Connect with us

Atualidade

Rui Vieira de Castro reeleito reitor da Universidade do Minho

Reeleito com 65% dos votos

Publicado

on

Rui Vieira de Castro foi reeleito reitor da Universidade do Minho (UMinho), para o período 2021-2025. O professor catedrático do Instituto de Educação foi escolhido, esta quarta-feira de manhã, com 65% dos votos dos membros do Conselho Geral. O resultado da eleição será enviado ao Conselho de Curadores da Fundação da UMinho para homologação e, posteriormente, comunicado ao ministro da tutela. A tomada de posse está prevista para o dia 29 de novembro.

O programa de ação de Rui Vieira de Castro assenta em oito agendas: a transformação da educação; a qualidade da investigação e da inovação; a promoção da cultura e o desenvolvimento do território; o reforço da internacionalização; a qualidade institucional e a simplificação administrativa; a qualidade de vida nos campi e o bem-estar; a estabilidade e a autonomia financeiras; e a reforma institucional. Reforçar a autonomia das unidades orgânicas e garantir a coesão institucional, promovendo o desenvolvimento estratégico da Universidade, são apostas claras para os próximos quatro anos, em simultâneo com a simplificação administrativa, na procura permanente da transparência e do rigor de gestão, assente na pública prestação de contas.

Na sua equipa, Rui Vieira de Castro vai ter os vice-reitores Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação), Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica), Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa), Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território) e os pró-reitores Sandra Paiva (Projetos Científicos e Gestão da Investigação), Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Guilherme Pereira (Avaliação e Projetos Especiais), Teresa Ruão (Comunicação Institucional) e José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital).

A UMinho – que conta com mais de 19.500 alunos, 1.400 professores e investigadores e cerca de 700 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão – continua, assim, a ter um reitor formado na própria Universidade. Rui Vieira de Castro, nascido em Caldas de Vizela há 63 anos, é licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação pela UMinho. Após uma curta experiência como docente do ensino secundário, ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver toda a sua carreira profissional. Nesta instituição, foi vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação e, nos últimos quatro anos, reitor.

Lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Foi consultor do Ministério da Educação e dirigiu vários projetos de investigação, apoiados por agências nacionais e internacionais. É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos. Coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística e diretor da Revista Portuguesa de Educação. É, atualmente, presidente da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE).

Foto: UMinho.

Atualidade

Barcelos: Seminário de Boas-Práticas do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva

No Theatro Gil Vicente, dia 14 de dezembro

Publicado

on

O Programa “Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva”, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Norte 2020, que arrancou em janeiro de 2022, está a chegar à sua reta final. Com o intuito de sumarizar todas as ações que foram e ainda estão, neste mês de dezembro, em curso, no âmbito deste programa, o Município promove, no dia 14 de dezembro, no Theatro Gil Vicente, entre as 9h30 e as 16h30, um seminário que visa incidir sobre as boas-práticas que os 24 projetos que integraram este programa de âmbito cultural e descentralizador procuraram desenvolver enquanto projetos promotores da criatividade, da expressão artística da interculturalidade, do empreendedorismo, da identidade territorial e da sustentabilidade, mas também e sobretudo enquanto promotores da cultura junto de diversificados públicos, em diferentes etapas da vida, baseados em pressupostos de cidadania e igualdade.

Este foi um programa muito intenso, que percorreu o concelho de Barcelos num formato absolutamente inovador, na sua essência, porque visou granjear a cultura pelo território barcelense, num formato descentralizador e em múltiplas aceções que a cultura e a criatividade podem assumir. Assim, o Seminário de Boas-Práticas do Programa “Cultura para Todos numa Cidade Inclusiva” representa o culminar de um vasto conjunto de projetos que durante o ano de 2022 dinamizaram o nosso território.

Pode obter mais informações e inscrições através do e-mail culturaparatodos@cm-barcelos.pt . O Seminário de Boas-Práticas inclui um vasto programa que pode ver a seguir:

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Distrito de Lisboa: Encerramento temporário da Esquadra de Trânsito da PSP de Loures

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que, fruto das adversas condições meteorológicas que se fizeram sentir na noite de 07 para 08 de dezembro, a Esquadra de Trânsito de Loures, situada no Jardim Chafariz D´El Rei, na Póvoa de Santo Adrião, ficou inundada, condicionando, desta forma, o seu normal funcionamento.

Informa, igualmente, que a referida Esquadra esteve sempre operacional, encerrando apenas o atendimento ao público.

Neste sentido, até serem repostas as necessárias condições de trabalho e por forma a assegurar o adequado atendimento ao público, foram os serviços da referida Esquadra deslocalizados temporariamente para a Esquadra de Caneças, sita na Rua Vergílio Ferreira, nº 31, Caneças, podendo ser contactada através do n.º 219380200 ou e-mail: transito.loures.lisboa@psp.pt.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido por Mandado de Detenção na freguesia das Águas Livres

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 07 de dezembro, pelas 14h35, na freguesia das Águas Livres, procedeu à detenção de um homem, de 27 anos, por pender sobre o mesmo um Mandado de Detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação Ferroviária da Amadora, os Polícias avistaram o suspeito a saltar as portas de entrada/saída de acesso à plataforma, demonstrando, de imediato, um comportamento suspeito, assim que se apercebeu da presença daqueles, motivo esse que levou à sua abordagem proactiva.

Foi solicitado documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sobre o mesmo, tendo-se apurado que tinha um Mandado de Detenção, por um crime de condução sem habilitação legal, para pagamento de 350,00€ (trezentos e cinquenta euros), convertidos em 45 (quarenta e cinco) dias de prisão subsidiária.

O detido efetuou o pagamento voluntário da multa, tendo sido restituído à liberdade.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas