Atualidade
Sintra assinala Dia Mundial da Criança com atividades gratuitas
A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Mundial da Criança com diversas atividades gratuitas, nos Museus e Bibliotecas Municipais, no dia 1 de junho.
Num dia tão importante, dedicado aos mais pequenos, a autarquia pretende ir ao encontro de todas as crianças do concelho com um programa variado e cujo objetivo é divertir e surpreender os mais novos, contribuindo assim para o seu saudável crescimento.
Assim, é oferecida às crianças, a possibilidade de aprender e experienciar algo novo onde reinará a animação e ao mesmo tempo a aprendizagem, com atividades como visitas guiadas, jogos, leituras encenadas, peddy paper, leituras ao ar livre e feira do livro.
Já em Casal de Cambra, tem lugar a Feira da Criança onde haverá animação garantida para os mais novos com pinturas faciais, insufláveis, modelagem de balões, feira de adoção animal, voo de aves de rapina, assim como tasquinhas de petiscos. Este evento realiza-se no Parque Urbano 25 de Abril no dia 3 de junho, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.
Programação
CMLC – Casa Museu Leal da Câmara
10h00 | A Brincar e a Rimar o Jogo de Pistas Vamos Jogar
Após visita guiada à Casa-Museu de Leal da Câmara, os intervenientes são convidados a participar numa atividade que tem por base a reinterpretação dos espaços da Casa-Museu, através de um ‘Jogo de Pistas’, que se desenvolve pelas diversas salas de exposição.
Destinatários: Público escolar – 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Acesso gratuito com marcação.
MU.SA – Museu das artes de Sintra
10h00 | Estafeta Artística
Atividade que consiste num jogo de propostas criativas onde os visitantes terão a oportunidade de passar por 4 estações temáticas: claro/escuro, linhas/traços, formas planas e cores. Com inspiração em 4 obras artísticas em exibição na exposição Criadoras e Musas – As Mulheres na Coleção Municipal de Arte, irão explorar 4 técnicas na área da expressão plástica.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.
MAT – Museu Anjos Teixeira
10h00 ou 14h00 | Leitura encenada da obra “O escultor, as aves e o sonho”, da autoria de José Jorge Letria, com ilustrações de André Letria. Com recurso a um pequeno cenário, faremos uma pequena encenação inspirada no livro do Museu Anjos Teixeira.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.
MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
10h00-12h00 ou 14h00-16h00 | Visita-descoberta “Romano por um dia”
Aprender a brincar! Nesta atividade, pensada para os mais novos, pretende-se, através da participação em antigas brincadeiras, encontrar semelhanças e diferenças entre o presente e o passado. A partir de uma visita às ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas, as crianças vão aprender como se vivia a infância na época romana. Brincar com os mesmos jogos das crianças romanas – pião, ossinhos, nozes, saltar à corda, berlinde, cabra-cega – vestir uma túnica e usar ao pescoço uma bula, serão as atividades propostas.
Público-alvo: dos 4 aos 8 anos – Grupos Escolares
Acesso gratuito com marcação.
MHNS – Museu de História Natural de Sintra
10h00 às 18h00 | Hotel para insetos – Construção de casa para insetos no jardim do museu
E se uma Joaninha acompanhada das suas amigas borboleta e abelha viessem passar as suas férias de inverno a Sintra no Jardim do Museu de História Natural de Sintra? Devemos encorajar os insetos e a biodiversidade nos nossos jardins para apoiar a polinização e o equilíbrio ecológico a intervenção humana no mundo natural não só dificultou a vida aos insetos como tornou mais complicado, apesar do seu pequeno tamanho, estes encontrarem locais para fazerem os seus ninhos.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.
MFC – Museu Ferreira de Castro
11h00 | Visita guiada
Exposição permanente destinada ao público escolar, onde será contada uma breve história sobre a vida e obra de Ferreira de Castro. Seguidamente haverá lugar à construção de um postal ilustrado, dedicado ao tema “A Selva”, título de um dos livros de Ferreira de Castro.
Destinatários: Público escolar
Acesso gratuito com marcação.
Biblioteca Municipal de Sintra
10h30 às 18h00 | Biblioteca na Rua – Leituras ao ar livre
Instalação de um lounge (equipado com puffs, mesas, colchões, chapéus de sol e cadeiras) no pátio de entrada da biblioteca, com espaços para ouvir histórias, fazer leituras, jogos de tabuleiro e desenhos ao ar livre.
– Leituras pequenas: Conto/Ateliê baseado nas obras de Literatura Infantil de José Saramago.
– Feira de troca de livros para crianças: Traz um livro e troca por outro exemplar.
Jardim das Emoções
Com esta exposição pretende-se criar um ambiente de natureza, com muita cor, música e diferentes sons que narram sentimentos e emoções.
Destinatários: Público escolar e público em geral. Entrada livre.
Biblioteca Municipal Pólo do Cacém
10h30 e 14h30 | Jogos de pista
Com várias temáticas que apelam à criatividade e imaginação das crianças assim como a interajuda entre os vários intervenientes.
Destinatários: Público escolar – 1º Ciclo.
Acesso gratuito com marcação.
Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês
10h30 e 14h30 | O estendal da biblioteca
Atividade que visa estimular a imaginação da criança através de contos tradicionais ligando estes às imagens disponibilizadas.
Destinatários: Público escolar – 1º Ciclo.
Acesso gratuito com marcação.
Biblioteca Municipal Pólo de Queluz
10h30 e 14h30 | Visita e peddy paper na Biblioteca
Esta atividade irá permitir às crianças descobrir de uma forma diferente o universo maravilhoso das Bibliotecas.
Destinatários: Público escolar – 1º Ciclo.
Acesso gratuito com marcação.
Parque Urbano 25 de Abril em Casal de Cambra
3 de junho | 10h00 às 18h00 | Feira da Criança
Pinturas faciais, insufláveis, modelagem de Balões, feira de adoção animal, voo de aves de rapina, assim como tasquinhas de petiscos.
Entrada livre.
A participação nas atividades é gratuita sendo necessária inscrição prévia.
· CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41
· MAT – Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27
· MFC – Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28
· MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63
· MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06
· MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08
· Biblioteca Municipal de Sintra | 21 923 61 90
· Biblioteca Municipal Pólo do Cacém | 21 432 80 39
· Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês | 21 923 68 80
· Biblioteca Municipal Pólo de Queluz | 21 923 68 76.
Foto: DR.
Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”.
À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.
A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.
Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.
No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.
No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.
Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação
Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.
O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.
Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:
– Via3
– Teatro Popular de Carapeços
– Forjães em Cena
– Amigos do Pato,
– D’Improviso
– APACI
– Banda de Oliveira
– Albergue Cidade de Barcelos
– Ás do Saber.
A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.
Imagens: CMB.
Atualidade
Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios
A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.
Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.
Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.
Foto: FAP.
Atualidade
Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente
O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.
O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?
O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.
Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.
O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada