Connect with us

Atualidade

Sintra debate desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contexto escolar

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra promove, no Centro Cultural Olga Cadaval, o Encontro “Disseminação de boas práticas no desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contexto escolar”, no dia 21 de setembro, pelas 09h00.

Este encontro pretende assinalar o encerramento do primeiro ano de trabalhos e o arranque do seu segundo ano, com o objetivo de apresentar o trabalho feito pelos nove Agrupamentos de Escolas do município na promoção das competências sociais e emocionais das suas crianças e jovens.

Ao longo deste período, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em colaboração com as escolas de Sintra, contribuiu para a prossecução destes objetivos, com o compromisso de promover e apoiar a implementação de planos de desenvolvimento de competências socio emocionais em contexto escolar.

A autarquia pretende continuar a garantir a implementação e continuidade das respostas educativas nas escolas da rede pública, facultando a todos os agrupamentos de escolas o apoio financeiro e técnico-pedagógico necessário, que potencie a concretização de atividades programadas no âmbito dos seus Planos Anuais de Atividades, visando uma maior articulação de instrumentos estratégicos de promoção do sucesso escolar nos Agrupamentos de Escolas, designadamente, do Plano Anual de Atividades, Projeto Educativo e Plano de Promoção das Competências Sociais e Emocionais.

As competências emocionais e sociais são determinantes no desenvolvimento pessoal dos alunos, no seu sucesso académico, com impacto na autoestima individual, mas também no desempenho profissional futuro e na construção de comunidades, onde os valores essenciais, associados ao conhecimento, tornarão o mundo local e global mais justo.

Assim, assume particular importância a definição de um Plano de Ação para o desenvolvimento destas competências, de acordo com os dados do Estudo Internacional de Competências Sociais e Emocionais. Este estudo foi promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em estreita colaboração com a Câmara de Sintra, e do qual resultou o “ADN Socio emocional das Escolas de Sintra”, bem como o desenvolvimento do Plano Anual de Atividades como estratégia de promoção do desenvolvimento de competências socio emocionais.

A entrada é livre, mas requer inscrição.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas