Connect with us

Atualidade

Sintra assinala Dia Mundial da Criança com atividades gratuitas

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia Mundial da Criança com diversas atividades gratuitas, nos Museus e Bibliotecas Municipais, no dia 1 de junho.

Num dia tão importante, dedicado aos mais pequenos, a autarquia pretende ir ao encontro de todas as crianças do concelho com um programa variado e cujo objetivo é divertir e surpreender os mais novos, contribuindo assim para o seu saudável crescimento.

Assim, é oferecida às crianças, a possibilidade de aprender e experienciar algo novo onde reinará a animação e ao mesmo tempo a aprendizagem, com atividades como visitas guiadas, jogos, leituras encenadas, peddy paper, leituras ao ar livre e feira do livro.

Já em Casal de Cambra, tem lugar a Feira da Criança onde haverá animação garantida para os mais novos com pinturas faciais, insufláveis, modelagem de balões, feira de adoção animal, voo de aves de rapina, assim como tasquinhas de petiscos. Este evento realiza-se no Parque Urbano 25 de Abril no dia 3 de junho, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

Programação

CMLC – Casa Museu Leal da Câmara

10h00 | A Brincar e a Rimar o Jogo de Pistas Vamos Jogar

Após visita guiada à Casa-Museu de Leal da Câmara, os intervenientes são convidados a participar numa atividade que tem por base a reinterpretação dos espaços da Casa-Museu, através de um ‘Jogo de Pistas’, que se desenvolve pelas diversas salas de exposição.

Destinatários: Público escolar – 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Acesso gratuito com marcação.

MU.SA – Museu das artes de Sintra

10h00 | Estafeta Artística

Atividade que consiste num jogo de propostas criativas onde os visitantes terão a oportunidade de passar por 4 estações temáticas: claro/escuro, linhas/traços, formas planas e cores. Com inspiração em 4 obras artísticas em exibição na exposição Criadoras e Musas – As Mulheres na Coleção Municipal de Arte, irão explorar 4 técnicas na área da expressão plástica.

Destinatários: Público escolar

Acesso gratuito com marcação.

MAT – Museu Anjos Teixeira

10h00 ou 14h00 | Leitura encenada da obra “O escultor, as aves e o sonho”, da autoria de José Jorge Letria, com ilustrações de André Letria. Com recurso a um pequeno cenário, faremos uma pequena encenação inspirada no livro do Museu Anjos Teixeira.

Destinatários: Público escolar

Acesso gratuito com marcação.

MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

10h00-12h00 ou 14h00-16h00 | Visita-descoberta “Romano por um dia”

Aprender a brincar! Nesta atividade, pensada para os mais novos, pretende-se, através da participação em antigas brincadeiras, encontrar semelhanças e diferenças entre o presente e o passado. A partir de uma visita às ruínas da villa romana de São Miguel de Odrinhas, as crianças vão aprender como se vivia a infância na época romana. Brincar com os mesmos jogos das crianças romanas – pião, ossinhos, nozes, saltar à corda, berlinde, cabra-cega – vestir uma túnica e usar ao pescoço uma bula, serão as atividades propostas.

Público-alvo: dos 4 aos 8 anos – Grupos Escolares

Acesso gratuito com marcação.

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

10h00 às 18h00 | Hotel para insetos – Construção de casa para insetos no jardim do museu

E se uma Joaninha acompanhada das suas amigas borboleta e abelha viessem passar as suas férias de inverno a Sintra no Jardim do Museu de História Natural de Sintra? Devemos encorajar os insetos e a biodiversidade nos nossos jardins para apoiar a polinização e o equilíbrio ecológico a intervenção humana no mundo natural não só dificultou a vida aos insetos como tornou mais complicado, apesar do seu pequeno tamanho, estes encontrarem locais para fazerem os seus ninhos.

Destinatários: Público escolar

Acesso gratuito com marcação.

MFC – Museu Ferreira de Castro

11h00 | Visita guiada

Exposição permanente destinada ao público escolar, onde será contada uma breve história sobre a vida e obra de Ferreira de Castro. Seguidamente haverá lugar à construção de um postal ilustrado, dedicado ao tema “A Selva”, título de um dos livros de Ferreira de Castro.

Destinatários: Público escolar

Acesso gratuito com marcação.

Biblioteca Municipal de Sintra

10h30 às 18h00 | Biblioteca na Rua – Leituras ao ar livre

Instalação de um lounge (equipado com puffs, mesas, colchões, chapéus de sol e cadeiras) no pátio de entrada da biblioteca, com espaços para ouvir histórias, fazer leituras, jogos de tabuleiro e desenhos ao ar livre.

– Leituras pequenas: Conto/Ateliê baseado nas obras de Literatura Infantil de José Saramago.

– Feira de troca de livros para crianças: Traz um livro e troca por outro exemplar.

Jardim das Emoções

Com esta exposição pretende-se criar um ambiente de natureza, com muita cor, música e diferentes sons que narram sentimentos e emoções.

Destinatários: Público escolar e público em geral. Entrada livre.

Biblioteca Municipal Pólo do Cacém

10h30 e 14h30 | Jogos de pista

Com várias temáticas que apelam à criatividade e imaginação das crianças assim como a interajuda entre os vários intervenientes.

Destinatários: Público escolar – 1º Ciclo.

Acesso gratuito com marcação.

Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês

10h30 e 14h30 | O estendal da biblioteca

Atividade que visa estimular a imaginação da criança através de contos tradicionais ligando estes às imagens disponibilizadas.

Destinatários: Público escolar – 1º Ciclo.

Acesso gratuito com marcação.

Biblioteca Municipal Pólo de Queluz

10h30 e 14h30 | Visita e peddy paper na Biblioteca

Esta atividade irá permitir às crianças descobrir de uma forma diferente o universo maravilhoso das Bibliotecas.

Destinatários: Público escolar – 1º Ciclo.

Acesso gratuito com marcação.

Parque Urbano 25 de Abril em Casal de Cambra

3 de junho | 10h00 às 18h00 | Feira da Criança

Pinturas faciais, insufláveis, modelagem de Balões, feira de adoção animal, voo de aves de rapina, assim como tasquinhas de petiscos.

Entrada livre.

A participação nas atividades é gratuita sendo necessária inscrição prévia.

· CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

· MAT – Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

· MFC – Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

· MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

· MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

· MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

· Biblioteca Municipal de Sintra | 21 923 61 90

· Biblioteca Municipal Pólo do Cacém | 21 432 80 39

· Biblioteca Municipal Pólo da Tapada das Mercês | 21 923 68 80

· Biblioteca Municipal Pólo de Queluz | 21 923 68 76.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas