Connect with us

Atualidade

“The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art” é a primeira colaboração do World Of Wine com a Tate

Publicado

on

The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art”, da Tate Collection, será a exposição inaugural do Atkinson Museum, situado no quarteirão cultural WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia. Ao apresentar mais de 100 obras de arte raramente exibidas, a exposição leva o espectador a uma viagem pela arte do século XX. Este primeiro levantamento da arte ótica e cinética em Portugal procura dar a conhecer estes movimentos artísticos aos visitantes, bem como abrangê-los enquanto tendências exploradas e trabalhadas por artistas de diferentes épocas e em diferentes geografias. Através de uma seleção de pinturas, esculturas, trabalhos em papel, filmes e instalações, o Atkinson Museum revela o amplo alcance desses movimentos artísticos, indo além dos limites de um único tempo ou lugar.

Os artistas associados à arte ótica e cinética veem o visitante não como um espetador passivo, mas como um participante ativo, envolvendo-se com a arte no tempo e no espaço. No seu trabalho combinam linhas simples, formas geométricas e cores atrativas para criar efeitos óticos ou ilusões e as suas obras desencadeiam sensações visuais complexas, ativadas pelo espectador e, por vezes, intensificadas pela inclusão de partes cinéticas que criam um movimento real ou percebido. As peças desafiam a perceção de cada um e estimulam o espectador a movimentar-se pela obra, interagindo e olhando-a de perto.

Organizada de forma não cronológica e não linear, a narrativa da mostra será enquadrada em diferentes centros globais, onde convergem artistas que exploram efeitos óticos e cinéticos. Várias secções da mostra irão concentrar-se em grupos importantes de artistas que escolheram trabalhar juntos, enquanto outras vão refletir sobre as principais exposições que influenciaram o desenvolvimento da arte ótica e cinética.

Esta ampla exposição junta nomes intimamente associados aos movimentos, bem como antecessores modernistas e contemporâneos. Reunindo mais de 60 artistas de todo o mundo, a mostra juntará trabalhos de grandes figuras – Victor Vasarely, Julio le Parc, Frank Stella [ndr: foto de destaque], Lygia Clark, Alexander Calder, Naum Gabo e Liliane Lijn, Monir Shahroudy Farmanfarmaian, Behjat Sadr, Sue Fuller, Fred Eversley e Gego.

Entre as obras incluídas estão as recentes aquisições da Tate Collection, como Light Room (Jena), de Otto Piene, uma peça evocativa e sensorial que imerge literalmente o espetador num jogo de luz e sombra e a Cybernetic Sculpture: Square, de Wen-Ying Tsai Tops. Como um pioneiro da arte cibernética e cinética, o trabalho de Tsai exemplifica a influência duradoura das inovações e experiências realizadas pelos artistas óticos e cinéticos. A exposição também contará com uma obra do renomado artista contemporâneo Jim Lambie, cujos pisos psicadélicos ocuparão a entrada do Atkinson Museum.

“A Tate tem o prazer de trabalhar com o WOW para apresentar The Dynamic Eye no Atkinson Museum. A ambição da WOW de criar um destino cultural único no Porto é um esforço ousado e bem-vindo. A combinação de arte, gastronomia e hospitalidade é um contributo importante à cena cultural portuguesa. Como um novo quarteirão cultural no Porto, o WOW abrange uma variedade de espaços inovadores para o público local e global. Os visitantes, desde entusiastas de arte até famílias, podem relaxar, inspirar-se e mergulhar na cultura, com arte, comida e bebida de qualidade mundial. A WOW está a liderar o caminho no Porto, criando um modelo de envolvimento cultural para todos. A Tate está muito satisfeita em contribuir para esta missão através da nossa colaboração”, afirma Neil McConnon, Diretor de Parcerias Internacionais, da Tate.

A exposição está atualmente em exibição em Xangai, no Museu de Arte de Pudong (MAP), e chegará ao Museu Atkinson em julho. A mostra foi concebida por Clara Kim, ex-curadora de arte internacional da Tate Modern, e tem a curadoria de Valentina Ravaglia, responsável pela arte internacional da Tate Modern. A exposição é organizada em colaboração com a Tate.

“Como quarteirão cultural queremos reforçar este destino como ponto de paragem obrigatório e consistente de exposições internacionais de referência. Este é apenas o início de uma estratégia forte e estruturada que trará grandes exposições a Gaia e ao Norte de Portugal. Ter o prazer de colaborar com a Tate é um grande reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, explica Adrian Bridge, CEO do Distrito Cultural WOW.

Imagem: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas