Connect with us

Atualidade

Setembro traz novidades aos Museus Municipais de Sintra

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, nos seus museus municipais, uma programação variada de atividades ao longo do mês de setembro. Em destaque este mês está a realização do Colóquio “Celebrar Cenários Eternos Património e Cultura” e o concerto de UDJAT Ensemble, atividades que assinalam as Jornadas Europeias do Património.

Exposições, visita guiada, visita temática, clube da leitura e oficina educativa, são algumas das atividades promovidas pela Câmara Municipal de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

MAT – Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

MFC – Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

Programa

CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara

. Exposição “Leal da Câmara Professor – Trabalhos de Alunos (Trajes)”

Até 31 de dezembro

Da faceta de professor de Leal da Câmara constituem testemunhos as inúmeras peças utilizadas para a lecionação das suas aulas de que são exemplos, entre outros, as fichas para as lições, as provas individuais de avaliação, os esboços de trabalhos curriculares e os testes e exames finais das pupilas, que ainda integram os fundos museais da Casa-Museu e que ora se mostram ao público nesta exposição. Esta exposição é complementada com uma oficina de conceção da tradicional ‘Renda de Papel’.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Exposição “Morphosis”

Até 1 de outubro

. Exposição Temporária Morphosis, de Catarina Nunes e Vanessa Barragão.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

. Exposição “A Casa”

Até 10 de setembro

Exposição Temporária de Henrique Vieira Ribeiro e Curadoria de Victor dos Reis.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

. Exposição “Manto Vegetal”

Até 10 de setembro

Exposição Temporária de Conceição Abreu e Curadoria de João Silvério.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

. Inauguração da Exposição de Diana Costa

15 de setembro a 15 de outubro

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

. Inauguração da Exposição de Roland Bock

15 de setembro a 15 de outubro

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

. Inauguração da Exposição de Marco Pestana

De 15 de setembro a 15 de outubro

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

. Calendário Cósmico – A Formação das Primeiras Células

22 a 24 de setembro

Projeção de vídeo com a simulação e explicação da formação das células.

Atividade realizada no âmbito da Comemoração das Jornadas Europeias do Património.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

. MUSCARIUM#9

17 de setembro | 16h00

O Meu Amigo Freddy Kruger, de André Murraças

Ensaio aberto do projeto ao público.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito.

MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

. Visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”

09 setembro | 15h00

As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano-, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito, mediante marcação.

Informações e reservas: Tel. 21 923 86 08

. Visita temática “24 anos | 24 peças” – Comemoração do aniversário do museu

16 de setembro | 15h00

Estarão em destaque 24 peças especiais que ao longo dos tempos foram alvo de múltiplas interpretações, quer por parte dos eruditos humanistas (os primeiros que as referenciaram), quer por parte do clero, quer ainda por parte do povo leigo, sem contar com os modernos colecionadores, epigrafistas e investigadores. Todos lhes atribuíram diferentes significados e integraram-nas no âmbito dos seus próprios contextos e tradições culturais. Estas interpretações plurais vão permitir um percurso único pelas peças mais emblemáticas da coleção.

Destinatários: Público em geral.

Acesso gratuito, mediante marcação.

Informações e reservas: Tel. 21 923 86 08

. Colóquio: “Celebrar Cenários Eternos: Património e Cultura”

20 de setembro | 9h00 – 17h30

Realizado no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023, subordinadas ao tema “Património Vivo”, pretende-se promover um colóquio que dê a conhecer o que de mais inovador se tem feito ao nível da preservação e divulgação das diversas vertentes do património cultural.

Destinatários: Público em Geral.

. Concerto de UDJAT Ensemble – Comemoração das Jornadas Europeias do Património

22 de setembro | 21h30

“UDJAT é um ensemble de world music que cria paisagens sonoras inspiradas nos Mitos de Criação, na História Antiga e na História das Religiões. O seu reportório resulta numa dimensão melódica singular, procurando a exaltação da intemporalidade.”

Com a realização deste concerto pretende-se celebrar a valorizar o Património de Sintra, neste caso concreto, tendo por palco o MASMO, que oferecerá uma ambiência especial a esta iniciativa.

Destinatários: Público em geral.

. Famílias no Museu – Oficina Educativa “Um voto ao Sol Eterno”

30 de setembro | 10h30

Após a exploração de alguns dos monumentos expostos no Museu, com inscrições latinas de índole funerária e religiosa, a proposta passa por fazer a sua própria inscrição em Latim, utilizando como material de base o gesso e com o auxílio de um estilete, respeitando o modo como então se desenhavam as letras.

Destinatários: Famílias com crianças entre os 10 e 16 anos.

Acesso: 4,00 €, mediante reserva.

Foto: CMS.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas