Connect with us

Atualidade

Setor Extrativo português vence melhor projeto Europeu de Desenvolvimento Sustentável

DST – Domingos da Silva Teixeira S.A., acaba de conquistar o prémio de melhor projeto na categoria de “Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto, numa candidatura da Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET)

Publicado

on

A ANIET, que representa as empresas portuguesas do setor dos agregados a nível europeu, submeteu duas candidaturas protagonizadas pelo seu associado Domingos da Silva Teixeira, S.A., ao mais importante prémio europeu de sustentabilidade da indústria dos agregados, os UEPG – Sustainable Development Awards 2022.

A edição deste ano contou com 67 projetos, de 15 países diferentes, e os prémios são atribuídos por um júri independente e qualificado. Portugal destacou-se na categoria de “Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto”, conquistando o prémio com o Projeto “Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Inovações de Produtos e Processos”, da empresa DST.

Numa ação que reconhece as empresas desta indústria, e de que modo integram com sucesso as dimensões sociais, económicas e ambientais nas suas operações, a ANIET concorreu, ainda, com a submissão de outro projeto da mesma empresa, que conquistou o Certificado Europeu de Excelência na categoria “Boas Práticas Ambientais”: “Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Iniciativas Ambientais”.

A iniciativa da exploração da Pedreira de Gouvães, foi pensada para produzir agregados de alta qualidade, para uso exclusivo no fabrico de betão para o complexo hidroelétrico do Tâmega. A Domingos da Silva Teixeira, S.A., foi a empresa responsável por este projeto, que iniciou em 2016 e que está, agora, em fase de Recuperação Paisagística. Isto significa que, em menos de oito anos, se verificam todas as etapas da vida de uma Pedreira.

A ANIET esteve presente na cerimónia de entrega dos Sustainable Development Awards 2022, representada pela Diretora-Geral, Francelina Pinto, juntamente com o administrador da empresa DST, Joaquim Teixeira, e o Diretor Técnico, Nuno Faria.

A cerimónia contou também com a presença do representante da Ordem dos Engenheiros e Presidente do Colégio de Eng.ª Geológica e Minas, Joaquim Góis, e com a participação de altas individualidades de organismos europeus, de onde se destaca o eurodeputado português, Carlos Zorrinho e o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Rainer Wieland.

A ANIET encontra-se já a preparar a próxima edição que ocorrerá daqui a 3 anos.

Foto: ANIET.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas