Connect with us

Atualidade

St. Dominic’s International School Portugal promove a inclusão e a tolerância entre culturas num evento de celebração à diversidade

Com alunos de cerca 50 nacionalidades e 12 religiões distintas, o colégio celebra, nesta terça-feira, o Peace in Diversity Day com uma programação alinhada com o lema da Aliança das Organizações da ONU: “Many Cultures. One Humanity”

Publicado

on

No dia 13 de dezembro, terça-feira, o St. Dominic’s International School acolhe um evento especial em homenagem ao Peace in Diversity Day. A ideia é celebrar a diversidade como um meio para alcançar um mundo mais justo e pacífico, através da promoção da inclusão, do respeito e da tolerância entre culturas distintas, valores que são intrínsecos ao ADN do St. Dominic’s. Localizado em Cascais, o colégio tem alunos de cerca de 50 nacionalidades, diversas línguas e, pelo menos, 12 religiões distintas.

Alinhado com o lema “Many Cultures. One Humanity”, da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), iniciativa da ONU que tem como missão promover o diálogo e o entendimento entre comunidades e tradições culturais e religiosas, o evento decorre entre as 9h00 e as 10h30 e contará com três partes. Numa primeira, vão haver performances a representar as diferentes culturas do mundo. De seguida, um orador conversa com os alunos sobre a importância da Educação na construção da paz e, no final, uma Oração universal pela Paz será realizada por líderes de diferentes religiões.

“Os nossos alunos vêm de diferentes partes do mundo, falam diversas línguas e apresentam tradições culturais ricas e diversas. Mas, nos nossos corredores e salas de aulas, reinam sempre o respeito e a tolerância. Orgulhamo-nos de promover a inclusão, a tolerância e o respeito por todos, pois é principalmente através da Educação que alcançaremos um mundo mais justo e pacífico”, afirma Stephen Blackburn, Diretor do St. Dominic’s International School.

Em Portugal, são cada vez mais as instituições de ensino que consideram oferecer o Diploma International Baccalaureate aos seus alunos. Criado em 1968, o IB foi estabelecido como uma alternativa para oferecer uma educação mais desafiante e abrangente, que capacitasse os alunos a entenderem e a gerirem as complexidades do mundo, e, ao mesmo tempo, dotá-los de ferramentas e atitudes para conseguirem agir e contribuir de forma responsável para o futuro, ultrapassando fronteiras disciplinares, culturais, nacionais e geográficas.

“Com quase 30 anos de experiência no Diploma IB, o St. Dominic’s International School Portugal detém o título de ser a escola referência deste ensino no país, como a mais antiga a apresentar o programa nos três ciclos em Portugal. Mais do que um curriculum enriquecedor em termos académicos, o St. Dominic’s destaca-se, atualmente, das restantes instituições de ensino por oferecer aos seus alunos competências e soft skills humanas necessárias num ensino verdadeiramente internacional e num mundo que se quer global”, afirma a escola.

Sobre a St. Dominic’s International School

Localizada em São Domingos de Rana, em Cascais, o St. Dominic’s International School (SDIS) é uma escola internacional altamente prestigiada. Fundada em 1965, é a mais antiga escola internacional em Portugal certificada para oferecer os três programas do International Baccalaureate, o que faz desde a década de 1990. Ao longo do tempo, o SDIS ficou conhecida por apresentar grande diversidade cultural e de inclusão, tanto em relação aos seus alunos quanto a professores.

Imagem: SDIS.

Atualidade

Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 07 e 09 de outubro

No Campus do IPCA

Publicado

on

Queres ganhar conhecimentos para conseguires emprego?

Queres conhecer as ofertas de trabalho de cerca de 100 empresas? 

O Município de Barcelos, o IPCA e a AAIPCA promovem, nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a 3ª edição da Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – a realizar no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, e que vai contar com cerca de 90 empresas dos mais variados setores, entre as quais diversas multinacionais.

A iniciativa, com um programa fortemente dedicado à vertente de formação sobre estratégias de empregabilidade, tem como objetivo primordial aumentar o potencial de empregabilidade dos estudantes e diplomados do concelho e da região.

Segundo a organização, “além do contacto com as empresas em formato stand, dias 8 e 9 na tenda académica no Campus do IPCA, os participantes da “Grow Your Skills Up” terão, ainda, a oportunidade de adquirir e/ou consolidar soft skills fundamentais para iniciar e gerir uma carreira de sucesso”.

O primeiro dia (segunda-feira) é dedicado à transmissão de conhecimentos teóricos e técnicos, para que os jovens possam ficar capacitados a corresponder melhor aos desafios do mundo do trabalho. Terça e quarta-feira, a programação inclui ações sobre diversas áreas de negócio, empresas, projetos e oportunidades no mercado de trabalho.

Além da componente de conhecimentos teóricos e práticos, a Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – constitui-se como um espaço aprazível e de encontro entre as empresas e os jovens, potenciando a partilha de informação e as oportunidades atuais no mundo do trabalho.

O evento é gratuito, mas a inscrição para a Feira/Exposição e para as diversas sessões é obrigatória e pode ser feita através da aplicação Easyticket, disponível na Play Store e na App Store.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: APACI quer aumentar capacidade de resposta

Presidente da Câmara visitou as instalações da associação

Publicado

on

Uma delegação da Câmara Municipal de Barcelos liderada pelo Presidente Mário Constantino Lopes visitou, ontem de manhã, as instalações da APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão. A convite daquela entidade, o Presidente da Câmara, os vereadores da Ação Social, António Ribeiro, e da Cultura, Elisa Braga, acompanhados por técnicos do Município, foram inteirar-se do novo projeto da Associação, que pretende requalificar e ampliar as suas instalações, situadas na freguesia de Tamel S. Veríssimo.

Na ocasião, a diretora de serviços da APACI, Diana Fernandes, fez uma apresentação das necessidades que o novo projeto de requalificação e ampliação visa suprir, sublinhando que a intervenção visa aumentar a capacidade de resposta da instituição, e requalificar o edifício construído há cerca de 30 anos.

O projeto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a Associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.

Após a apresentação de um vídeo que retrata o dia a dia das atividades do CACI – Centro de Atividades para Capacitação e Integração – houve lugar a uma visita guiada pelos diversos espaços do equipamento, que terminou com uma performance encenada pelo Grupo de Teatro da APACI.

Neste momento, em S. Veríssimo, a APACI dá respostas ocupacionais a 80 utentes, 28 dos quais em regime de acolhimento residencial.

“A Associação foi fundada em 7 de abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades”.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Município lança campanha de incentivo à adoção animal

Adote um Amigo de Quatro Patas

Publicado

on

No âmbito do Dia do Animal, o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos – promove na próxima sexta-feira, 4 de outubro, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 15h00, uma campanha de adoção de cães e gatos. 

Esta iniciativa visa promover a adoção de animais, incentivando a população a acolher, de forma responsável, esses animais recolhidos das ruas, que serão entregues depois de devidamente esterilizados, vacinados e com microchip. 

No local, estarão expostos alguns desses animais e também fotografias dos demais que se encontram atualmente no Centro de Recolha, em Gamil.

Esta é uma excelente oportunidade para os que gostam e possam ter um animal de companhia, fazerem uma adoção e dar um lar e uma nova família a esses animais.

Esta ação de incentivo à adoção animal visa também sensibilizar para o bem-estar dos animais de companhia e para a adoção responsável.

Cada animal retirado da rua resulta numa ação efetiva de saúde e bem-estar dos caninos e felídeos e, ao mesmo tempo, salvaguarda a saúde pública, a segurança e a tranquilidade das populações.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas