a corrida de hoje, que teve o seu início às 15h30. No entanto, teve de se haver com o ágil Chevron B19 de Rolf Sigrist, que ficou por perto, dando boas indicações para a prova de uma hora de domingo.
Já com as bancadas engalanadas de muito público, assistiu-se à primeira corrida da jornada, a da categoria The Greatest Trophy. Depois de anteontem terem sido os Bizzarrini a levar a melhor, monopolizando a primeira linha, ontem foi a vez de a Porsche se impor, com Yves Vogele a assegurar o triunfo aos comandos do seu 904/6 Carrera GTS frente ao imponente 5300 GT de Christian Schoedel/Dirk Ebeling, que arrancara da pole-position. Esta categoria teve outra prova de uma hora, hoje, às 11h55.
Depois da corrida de Fórmula 1, que foi a segunda corrida do dia, a Classic Endurance Racing 2 deu seguimento ao programa com uma prova emocionante em que a Lola teve forte oposição por parte da Chevron.
O T286 de Maxime Guenat levou a melhor face ao B36 de Philipp de Bruehwiler e ao B31 de Russell Busst, tendo os três primeiros ficado separados por pouco mais de dez segundos ao cabo de uma hora de prova.
Com a Iberian Historic Endurance fez-se uma pausa nas corridas, para se realizar a qualificação para a prova da mais importante competição de clássicos da Península Ibérica.
Lars Rolner e Patrick Simon, no Porsche 911 3.0 RS pintado com as icónicas cores da Martini Racing, foram os melhores do dia e fizeram jus ao seu estatuto de favoritos, superando a concorrência de mais de quatro dezenas de viaturas numa entusiasmante sessão.
A meio da tarde, foi a vez dos concorrentes da Fifties Legends assumirem a pista para a sua prova de quarenta e cinco minutos. Como se verificou ao longo de todo o dia, a emoção foi uma constante para gaudio do muito público que continuava nas bancadas, com Serge Kriknoff a levar a melhor no seu Lotus XI 1500 frente a uma oposição forte do TVR Grantura MKIII de Eugène Deleplanque.
O entardecer chegou com a Endurance Racing Legends que realizou a sua primeira corrida do programa. Christian Glasel, que arrancou da pole-position, levou de vencida a prova no seu MG-Lola EX257, superiorizando-se a um carro semelhante pilotado por Mike Newton, tendo as prestações dos protótipos e GT deste século e dos finais dos anos 1990 impressionado o muito público que continuava a dar colorido ao Autódromo do Estoril.
A cortina do programa de ontem desceu com a corrida da Sixties’ Endurance. A prova de duas horas teve a particularidade de se disputar ao fim da tarde, terminando já sob o manto noturno, o que deu uma magia especial ao segundo dia do Estoril Classics.
No campo desportivo, os Shelby Cobra 289 estiveram irredutíveis, ocupando as quatro primeiras posições. Maxime Guenat / Guillaume Mahe foram os mais fortes, batendo Harvey Stanley e Patrick Simon / Urs Beck, tendo os homens do pódio ficado separados por apenas vinte segundos, depois de cinquenta e cinco voltas.
Depois de um dia de emoções fortes com um desfilar de competições que percorreu sessenta anos de histórias do automobilismo, a expectativa era elevada para a derradeira jornada da sexta edição do Estoril Classics.
Foto: DR.
Atualidade
Câmara de Barcelos inaugura troço urbano da Ecovia
Centenas de pessoas participaram na caminhada

“A inauguração deste troço urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos, representa um marco muito significativo no desenvolvimento sustentável da cidade, um marco que inicia uma nova relação entre os munícipes e o ambiente natural”. Foi assim que o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, se expressou no ato inaugural do Troço Urbano da Ecovia do Cávado, que se desenvolve num percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.
Perante centenas de pessoas, que se reuniram no átrio da sede da Junta de Barcelinhos (e que depois participaram na caminhada pela ecovia), Mário Constantino Lopes vincou a sua satisfação por “cumprir mais um compromisso eleitoral”, salientando que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”. O autarca evidenciou que o objetivo do Município é, através do desenvolvimento do MasterPlan, “aproximar as pessoas do rio, potenciar a fruição das margens e dos futuros parques fluviais, incentivar o recreio, o lazer, o convívio e a atividade física”, tendo, para esse efeito comprado já os terrenos dos Norton e dos Vessadas. No horizonte, estão os projetos que farão ligar este troço urbano da ecovia aos concelhos de Esposende e de Braga.
O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho e a colaboração de várias entidades e pessoas, entre os quais o autor do projeto, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente e os serviços municipais.

Ministro José Manuel Fernandes saúda trabalho da Câmara Municipal
Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deixou palavras elogiosas ao “trabalho que o presidente da Câmara tem feito à frente dos destinos do concelho”, sublinhando a “ação competente e a visão do Município no desenvolvimento do concelho”, através da potenciação dos recursos naturais do território. O governante acentuou o trabalho que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem efetuado, apelando à rapidez processual e à desburocratização de procedimentos.
Fazendo alusão aos recursos naturais, ao ambiente e à agricultura, José Manuel Fernandes vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.
Antes destas intervenções, o Presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, deu as boas-vindas a todos os participantes, e fez questão de agradecer ao município pela execução de uma obra tão importante, não só para Barcelinhos como para todo o Concelho.
Logo após o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa, apresentou as especificidades da ecovia de Barcelos, sendo complementado pelo presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado, que salientou a importância de, no médio prazo, a ecovia fazer a “ligação do mar até ao Gerês”. Sublinhado que o trabalho que a Câmara de Barcelos está a fazer é muito importante para “voltar a cidade para o rio”, aquele responsável deixou a promessa de que a APA está e vai continuar a colaborar com o Município de Barcelos, no projeto de requalificação das frentes ribeirinhas e parques fluviais.
Troço Urbano da Ecovia do Cávado
Desenvolve-se entre a Ponte de Ferro (a montante da ponte medieval) e o lugar do Souto dos Burros, num troço de 2.300 metros. A obra teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, sendo financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.
O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que após estar completamente executado ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda Gerês.
Este tipo de intervenções visam a promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para uma mobilidade sustentável.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe gala dos Prémios do Teatro Amador Europeu

A gala dedicada às artes cénicas promete trazer o melhor do teatro amador europeu a Portugal. A entrega dos galardões decorre este sábado, 29 de março, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e contará, com o espetáculo de teatro internacional, a ‘A Felicidade Roubada’ da companhia Malanka Theater, vinda da Ucrânia, além da festa dos premiados em três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.
As estatuetas do busto de Gil Vicente, esculpidas pelo conhecido artista barcelense Joaquim Esteves, serão atribuídas pelo Teatro de Balugas, naquela que será a primeira edição dos prémios, afirmando o diretor da companhia, Cândido Sobreiro, que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa”.
Os bilhetes estão à venda em https://gilvicente.bol.pt/ ou na bilheteira do teatro em Barcelos.
Imagem: DR.
Atualidade
Cascais e Sintra: Quatro detidos pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada e dois por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de março, pelas 07h00, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de ofensas à integridade física qualificada, nos concelhos de Cascais e Sintra, deu cumprimento a cinco Mandados de Busca e apreensão domiciliária e deteve através de Mandados de Detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridade Judiciária, quatro homens, com idades compreendidas entre 17 e 19 anos de idade.
A investigação realizada pela PSP abrangeu um inquérito, dirigido pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, referente a um crime de ofensas à integridade física qualificada e de um crime de gravações e fotografias ilícitas, praticados no dia 20 de dezembro, junto de um estabelecimento de ensino, no concelho de Cascais.
As ofensas provocadas e que revelaram especial censurabilidade e perversidade, tiveram como vítima um jovem menor de 14 anos, por este ter partilhado um story no seu perfil de uma rede social, que era acompanhada com uma música com letra de teor negativo entre residentes de bairros do concelho.
A vítima foi agredida com socos na face, pontapés na barriga e vários pontapés por todo o corpo, atingindo-o principalmente na cabeça, face e tronco, fazendo com que o mesmo perdesse a consciência. Um dos suspeitos, com recurso ao seu telemóvel gravou um vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.
Na sequência das agressões, a vítima foi transportada de urgência para o Hospital de Cascais, onde ficou internado, sendo depois transferido para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi sujeito a cirurgia ao nariz.
Os suspeitos provocaram, ainda, à vítima vários hematomas e equimoses, especialmente na face, bem como uma fratura dos ossos próprios do nariz e da apófise frontal esquerda, várias fraturas no maxilar esquerdo e fratura dos dois dentes frontais.
Das buscas domiciliárias realizadas, apreenderam-se seis telemóveis e uma catana de grandes dimensões, com 46 cm de lâmina. Do exame pericial aos telemóveis apreendidos, logrou-se recolher o vídeo do episódio de todas as agressões provocadas à vítima.
No decurso das buscas efetivadas, procedeu-se ainda à detenção de dois homens de 29 e 49 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes, os quais tinham na sua posse 358,34 doses individuais de haxixe; e 149,20 doses individuais de cocaína.
“Com as detenções realizadas, a PSP visou não só a obtenção de meios de prova, mas não menos importante, devolver e fomentar o sentimento de tranquilidade e segurança pública ao Concelho de Cascais”, referiu a força policial.
Os detidos foram presentes em 1.º interrogatório judicial de arguido detido no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles e de proibições e imposições aos outros dois.
No que concerne aos detidos por tráfico de estupefacientes, os mesmos ficaram com a medida de coação de apresentações periódicas.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação