Connect with us

Atualidade

Sintra avança com apoios para combater crise social 

Município cria fundo de apoio direto a famílias e programa alimentar

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra anunciou, ontem, um pacote de medidas anticrise para permitir o apoio imediato às famílias de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, revelou, na reunião do executivo camarário, que este apoio imediato será concretizado de duas formas.

A primeira será a criação do programa “Zero Carências Alimentares”.  “Com este programa de apoio vamos criar as condições para que esta crise não origine carências alimentares no concelho. Vamos aumentar, tornar mais abrangem e mais rápido o apoio que a autarquia já assegura nesta área”, sublinha Basílio Horta.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra revelou que a autarquia e as juntas de freguesia, “têm sido confrontadas nos últimos meses com um aumento gradual e constante das necessidades de apoio e distribuição de alimentos num concelho com mais de 400 mil pessoas”.

Basílio Horta admite que este cenário, com o previsível e provável aumento da inflação, “irá intensificar-se nos próximos meses e o município estará preparado para responder de forma robusta e imediata a esta emergência social”.

“Vamos organizar este programa aproveitado a experiência e conhecimento operacional que a crise pandémica nos deu nesta área”, sublinha Basílio Horta. “Com a coordenação dos serviços sociais do município, este apoio será organizado por via dos refeitórios escolares e das juntas de freguesias devido à proximidade das populações”, revela o presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Basílio Horta anunciou, também, o apoio pecuniário diretamente à população de Sintra para resposta ao aumento da inflação.

A medida será concretizada através do Fundo Social AntiCrise, que assegura, em caso de necessidade, o pagamento de água, luz, despesas escolares e de primeira necessidade, destinada a famílias com rendimentos iguais ou inferiores a 21 mil euros e famílias com dois ordenados mínimos).

A autarquia disponibiliza para este conjunto de medidas imediatas uma verba de 10 milhões de euros.

“Vamos agir de forma imediata, mas faseada, estando o município a ultimar um novo conjunto apoios, sempre respeitando o princípio da responsabilidade e precaução perante o panorama socioeconómico que a evolução da crise económica pode significar junto das nossas comunidades”, revelou Basílio Horta.

O próximo pacote de medidas passará pelo apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPPS) de forma a garantir que a atual crise não coloque em causa o funcionamento destas instituições.

“O critério de apoio às nossas IPPS será o número de equipamentos e utentes que cada IPSS tem”, sublinha Basílio Horta. O presidente da Câmara Municipal de Sintra garantiu que em nenhuma circunstância, “as nossas IPPS podem comprometer a sua importante missão social e a autarquia de Sintra irá garantir isso mesmo”.

Basílio Horta anunciou, ainda, que o município irá assumir a tarifa social da água do SMAS de Sintra em 2023. “O município assume o pagamento de cerca de 600 mil euros da tarifa social”, revelou o presidente da autarquia.

Basílio Horta sublinha que, “desta forma, criamos as condições económicas para que no próximo ano os SMAS de Sintra não aumentem o preço da fatura da água de todos que vivem em Sintra, face aos aumentos da EPAL e Águas do Tejo”.

Foto: DR.

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Projeto EQVEGAN apresentado em Bruxelas

Publicado

on

O professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Rui Costa, apresentou, ontem (26 de janeiro), em Bruxelas, o projeto Erasmus+ Eqvegan – European Qualifications & Competences for the Vegan Food Industry, que é coordenado pelo Politécnico de Coimbra e do qual é responsável.

O projeto foi apresentado na Conferência Final Europeia do Projeto EntreCompFood – Entrepreneurship Competence Agrifood Industry, que teve lugar na NH Collection du Grand Sablon, sob organização da EISMEA – Agência de Execução do Conselho Europeu da Inovação e das Pequenas e Médias Empresas, no contexto da sessão 2, com o tema “Driving innovation in Agri-Food sector – the role of related projects and initiatives“.

Para saber mais sobre o projeto EntreCompFood, que teve como principal objetivo aplicar competências empreendedoras para atrair jovens para o setor primário da economia europeia: a indústria agroalimentar, aceda a https://www.gzs.si/entrecompfood/.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas