Atualidade
Sintra: Conselho Municipal de Educação reuniu na Faculdade de Medicina

A Câmara Municipal de Sintra realizou, esta quinta-feira, a 4ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, no Campus de Sintra.
Nesta reunião, verificou-se o ponto de situação relativo à abertura do ano letivo 2022/2023 e os principais investimentos previstos na área da Educação para os próximos anos. Adicionalmente, os presentes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa e do projeto “Sintra Cresce Saudável”.
A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que congratulou o trabalho feito pela Universidade Católica pelo desenvolvimento de cursos superiores em Sintra.
“Num concelho constituído por uma grande percentagem de jovens, era urgente e essencial a presença do ensino superior em Sintra. Neste momento, temos a Católica e o ISCTE, que vêm colmatar um vazio que existia no território e que agora nos preenchem, e que a todos deve orgulhar, com a existência de cursos de ensino superior, de qualidade e prestígio, em Sintra.”, salientou o autarca.
“Apesar de existirem matérias exclusivas do Estado, existem outras em que nós, administração local, podemos intervir”, das quais Basílio Horta destacou o investimento do Parque Escolar, destacando que “foram requalificados até ao momento mais de 120 estabelecimentos de ensino, beneficiando um universo de mais de 30 mil alunos, que representam um investimento superior a 41 milhões de euros.
Este investimento vai muito além de paredes e recreios equipados, trata-se de dar condições para uma melhor educação e consequentemente dar condições para um melhor futuro”.
Nesta reunião foi, ainda, apresentado o projeto educativo da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. O edifício desta faculdade é um espaço dedicado e adaptado ao ensino e ao estudo da Medicina, com espaços de estudo individual e em grupo equipados com a tecnologia necessária, e composto por um centro de investigação biomédico que ocupa cerca de um terço do edifício.
A Universidade Católica adaptou à realidade portuguesa o currículo internacional de Medicina da Universidade de Maastricht, incluindo os métodos de ensino, aprendizagem e avaliação. O ensino clínico contempla ainda uma parceria com o setor hospitalar, que inclui uma enorme variedade de instituições de saúde, permitindo uma forte componente de formação em cuidados primários, levando o ensino de Medicina para a comunidade.
Adicionalmente, foi apresentado o projeto “Sintra Cresce Saudável”, promovido pela Câmara Municipal de Sintra e que tem como parceiros o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, a Escola Superior de Comunicação Social e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, a Faculdade de Medicina – Laboratório de Nutrição e a Faculdade de Motricidade Humana ambas as instituições da Universidade de Lisboa.
O “Sintra Cresce Saudável” tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de intervenção na promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar, a avaliação do seu impacto e disseminação do modelo de intervenção. Dirigido ao 1º ciclo do ensino básico, o projeto integra ciclos de avaliação, planeamento e intervenção, visando promover uma melhor saúde alimentar das crianças e prevenir a obesidade infantil, com o desejo de uma vida mais saudável para as crianças do Município.
O projeto é realizado em três eixos de intervenção: saúde na mesa, ambiente alimentar escolar e atividade física, tendo sido distinguida em Bruxelas, com o segundo lugar dos EU Health Awards 2019, na categoria Cidades.
No ano letivo transato, o projeto foi realizado em 6 agrupamentos de escolas de intervenção, 23 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, 161 turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade, abrangendo um total de 3.518 crianças e 200 docentes.
O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem como objetivo promover a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa do Concelho de Sintra.
Foto: CMS.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca