Atualidade
Setembro traz novidades aos Museus Municipais de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, nos seus museus municipais, uma programação variada de atividades ao longo do mês de setembro. Em destaque este mês está a realização do Colóquio “Celebrar Cenários Eternos Património e Cultura” e o concerto de UDJAT Ensemble, atividades que assinalam as Jornadas Europeias do Património.
Exposições, visita guiada, visita temática, clube da leitura e oficina educativa, são algumas das atividades promovidas pela Câmara Municipal de Sintra.
A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.
CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41
MAT – Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27
MFC – Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28
MHNS – Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63
MU.SA – Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06
MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08
Programa
CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara
. Exposição “Leal da Câmara Professor – Trabalhos de Alunos (Trajes)”
Até 31 de dezembro
Da faceta de professor de Leal da Câmara constituem testemunhos as inúmeras peças utilizadas para a lecionação das suas aulas de que são exemplos, entre outros, as fichas para as lições, as provas individuais de avaliação, os esboços de trabalhos curriculares e os testes e exames finais das pupilas, que ainda integram os fundos museais da Casa-Museu e que ora se mostram ao público nesta exposição. Esta exposição é complementada com uma oficina de conceção da tradicional ‘Renda de Papel’.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Exposição “Morphosis”
Até 1 de outubro
. Exposição Temporária Morphosis, de Catarina Nunes e Vanessa Barragão.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
. Exposição “A Casa”
Até 10 de setembro
Exposição Temporária de Henrique Vieira Ribeiro e Curadoria de Victor dos Reis.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
. Exposição “Manto Vegetal”
Até 10 de setembro
Exposição Temporária de Conceição Abreu e Curadoria de João Silvério.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
. Inauguração da Exposição de Diana Costa
15 de setembro a 15 de outubro
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
. Inauguração da Exposição de Roland Bock
15 de setembro a 15 de outubro
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
. Inauguração da Exposição de Marco Pestana
De 15 de setembro a 15 de outubro
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
MHNS – Museu de História Natural de Sintra
. Calendário Cósmico – A Formação das Primeiras Células
22 a 24 de setembro
Projeção de vídeo com a simulação e explicação da formação das células.
Atividade realizada no âmbito da Comemoração das Jornadas Europeias do Património.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
. MUSCARIUM#9
17 de setembro | 16h00
O Meu Amigo Freddy Kruger, de André Murraças
Ensaio aberto do projeto ao público.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito.
MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
. Visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”
09 setembro | 15h00
As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano-, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito, mediante marcação.
Informações e reservas: Tel. 21 923 86 08
. Visita temática “24 anos | 24 peças” – Comemoração do aniversário do museu
16 de setembro | 15h00
Estarão em destaque 24 peças especiais que ao longo dos tempos foram alvo de múltiplas interpretações, quer por parte dos eruditos humanistas (os primeiros que as referenciaram), quer por parte do clero, quer ainda por parte do povo leigo, sem contar com os modernos colecionadores, epigrafistas e investigadores. Todos lhes atribuíram diferentes significados e integraram-nas no âmbito dos seus próprios contextos e tradições culturais. Estas interpretações plurais vão permitir um percurso único pelas peças mais emblemáticas da coleção.
Destinatários: Público em geral.
Acesso gratuito, mediante marcação.
Informações e reservas: Tel. 21 923 86 08
. Colóquio: “Celebrar Cenários Eternos: Património e Cultura”
20 de setembro | 9h00 – 17h30
Realizado no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023, subordinadas ao tema “Património Vivo”, pretende-se promover um colóquio que dê a conhecer o que de mais inovador se tem feito ao nível da preservação e divulgação das diversas vertentes do património cultural.
Destinatários: Público em Geral.
. Concerto de UDJAT Ensemble – Comemoração das Jornadas Europeias do Património
22 de setembro | 21h30
“UDJAT é um ensemble de world music que cria paisagens sonoras inspiradas nos Mitos de Criação, na História Antiga e na História das Religiões. O seu reportório resulta numa dimensão melódica singular, procurando a exaltação da intemporalidade.”
Com a realização deste concerto pretende-se celebrar a valorizar o Património de Sintra, neste caso concreto, tendo por palco o MASMO, que oferecerá uma ambiência especial a esta iniciativa.
Destinatários: Público em geral.
. Famílias no Museu – Oficina Educativa “Um voto ao Sol Eterno”
30 de setembro | 10h30
Após a exploração de alguns dos monumentos expostos no Museu, com inscrições latinas de índole funerária e religiosa, a proposta passa por fazer a sua própria inscrição em Latim, utilizando como material de base o gesso e com o auxílio de um estilete, respeitando o modo como então se desenhavam as letras.
Destinatários: Famílias com crianças entre os 10 e 16 anos.
Acesso: 4,00 €, mediante reserva.
Foto: CMS.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca