Atualidade
Rotary Club de Barcelos comemora 54º aniversário
Club barcelense realiza jantar comemorativo e evocativo

No passado dia 20 de abril, a sala do restaurante Bagoeira recebeu cerca de seis dezenas de rotários e convidados para o jantar de comemoração do 54º aniversário do Rotary Club de Barcelos

Por entre os Clubs que se fizeram representar, marcaram presença o de Guimarães e o de Esposende, respetivamente, ‘Padrinho’ e ‘Afilhado’ do de Barcelos. O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos foi representado pela Vereadora Mariana Carvalho.
O ritual da saudação das bandeiras foi realizado por Rocha Pereira, um dos mais antigos membros do Club aniversariante, que saudou a bandeira de Portugal; a Vereadora Mariana Carvalho saudou a do Rotary barcelense; e Arlindo Tomás, em representação do Rotary de Guimarães, saudou a bandeira do Município de Barcelos.

Um dos momentos da noite foi protagonizado pelo membro Henrique Santos, que ofereceu o seu título “Paul Harris”, que é entregue pela Fundação Rotária a quem doe mil dólares para que o Rotary possa realizar ações de beneficência pelo mundo. Essa pessoa recebe um diploma e um pin, que Henrique Santos ofereceu à sua filha Susana, como reconhecimento.

Chegados ao momento protocolar dos discursos, Victor Pinho, insigne historiador, bibliotecário e Presidente do Rotary Club de Barcelos, salientou que o dia 20 de abril “é dia de festa, dia de júbilo, dia de parabéns pela existência do nosso Club e do serviço que tem prestado a diversas entidades nacionais e estrangeiras, mas, sobretudo, à comunidade barcelense, de que nos devemos orgulhar, mas também, um momento propício para carregarmos baterias, para continuarmos na senda dos objetivos principais do nosso movimento, reforçar o companheirismo e fomentar a paz e a solidariedade. Mas é, também, dia de memória e de evocação, de todos aqueles que já partiram”, informando sobre a visita que realizaram aos jazigos dos membros do Club já falecidos e a realização de uma missa em sua memória.
De seguida, colocou toda a sua sapiência histórica, bibliotecária e genealógica para enumerar acontecimentos marcantes do ano de 1968, não só, nacionais, como, principalmente, barcelenses e envolvendo barcelenses. “Sendo o movimento rotário um ideal de liberdade, de democracia e de serviço, de debate de ideias, não é por acaso que muitos dos fundadores do Rotary Club de Barcelos eram homens ligados ao movimento democrático”, salientou.

O Presidente do Club continuou com uma resenha histórica do Club barcelense e da cidade. “Passados 54 anos, e depois de nos últimos dois anos termos sido assolados com uma pandemia que nos isolou, alterou os nossos comportamentos e modos de vida, e tirou a vida a alguns dos nossos companheiros e amigos, estamos a tentar regressar à normalidade, uma normalidade que se deseja perene e que nos traga, de novo, a alegria de viver os afetos, a participação na vida social coletiva, nas reuniões presenciais. Quando tudo parecia normalizar, eis que surge uma guerra que tudo destrói e mata, que obriga à emigração, que separa as pessoas, que traumatiza, fruto de um imperialismo doentio que se pensava desaparecido. Sabemos que muitos dos nossos companheiros têm ajudado, de diversas formas, famílias ucranianas, e o Club colocou-se à disposição das entidades locais, designadamente, da Câmara Municipal de Barcelos, para o que for preciso, e iremos colaborar”, afirmou. “Estamos, hoje, a cumprir Rotary, a festejar o nosso aniversário, com a presença de muitos companheiros, convidados e amigos, e que bonito foi vermos o nosso companheiro entregar o ‘Paul Harris’ à sua filha, contribuindo, deste modo, para que o Rotary se afirme, cada vez mais, e possa cumprir os seus sentidos de paz e solidariedade social. ‘Servir para transformar vidas’ é o lema do nosso ano rotário. Nesta senda de serviço à comunidade, estamos a dar continuidade a um projeto de apoio à Associação AMAR 21, tendo inaugurado, hoje, uma sala de serviços, uma sala de alegria, de festa, para as crianças com estas perturbações, na sua sede”, continuou. Por entre os objetivos a concretizar, o Presidente referiu que o Club espera mandar construir um novo marco rotário, numa artéria citadina, “que dê a visibilidade que o nosso movimento merece e os serviços à comunidade impõem”, informando que já reuniram com o Presidente da Câmara Municipal, tendo apresentado o projeto e tendo recebido o melhor acolhimento para o mesmo.
Já a Vereadora Mariana Carvalho salientou ser um gosto enorme estar presente na comemoração, referindo ter consultado o website do Rotary Club de Barcelos e ter achado os membros como “um conjunto de ‘vizinhos’” (…) “as pessoas darem-se como se fossem ‘vizinhas’, no bom sentido da palavra e, não, nas grandes sociedades que temos hoje, que, depois, são muito pequeninas na solidariedade”. Pessoalmente, agradeceu a “grande lição de história”, que enriqueceu os presentes, dada pelo Presidente do Club barcelense no seu discurso. De forma institucional, considera o Rotary de Barcelos “um exemplo”, lembrando-se de ouvir em casa que “esta era uma associação que, primeiramente, deu bolsas de estudo em Barcelos”. Considerando, enquanto Vereadora da Educação, “este, um exemplo de que já foram visionários, à época, e que foi, depois, o próprio Município que vos seguiu”, salientando a importância que dá à educação, concluindo com a informação, por parte do Presidente da Câmara, de que o “marco está a ser estudado, tanto o projeto, como a localização”, felicitando o Club pelos seus 54 anos.

Por falar em Bolsas de Estudo, o Club barcelense ganhou uma Bolsa de 500€ para ajudar um/uma estudante no seu percurso escolar.
Após a intervenção da Vereadora, o jantar foi concluído seguindo os preceitos ritualísticos presentes neste tipo de eventos rotários.
Este jornal parabeniza o Rotary Club de Barcelos pelos seus 54 anos, desejando-lhe – e aos seus membros – uma longa vida de sucessos e ação em prol da comunidade e da solidariedade.
Fotos: AN/PSS.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca