Connect with us

Atualidade

Rock in Rio – Lisboa 2022” arranca já amanhã

Leia o Dossier do que se vai passar na “Cidade do Rock”

Publicado

on

As portas do maior festival de música e entretenimento do mundo voltam, finalmente, a abrir ao público para uma edição icónica – a 9ª da história do Rock in Rio em Lisboa. O reencontro está marcado para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho, no Parque da Bela Vista – local que acolhe o festival desde a sua primeira edição no país, em 2004 – com mais música, novos espaços e conteúdos, num total de 14 horas de experiências de entretenimento por dia.

Nestes 18 anos, mais de 2.570.000 pessoas passaram pela Cidade do Rock para assistir às atuações de mais de 1.000 artistas, entre bandas, DJs, bailarinos e artistas de rua. Este ano, o festival regressa para lembrar que “o mundo vai ser nosso outra vez”, celebrando a vida ao vivo com dezenas de concertos, apresentações e performances live espalhados por 18 espaços de entretenimento, entre os quais sete palcos. 

Além do Palco Mundo, por onde passarão astros como Muse, Duran Duran, a-ha, Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Post Malone, Anitta, Jason Derulo, entre outros, o festival apresenta um novo Galp Music Valley, com um novo conceito e uma nova cenografia, trazendo para o presente os desafios das Cidades do Futuro. Aqui, apresentam-se nomes como Ney Matogrosso, Izal, Linda Martini, The Black Mamba, António Zambujo, José Cid, Bárbara Tinoco, Iza, Moullinex & Xinobi, Mundo Segundo & Sam The Kid, entre tantos outros. É, também, aqui que se localizam as Somersby Pool Parties que vão animar (e refrescar) as tardes de verão, ao som de vários DJs.

Nova está, também, a Rock Your Street, esta edição dedicada à Pluralidade e com nomes tão distintos quanto diversos, desde Jupiter & Okwess, Bombino, Sara Correia, Esperança – Paulo Flores & Prodígio, Bruno Pernadas, Magdalena Bay, Omar Souleyman; Arooj Aftab; Francisco, El Hombre, Idiotape, Johnny Hooker, Titica, entre outros. E se aqui se fala de mundo, no Palco Yorn vai iluminar-se o talento dos bairros do país. Uma proposta repleta de nomes da cena urbana, com curadoria da Chelas é o Sítio – encabeçada por Sam the Kid – que levará a palco nomes como 9Miller, Eva RapDiva, Malabá e talentos emergentes oriundos de diferentes zonas.

Num mundo que já é digitalizado, o Super Bock Digital Stage vem falar-nos dos desafios que daí advêm e levar a um palco verdadeiramente interativo alguns dos maiores fenómenos deste universo, desde os mais recentes – como TikTokers – a nomes que já eram virais antes de se usar essa expressão como Toy. Aqui haverá música, dança, muito humor, podcasts e, acima de tudo, criação de (muito) conteúdo, ao vivo.

A tour pela Cidade do Rock ainda só vai a meio. Esta edição há um novo espaço que fará as delícias dos foodies – e não só. É no Continente Chef’s Garden que o festival “levanta a bandeira” da Alimentação Sustentável, reforçando o seu compromisso com o zero desperdício alimentar e com a aposta em produtos nacionais e sazonais e produtores locais. Há conceituados chefs portugueses a servirem menus especialmente criados para o festival – como Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral – mas, também, um palco (Chef’s Stage) onde serão servidas largas doses de entretenimento com concertos, showcookings, DJ sets e momentos em que Ljubomir Stanisic sobe a palco para receber vários convidados e provocar conversas. A oferta de restauração da Cidade do Rock não se fica por aqui e há mais 23 pontos de alimentação, 4 pontos de gelados, 4 pontos de café e 19 bares espalhados pelo recinto.   

Mas falar de entretenimento hoje em dia, é falar também de Gaming. Aquela que já é uma das mais relevantes indústrias volta a estar presente no festival com uma nova Game Square. Não faltarão jogos para todas as idades e feitios, desde áreas de experimentação retro, a propostas mais recentes, assim como um palco (Worten Game Stage) que vai receber alguns dos maiores nomes do panorama Gaming nacional.

A acompanhar tudo isto ainda há um ESC Online Sports Bar, uma nova Roda Gigante PiscaPisca com cabines tematizadas e várias surpresas/prémios, o famoso 7Up Slide e o estreante Family Tour – um circuito de entretenimento a pensar nas famílias, com várias atividades para todos.

A área VIP, o Premium Club e os Rooftops complementam os espaços da Cidade do Rock, assim como os mais de 42 espaços de ativação de parceiros que todos os dias vão oferecer inúmeras atividades e brindes, com mais de 30 opções diferentes entre as quais o icónico sofá da Vodafone; chapéus, tiaras e saias luminosas da GALP; capas de smartphone; tatuagens temporárias; bolsas de cintura; os já famosos peluches do Sapo; leques; binóculos; bolinhas de sabão; iô-iô; boias; power bank; tote bags; entre muitas outras. Há, também, prémios como uma viagem à Costa Rica oferecida pelo BNP Paribas.

Outro ponto de passagem obrigatório é a Loja de Produtos Oficiais do Rock in Rio. São cinco pontos espalhados pelo recinto, com uma nova e impactante cenografia, onde o público poderá encontrar uma coleção com alguns dos best-sellers, como t-shirts oficiais da linha EU FUI, bodies, a novos produtos como copos iluminados, hoodies, pareos, num total de 85 artigos diferentes.

Acreditando que o futuro se constrói hoje, o Rock in Rio pretende, ainda, reforçar, com este regresso ao Parque da Bela Vista, o seu compromisso em ir ainda mais longe. Nesse sentido, em setembro de 2021 lançou um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e económico. Alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, estas metas começam já a ser concretizadas na edição prestes a começar, e propõem-se, ao longo dos próximos anos, a formar 100 mil pessoas, ser 0% de resíduos em aterro, ter zero desperdício alimentar em todas as edições, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.

Entre as medidas que o festival já adota há várias edições, entre as quais a gestão de resíduos, plataformas de mobilidade condicionada, inclusão de jovens com deficiência na equipa do festival (entre várias outras), esta edição o Rock in Rio traz algumas novidades sustentáveis entre as quais serviços dedicados a pessoas surdas e pessoas cegas (como Língua Gestual Portuguesa nos palcos e mapas táteis, entre outras); garrafas de água de plástico 100% reciclado, juntamente com uma forte campanha de recolha dessas mesmas garrafas para reciclagem; mais bebedouros espalhados pela Cidade do Rock, com um total de 25 pontos; contentores de Orgânicos entre o público para diminuir o lixo indiferenciado e aumentar a compostagem (feita há várias edições na zona de catering); reaproveitamento de toda a relva sintética do recinto; novos espaços para mobilidade condicionada; caixas da Telepizza totalmente recicláveis; redução de 18 para cinco geradores (o que representa uma diminuição de consumo de 125L de combustível por hora); um estudo sobre diversidade que será levado a cabo durante o evento; e, ainda, uma nova coleção de copos reutilizáveis, de plástico 100% reciclado e neutros em carbono, com 10 versões diferentes num conjunto alusivo aos vários temas e conceitos explorados na Cidade do Rock.   

Palco Mundo

Ao passar o Pórtico Principal da Cidade do Rock, o Palco Mundo é para onde todos os olhares se viram, e onde atuam os maiores nomes da música nacional e internacional. Revestido por placas brancas concavas e convexas, de 4 metros x 1 metro, o Palco Mundo abre todos os dias às 17h00 terminando o último concerto à 00h30, permitindo, assim, a todos os que preferirem deslocarem-se de Metro no regresso a casa.

No meio do relvado são visíveis duas housemix, com 60m2 cada, através das quais se controla o som, luz e vídeo de cada espetáculo que se apresenta no Palco Mundo. O cenário fica completo com oito torres de delay que se alinham pelo relvado, quatro das quais incluem follow spots que iluminam o artista.

Palco Mundo
HORÁRIOSáb., 18 junDom., 19 junSáb., 25 junDom., 26 jun
23h00 – 00h30MuseBLACK EYED PEASDURAN DURANPOST MALONE
21h00 – 22h15THE NATIONALELLIE GOULDINGA-hAANITTA
19h00 – 20h00LIAM GALLAGHERIvete SangaloUB40 FEAT ALI CAMPBELLJASON DERULO
17h00 -18h00Xutos & PontapésDAVID CARREIRABUSHHMB

Galp Music Valley

O palco non stop da Cidade do Rock está de volta com uma nova cenografia. Inspirado nas Cidades do Futuro, pretende mostrar através do seu visual – com recurso a iluminação e tecnologia – como tudo está conectado traçando um paralelismo com o papel que cada um de nós pode ter no todo, e especialmente na construção de um futuro melhor.  

Com o objetivo de despertar consciências, este palco vem dar espaço a diversas vozes e diferentes visões, explorando conceitos, dicas e sugestões de atitudes urbanas, saudáveis e sustentáveis que estão na base das conversas que abordam as “cidades do futuro” – como transição energética e mobilidade sustentável.

A programação é non-stop, possível graças à combinação entre os concertos em palco e os DJ sets na área das Somersby Pool Parties. Com uma piscina em pleno recinto do festival, com bar e apoio de balneários, pela programação das Pool Parties passam mais de 20 DJ sets distribuídos por sete horas de música por dia, com várias surpresas, diferentes dinâmicas e muita interação com o público. 

As 14 horas de música e festa estão garantidas!

GALP MUSIC VALLEY
HorárioSÁB, 18 JUNDOM, 19 JUNSÁB, 25 JUNDOM, 26 JUN
00h30 – 02h00MOULLINEX & XINOBIDEEJAY KAMALAJOSÉ CIDDIEGO MIRANDA
23h15 – 00h30B2B FUSE (SOMERSBY POOL PARTY)FROM HOUSE TO DISCO (SOMERSBY POOL PARTY)LUCAS BICUDO (SOMERSBY POOL PARTY)BURUNTUMA (SOMERSBY POOL PARTY)
22h15 – 23h15IZALIZADELFINSMUNDO SEGUNDO & SAM THE KID
21h00 – 22h00THE SLUM VAGABUNDS (SOMERSBY POOL PARTY)ZECKA PINHEIRO (SOMERSBY POOL PARTY)XL GARCIA (SOMERSBY POOL PARTY)DJ CRUZFADER FT SIR SCRATCH (SOMERSBY POOL PARTY)
20h00 – 21h00LINDA MARTINIBÁRBARA TINOCONEY MATOGROSSOPIRUKA CONVIDA JIMMY P & GAMA
19h00 – 20h00NOX (SOMERSBY POOL PARTY)PEACE MAKER! (SOMERSBY POOL PARTY)HUGO TABACO (SOMERSBY POOL PARTY)DJ ANDREZO FT DEEZY & HAROLD (SOMERSBY POOL PARTY)
18h00 – 19h00THE BLACK MAMBAMISS CAFFEINAANTÓNIO ZAMBUJOBLUEYES (WUANT E FOXXY)
17h00 – 18h00JIGGY (SOMERSBY POOL PARTY)SARA SANTINI (SOMERSBY POOL PARTY)RÚBEN DA CRUZ (SOMERSBY POOL PARTY)DJ/MC DEMO (SOMERSBY POOL PARTY)
16h00 – 17h00EGO KILL TALENTEDU MONTEIROLUCA ARGELREBECCA
15h00 – 16h00ANALODJICA (SOMERSBY POOL PARTY)      RENDEZ-VOUS BY GUILLAUME (SOMERSBY POOL PARTY)FRIDAYBOYZ  + RICH & MENDES (SOMERSBY POOL PARTY)PUTZGRILLA (SOMERSBY POOL PARTY)  
14h00 – 15h00ZANIBAR ALIENSFUNK ORQUESTRADJ NOKIN FT FILIPE GONÇALVES (SOMERSBY POOL PARTY)
12h00 – 14h00GILVAIA (SOMERSBY POOL PARTY)CHÁ DE FUNK (SOMERSBY POOL PARTY)THE BLKBRDS FT JUKEBOX (SOMERSBY POOL PARTY)

Rock Your Street

A nova Rock Your Street chega ao Parque da Bela Vista para celebrar a pluralidade e a diversidade, num espaço que vai muito além-fronteiras. Trazendo a beleza das diferenças para a cenografia das suas casas – que se destacam em todo o recinto pelo jogo de cores e palavras néon, com uma mensagem diferente em cada uma das casas remetendo para o conceito de pluralidade – mas, também, para o lineup do palco e para as performances de rua, neste espaço vai viver-se um clima único de festa, onde o público vai poder vibrar ao som de alguns dos maiores e mais promissores nomes da world music.

A rua compõe-se por 15 casas, destinadas a lojas das mais diferentes marcas como Smile Up, Clarins, Paybird, Ucal, Mope, Abreu, Multiopticas, Lanidor, Ibis, Prego da Peixaria, Tá Pronto, Churrasqueira da Várzea, Dione e Telepizza.

No palco e nas atuações de rua, o lineup chega carregado de ritmos do mundo, com artistas oriundos de diferentes culturas – Portugal, República do Níger, República Democrática do Congo, EUA, Angola, Turquia, Paquistão, Síria, México, Brasil e Coreia do Sul.

Rock your Street
HorárioSÁB, 18 JUNDOM, 19 JUNSÁB, 25 JUNDOM, 26 JUN
20h00 – 20h45JUPITER & OKWESSPAULO FLORES & PRODÍGIOOMAR SOULEYMANIDIOTAPE
19h00 – 20h00BAMBARAMBAQUE DO TEJOLAJJA SAMBHAVNATHKOLA SAN JON
18h00 – 19h00BOMBINOBRUNO PERNADASAROOJ AFTABJOHNNY HOOKER
16h30 – 17h30BAMBARAMBAQUE DO TEJOLAJJA SAMBHAVNATHKOLA SAN JON
15h30 – 16h30SARA CORREIAMAGDALENA BAYFRANCISCO EL HOMBRETITICA
14h30 – 15h30BAMBARAMBAQUE DO TEJOLAJJA SAMBHAVNATHKOLA SAN JON
12h30 – 14h30SCHOOL OF ROCKSCHOOL OF ROCKSCHOOL OF ROCKSCHOOL OF ROCK

Palco Yorn

O antigo palco Yorn Street Dance dá este ano lugar ao Palco Yorn, uma vontade antiga do Rock in Rio de aproximar Chelas – região que acolhe o festival desde 2004 – do resto da cidade, desmistificando estereótipos e preconceitos relacionados com os bairros do país ao iluminar o talento e mostrar o que têm de melhor.

Com uma cenografia completamente renovada, vibrante e colorida, inspirada no skyline das metrópoles, e com uma nova programação que passa a incluir dois showcases e dois concertos por dia – além de manter momentos de dança e de interação com o público -, este palco conta com a curadoria da Associação Chelas é o Sítio, projeto liderado pelo artista Sam the Kid, combinando nomes mais consagrados e novos talentos, todos com uma ligação a um bairro português.

As atuações musicais serão intercaladas com performances de dança, com a curadoria da Jazzy Dance Studios, que levam a palco diferentes estilos de dança protagonizados por crews e bailarinos.

PALCO YORN
HORÁRIOSáb., 18 junDom., 19 junSáb., 25 junDom., 26 jun
22H20 – 22H40YORNYORNYORNYORN
20H00 – 20H45VADO9 MILLERPHOENIX RDCGROGNATION
18H00 – 18H45LORETA KBAARY RAFEIROEVA RAPDIVAKAPPA JOTA
16H30 – 16H45YORNYORNYORNYORN
16H00 – 16H30CHYNAKOSMO DAGUNTILHONMALABÁ
15H00 – 16H00JAZZY/YORNJAZZY/YORNJAZZY/YORNJAZZY/YORN
14H30 – 15H00DANNY THE DAWGLEWISKARMA THE ONLY SONG FEMA
12H30 – 14h30JAZZY/YORNJAZZY/YORNJAZZY/YORNJAZZY/YORN

Super Bock Digital Stage

Depois de uma estreia de sucesso em 2018, o Super Bock Digital Stage está de volta cheio de novidades e conteúdos inéditos, espelhando a evolução do mundo online e os novos desafios de um mundo digitalizado. Duplicando a sua dimensão (agora com cerca de 40 metros), a cenografia é inspirada no “fast forward” como uma alusão à velocidade da net.

Entre TikTokers, YouTubers, Humoristas, Podcasts, Concertos interativos e muito mais, os maiores fenómenos do online sobem aopalco mais digital da Cidade do Rock para vários momentos memoráveis onde interatividade e interação são as palavras-chave. Não acredita? Então espere para ver o concerto interativo do Toy, em que o público vai escolher as músicas que o artista vai tocar através do telemóvel. Além do palco há, ainda, um Not So Secret Stage – um palco situado nos bastidores, onde ao longo dos quatro dias de festival vários produtores de conteúdo, influencers e celebridades digitais se encontrarão para celebrar o reencontro e alimentar os feeds das redes sociais com conteúdos exclusivos, onde o que acontece no backstage não ficará no backstage.   

          SUPER BOCK DIGITAL STAGE
SÁB., 18 JUNDOM., 19 JUNSÁB., 25 JUNDOM., 26 JUN
22H05 – 22H07 HINO SUPER BOCK DIGITAL STAGE22H05 – 22H07 HINO SUPER BOCK DIGITAL STAGE22H00 – 22H02 HINO SUPER BOCK DIGITAL STAGE22H08 – 22H10 HINO SUPER BOCK DIGITAL STAGE
22H00 – 22H05 HOSTS22H00 – 22H05 HOSTS21H55 – 22H00 HOSTS22H05 – 22H08 HOSTS
20H30 – 22H00 ROCKLINE TRIBE21H00 – 22H00 PAULADA BY KARETUS21H10 – 21H55 LIGA KNOCKOUT21H05 – 22H05 IT’S A TRAP
20H15 – 20H25 DJ SET20H55 – 21H00 DJ SET20H15 – 21H00 PIJAMINHA DE CENAS20H15 – 21H00 WINDOH SECRET PROJECT
19H25 – 20H10 OS PRIMOS20H00 – 20H45 TOY + OWHANA20H00 – 20H10 DJ SET19H20 – 20H05 FAVELA LACROIX
19H05 – 19H25 TEAM BRK19H40 – 19H50 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO19H15 – 19H55 MARY N18H50 – 19H10 TEAM BRK
18H15 – 19H00 GILMÁRIO VEMBA CONVIDA MÓNICA VALE DE GATO19H15 – 19H35 NUNO AGONIA18H15 – 19H00 GILMÁRIO VEMBA CONVIDA HUGO SOUSA18H45 – 18H50 PIERRE ZAGO
18H00 – 18H15 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO18H50 – 19H10 TEAM BRK17H50 – 18H10 TEAM BRK17H40 – 18H10 CATARINA FILIPE
17H50 – 18H00 DJ SET18H00 – 18H45 GILMÁRIO VEMBA CONVIDA ALEXANDRE SANTOS17H35 – 17H50 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO17H25 – 17H35 DJ SET
17H15 – 17H45 TIAGO ALMEIDA17H20 – 17H50 FERNANDO ALVIM/PROVA ORAL17H25 – 17H35 DJ SET17H05 – 17H20 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO
16H40 – 17H10 MIGUEL MAGALHÃES + MARIANA GUERRA17H10 – 17H20 DJ SET17H00 – 17H20 MIGUEL CARMONA16H20 – 17H05 GILMÁRIO VEMBA
16H05 – 16H35 CATARINA MIRANDA17H00 – 17H10 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO16H10 – 16H40 TERAPIA DE CASAL15H45 – 16H15 MAR.IANA
15H40 – 16H00 LEONOR16H40 – 17H00 GABRIEL FERREIRA16H00 – 16H10 JAMES DOS REIS15H20 – 15H40 OHWANA
15H30 – 15H40 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO15H50 – 16H35 BERNARDO ALMEIDA15H10 – 15H30 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO14H45 – 15H15 LUCAS WITH STRANGERS
15H00 – 15H30 THE REDBEDS15H25 – 15H45 PEDRO GONÇALVES E DIOGO COSTA14H40 – 15H10 NUNO SIQUEIRA14H10 – 14H40 BCKAPPA
14H45 – 14H55 DJ SET14H50 – 15H20 RITINHA & IMAUPPA POD SHOW14H30 – 14H40 DJ SET13H55 – 14H05 DJ SET
 14H10 – 14H40 LOOKALIKE 13H40 – 13H55 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO
 13H55 – 14H05 DJ SET  
 13H40 – 13H55 MOMENTO QUIZZ INTERATIVO  

Game Square

O universo mágico dos videojogos está de volta ao Parque da Bela Vista com a Game Square: um espaço dedicado ao universo do Gaming, com muitos jogos(dos mais retros aos fenómenos mais recentes), competições amigáveis, cosplayers, música, dança e as maiores estrelas gamers do país.

Este espaço conta com o Worten Game Stage – um palco ao ar livre,  dedicado ao universo gamer & fun, onde se apresentam nomes como Torres (Fourteen esports), RicFazeres, TJI, Zorlak, Impakt, Shikai, Diogo Valsassina, Daizer, entre muitos outros – uma Game Zone com diferentes jogos para todas as idades e perfis, desde os mais retro aos mais digitais; uma área de experimentação da OMEN by HP Experience,com mais de20 computadores à disposição e uma Secret Arena da VALORANT, uma surpresa especial para todos os visitantes e fãs de videojogos, que trarão elementos de VALORANT para a Cidade do Rock em breve anunciados.

WORTEN GAME STAGE
Sáb., 18 junDom., 19 junSáb., 25 junDom., 26 jun
 22H00 – 23H00 DJ ENCERRAMENTO (DJ KITZU) 22H00 – 23H00 DJ ENCERRAMENTO (DJ KITZU)
22H00 – 23H00 DJ ENCERRAMENTO (DJ KITZU)20H30 – 21H40 OMEN VR BATTLE (COM JOAOS92 E MOVEMIND)22H00 – 23H00 DJ ENCERRAMENTO (DJ KITZU)22H00 – 23H00 DJ ENCERRAMENTO (DJ KITZU)
20H30 – 21H40 OMEN VR BATTLE (COM JOAOS92 E MOVEMIND)19H45 – 20H10 ELVIS FILME (WARNER)20H30 – 21H40 OMEN VR BATTLE (COM IMPAKT E ZORLAK)20H30 – 21H40 OMEN VR BATTLE (COM IMPAKT E ZORLAK)
19H00 – 20H10 RED BULL FLICK (COM RICARDO “FOX” PACHECO)19H00 – 19H30 COSPLAY19H00 – 20H10 RED BULL FLICK (COM RICARDO “FOX” PACHECO)19H00 – 20H10 RED BULL DANCE YOUR STYLE – QUALIFICADOR
17H30 – 18H40 ADVNCE GAME ON (COM RICFAZERES, DIOGO VALSASSINA, MORAISHD, SARA RECHENA, NELSON AC SILVA, TOMÁS KY LEAL E JOÃO VITÓRIA)17H30 – 18H40 ADVNCE ALL STAR (COM FILIPA FIZZ, MOVEMIND, JOAOS92, TUGATV, MAXMOSHE, BALÁZIO, CATARINA CARDOSO)17H30 – 18H40 ADVNCE POWER (COM IMPAKT, CRISTIANA REIS, NUNO AGONIA, MARCO FRESCO, GONÇALO TABORDA E GABRIELA NEVES)17H30 – 18H40 ADVNCE MOVE PARTY (COM MOVEMIND)
16H00 – 17H10 WORTEN GAME RING – MARIO KART BOOM!16H00 – 17H10 WORTEN GAME RING – MARIO KART BOOM!16H00 – 17H10 WORTEN GAME RING – MARIO KART BOOM!16H00 – 17H10 WORTEN GAME RING – MARIO KART BOOM!
15H00 – 15H40 MAGICSHOT SUPER SAIYAN15H00 -15H40 MAGICSHOT SUPER BALL15H00 – 15H40 MAGICSHOT XBOX DUEL15H00 – 15H40 MAGICSHOT REACTZ
14H00 – 14H40 MAGICSHOT VELOCITY GT (COM MARVIN, MARTIM CALADO E SARA RECHENA + MR. REMEDY, MARINA SOUSA E GLOBKU)14H00 – 14H40 MAGICSHOT MOVE & PLAY (COM SHIKAY, ANA GUERRA E KAHERI + BOMBNUKER, RAUL FARIA E DAIZER)14H00 – 14H40 MAGICSHOT TIME TO DRAW (COM RITINHA, IMMAUPPA E HELENA SANTOS + ANDRÉ HENRIQUES, JOEL TELES E TIO SAKE)14H00 – 14H40 MAGICSHOT IT TAKES TWO (COM EEVOH E BYCOUTINHO + TJI, JOLIVEIRA10 E RICFAZERES)
13H00 – 13H40 THE FOURTEEN ESPORTS EXPERIENCE (COM TORRES)13H00 – 13H40 FOURTEEN ESPORTS TALENT SHOW (COM TORRES)  13H00 – 13H40 THE FOURTEEN ESPORTS EXPERIENCE (COM TORRES)13H00 – 13H40 FOURTEEN ESPORTS TALENT SHOW (COM TORRES)
12H00 – 12H40 DJ ABERTURA12H00 – 12H40 DJ ABERTURA12H00 – 12H40 DJ ABERTURA12H00 – 12H40 DJ ABERTURA
HOSTS GARCIAP E MARTA “PICKYWIKY” CASACA & ESTUCA (APRESENTADOR CONVIDADO)HOSTS  GARCIAP E MARTA “PICKYWIKY” CASACA & POSSESSIVO (APRESENTADOR CONVIDADO)

Continente Chef’s Garden

Horário: 12h00 às 02h00

É o novo espaço da Cidade do Rock que traz menus assinados por chefs portugueses (Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral), com pratos inspirados nos principais ecossistemas de Portugal – agricultura e pecuária, florestas, mar e rios.

Com capacidade para 400 lugares sentados com sombra, o espaço conta ainda com um palco – o Chef’s Stageque combina música, entretenimento e alimentação sustentável. Aos comandos deste palco estará Ljubomir Stanisic, que assume o palco várias vezes ao dia para provocar o público com conversas relevantes em torno da alimentação e da sustentabilidade, com convidados especiais e entretenimento à mistura. A ele juntam-se bandas do Brands Like Bands, DJ sets e vários momentos de showcooking.

CHEF’S STAGE
HORÁRIOSÁB, 18 JUNDOM, 19 JUNSÁB, 25 JUNDOM, 26 JUN
21h40 – 02h00DJ PAULINO COELHODJ CARLOS FERREIRADJ LUÍS FILIPE BARROSDJ BRUNO DIAS
21h10 – 21h40LC TEKA – CHAKALL&MARCO COSTALC SOVENALC TEKA – HELENA COELHA & TIA CÁTIALC SOVENA
20h00 – 21h00LJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOSLJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOSLJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOSLJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOS
19h20 – 19h50ECOCARDIOBANDATEKA TEKA
18h45 – 19h15HUMANSRSHARING BEAUTY BANDARMISTICEBANDA AUTÊNTICA
18h10 – 18h40THE GROUPBBSNOISESPEOPLE2PEOPLE
17h00 – 18h00LIVE COOKING CHEF NOÉLIA JERÓNIMOLIVE COOKING CHEF JUSTA NOBRELIVE COOKING CHEF MIGUEL CASTRO SILVALIVE COOKING CHEF VÍTOR SOBRAL
16h20 – 16h50THE RELEVANTSELECTRIC BANGITABANDA LARGA
15h45 – 16h15HOLLYMOODTHE MERCERNARIESTIER ONE BANDTHE PICKUPS
15h10 – 15h40GOBANDTHE IGNITERSROCK.IOMUCHO LOVE & LANDING J’S
14h00 – 15h00LJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOSLJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOSLJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOSLJUBOMIR STANISIC & CONVIDADOS

Family Tour

Horário: 12h00 às 20h00

A Family Tour é um circuito interativo que percorre toda a Cidade do Rock, no qual as famílias vão poder desfrutar de experiências mágicas e serviços adaptados ao público infantil nos dias do festival.

O percurso começa logo ao entrar no recinto, com as famílias a serem recebidas por animadores, seguindo-se uma passagem rápida pelo check-in, onde poderão obter todas as informações sobre o circuito, levantar credenciais personalizáveis para as crianças e descarregar a App do Rock in Rio.

A partir daqui é possível encontrar três casinhas mágicas – David Bowie, Yellow Submarine e Esfinge -, espalhadas pela Cidade do Rock, alusivas ao mundo da música, com várias atividades ao ar livre para as famílias; muita energia na Rock Your Street com o concerto dos alunos do projeto School of Rock; o Galp Backstage Experience, para os mais novos se sentirem verdadeiras estrelas e o Backstage Lounge da Galp, para as famílias poderem recarregar baterias para o que ainda está para vir.

Uma loja da Lanidor, brindes especiais, casas de banho infantis, áreas lounge e menus infantis são outras experiências imperdíveis à espera de todos na Family Tour.

ESC Online Sports Bar

Horário: 12h00 à 00h00

Esta edição traz consigo a estreia de um novo espaço na Cidade do Rock: o ESC Online Sports Bar chega ao Parque da Bela Vista para trazer o desporto enquanto entretenimento para dentro de portas, oferecendo várias possibilidades de diversão, interação e conexão.

Com uma cenografia convidativa e impactante, este espaço vai ter um bar com várias opções de comida e bebida – incluindo menu Kids -, criando um ambiente de um verdadeiro Sports Bar; duas ESC Online Stations, onde se disputam jogos clássicos, como Beer Pong, Air Hockey, Matraquilhos, narrados por MC’s profissionais. Estes espaços são abertos a todos aqueles que queiram participar e tanto os jogadores como os espectadores têm ainda a possibilidade de ganhar brindes exclusivos.

Roda Gigante PiscaPisca

Horário: 12h00 à 00h00

Prometendo diversão e alegria a todos os que visitam a Cidade do Rock, a Roda Gigante está de regresso, mas totalmente renovada. No total são 24 cabines, fechadas, com ar condicionado e muita diversão. Com capacidade para transportar 100 pessoas a cada volta, as cabines são tematizadas e altamente “instagramáveis”, dedicadas a diversos estilos e ambientes musicais. Da Dance Music, à música latina, ao Rock ‘n’ roll, ao Pop ao Tiro-liro-liro, os passageiros têm oportunidade de assumir os comandos de uma playlist personalizada e concorrer a prémios, entre os quais um automóvel. 

Mas as surpresas começam ainda antes da entrada na roda e, este ano, “estar na fila” vai virar tendência. Na entrada para a roda haverá uma pink carpet animada por DJ’s, entre os quais o já confirmado António Félix da Costa, e alguns dos tiktokers do momento. 

Slide 7UP

Horário: 12h00 às 23h00

Para os que adoram emoções fortes, o Slide 7UP volta a permitir o voo mais incrível de todos: por cima da clareira do Palco Mundo, a 14 metros de altura, numa viagem de cerca de 180 metros (mais longo que edições anteriores), cheia de adrenalina e com uma vista soberba sobre a Cidade do Rock.

Outra das novidades é o LED Wall estrategicamente colocado na torre de partida do slide, para fazer ecoar a mensagem que todos querem gritar lá de cima e criando, assim, divertidos momentos de interação enquanto o público espera pela sua vez. Aos destemidos que participam nesta experiência, a 7UP® oferece, também neste espaço, deliciosos cocktails com 7UP® Free.

Área VIP

Horário: 14h00 à 01h00

Uma das zonas mais exclusivas do festival, oferece um espaço climatizado e adaptado com todo o tipo de conforto, propostas de bar e catering únicas, serviço de bengaleiro, casas de banho exclusivas, ativações de marca próprias e, ainda, showcases de piano que se realizam várias vezes ao dia.  

Nesta edição, a Área VIP traz um novo patrocinador – Gato Preto – que leva à Cidade do Rock o conceito ‘Gatos do Rock and the Living Stages’ e promete surpreender todos os convidados com os seus apontamentos de decoração e uma nova coleção desenhada especialmente para celebrar o festival. O espaço VIP é constituído por uma área interna de 1.100m2 e uma varanda coberta com 700m2, capaz de proporcionar uma vista incrível para todos os concertos que vão passar pelo Palco Mundo.

Com capacidade para receber cerca de 2.000 pessoas por dia, a Área VIP é acessível a todos, incluindo as casas de banho, que são adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida e oferece uma nova proposta de catering, assinado pela Food Events Network, confecionado com ingredientes locais e sazonais, trazendo também para este espaço o olhar de alimentação sustentável.

Também incluído no bilhete VIP está o serviço especial de transporte, que disponibiliza um shuttle com partida do espaço Alvalade XXI até à porta da Cidade do Rock, com viagem de regresso também incluída.

Rock in Rio Premium Club & Rooftops

Além da Área VIP há mais dois tipos de ambiente premium e exclusivo na Cidade do Rock, a pensar em grupos que privilegiam um serviço mais personalizado e nas empresas que procuram fazer networking e outros momentos corporativos.

Um desses espaços é o Rock in Rio Premium Club, uma área de 20 camarotes com capacidade para 10 pessoas cada, com serviço de shuttle incluído, bar, alimentação e uma vista privilegiada para o Palco Mundo.

Em dois dos bares do recinto estão, também, os Rooftops: dois incríveis espaços ao ar livre, com capacidade para 150 a 200 pessoas, ideais para descontrair enquanto assistem aos melhores concertos da Cidade do Rock com vista para o Palco Mundo.

Bares e Alimentação

Dentro da Cidade do Rock é possível encontrar várias opções de alimentação e bebida além das propostas no Continente Chef’s Garden. Os bares oficiais estão dispersos pelo recinto e a escolha é farta. Há pregos, hambúrgueres, pizzas, tacos, pastel de vento, sandes, croquetes e salgados, gelados, além de um bar da Sogrape no Continente Chef’s Garden, um Café Buondi, Bar de diferentes bebidas e um especial de Super Bock 1927. No total são 23 pontos de alimentação, 19 bares, quatro cafés e quatro pontos de gelados.

A rota da gastronomia conta com os seguintes parceiros – Prego da Peixaria, Tá Pronto, Crunchy’s, Paithai, Churrasqueira da Várzea, Dione, Telepizza, Taco a Taco, Xiringuito, Portugália, O Padeiro, Joshua’s Shoarma, Mr.Pig, Garden Gourmet, Açai Natura, On the Wayffle, Império dos Pasteis, Café Buondi, Dione, Licor Beirão e Sogrape.

A oferta fica completa com uma equipa de 120 mochileiros que percorrem o recinto a distribuir cerveja, água, refrigerantes (7up e Pepsi), batatas fritas (Lays) e Red Bull.

Mas há uma novidade que promete, desde já, conquistar vários fãs: a Uber Eats estará presente durante os quatro dias de festival e vai ser possível pedir comida de diversos pontos de venda através da aplicação, dentro do recinto, sendo retirado nos locais escolhidos, seja na Rock Street ou na Game Square, basta fazer o pedido e esperar o aviso para retirada do produto.

Loja de Produtos Oficiais

Hora:12h00 às 02h00

As lojas de produtos oficiais estão mais incríveis que nunca. Com uma cenografia repleta de glamour e brilho, a coleção também promete conquistar o público. São três lojas na Cidade do Rock e além da tradicional t-shirt EU FUI, que já é assinatura do festival, a coleção volta a trazer alguns clássicos como t-shirts, bodies, bonés, porta-chaves, headphones, fitas pescoço, ímanes, entre outros. Este ano há, ainda, novidades como pareos, hoodies, copos iluminados e uma coleção de pins incrível.

A linha de vestuário tem opções feminino, masculino, infantil e bebé, com design exclusivo Rock in Rio Lisboa 2022 atendendo ao gosto de toda a família.

Segurança

Para um evento com a dimensão e características do Rock in Rio-Lisboa, é sabido que o Plano de Segurança é fundamental para a organização e sucesso do mesmo. Integrando várias forças de intervenção – Polícia de Segurança Pública, Prosegur (empresa privada de segurança), Lusíadas, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, entre outras – este plano prevê a mobilização de cerca de 1.200 profissionais envolvidos na operação no exterior e interior da Cidade do Rock. Logo nos acessos, todas as pessoas, sem exceção, vão ser submetidas a um controlo de entrada através de vistorias personalizadas.

Saúde

A saúde é uma das prioridades do festival e o Rock in Rio tem como prioridade garantir o conforto e bem-estar de todos. Para apoiar nessa missão, o Grupo Lusíadas está novamente responsável pelo serviço médico do festival. No total dos quatro dias do evento, o Hospital do Rock conta com a colaboração de cerca de 200 profissionais de saúde em representação de todas as unidades Lusíadas, de Norte a Sul do País. Estes profissionais integram as 11 equipas distribuídas pelo Parque da Bela Vista e as infraestruturas de assistência fixas do dispositivo médico: um centro médico; um posto de saúde; e quatro ambulâncias.

O dispositivo médico contempla um centro médico, constituído por gabinete e sala de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia. O posto de saúde presta assistência a situações clínicas menos complexas. Das 11 equipas no terreno, oito incluem suporte básico de vida e três acautelam suporte avançado de vida. As ambulâncias estão estrategicamente posicionadas para suportarem a ação das equipas no terreno.

Recomendações gerais de saúde e bem-estar

O Rock in Rio recomenda que, além do Programa de Vacinação, incluindo a vacinação contra a COVID-19, atualizado, caso tenha algum problema de saúde e faça medicação regularmente, deve trazê-la consigo. Caso apresente algum sintoma compatível com COVID-19, é também recomendado um autoteste antes de se deslocar para o recinto do evento e, caso o resultado seja positivo, seguir as recomendações do SNS24.

Considerando que o festival se realiza das 12h00 às 2h99 num parque natural, a organização recomenda, ainda, o uso de roupa fresca durante o dia e de casacos quentes à noite, calçado confortável, uso de protetor solar, chapéu ou lenço, bem como a ingestão frequente de água. Dentro do recinto, existe, inúmeros pontos de venda de alimentos e bebidas, essenciais para manter o equilíbrio natural do corpo.

Limpeza

Para garantir a higiene nos espaços da Cidade do Rock existirão várias equipas de limpeza, devidamente dimensionadas, com cerca de 320 elementos, garantindo a limpeza e manutenção de todo o recinto e áreas adjacentes. 

No que diz respeito à higiene pessoal, desde 2008 que a organização do Rock in Rio-Lisboa disponibiliza contentores com várias cabines individuais ligadas à rede pública com centenas de casas de banho (cerca de 300 cabines), 6 delas equipadas para receber pessoas com mobilidade condicionada. Este ano uma das novidades são as casas de banho para famílias.

Recorde-se que o Rock in Rio foi o primeiro evento, em Portugal, a ter uma certificação 100R, garantindo que foram adotadas práticas ambientais sustentáveis, nomeadamente na reciclagem e valorização de todos os resíduos do evento.

Equipa

No recinto estarão cerca de 12.000 mil pessoas credenciadas para permitirem que o evento se realize, entre produção, fornecedores, comunicação social, artistas e respetivas equipas, e patrocinadores.

Acessibilidade

A Cidade do Rock está pensada de forma a receber com a maior comodidade possível todas as pessoas, sem exceção. Além de uma equipa técnica especializada da Santa Casa da Misericórdia, que presta apoio na entrada de pessoas com mobilidade condicionada, há vários espaços e serviços adaptados e preparados para:

  • Pessoas com Mobilidade Reduzida: plataformas dedicadas na varanda da Área VIP, Palco Mundo e Galp Music Valley com cadeiras e energia; duas cabines acessíveis na Roda Gigante; uma oficina para pequenos arranjos em cadeiras de rodas, onde se pode solicitar o empréstimo de kit livres motorizados para permitir maior independência a pessoas em cadeiras de rodas e onde é possível carregar as cadeiras; estacionamento; rampas de acesso e WC adaptados na plataforma de mobilidade reduzida do Palco Mundo, do Palco Galp Music Valley, na Rock Your Street e na Área VIP.
  • Para pessoas Cegas: Mapa tátil na entrada do recinto; aparelhos de audiodescrição nas plataformas, no Family Tour e na Roda Gigante; visitas guiadas com audiodescrição; e água nas plataformas de mobilidade reduzida para os cães guia.
  • Para pessoas Surdas: Espaço Sinta o Som nas frentes de palco do Palco Mundo, Galp Music Valley e Super Bock Digital Stage, junto a colunas para pessoas surdas sentirem a vibração das músicas; e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nas plataformas Sinta o Som.

Relativamente aos acessos, existem transportes públicos adaptados, estacionamento dedicado perto da entrada (dístico de mobilidade reduzida), entrada com rampa, entrada acessível na VIP e outros espaços.

Objetos Proibidos

Para maior comodidade do público, e após o sucesso em edições anteriores, a organização volta a disponibilizar oserviço de bengaleiro no exterior do recinto, junto à rotunda da Bela Vista. Ainda assim, e para garantir o bem-estar e segurança de todos os visitantes da Cidade do Rock, existem objetos que não são permitidos entrarem no recinto do festival, como alimentos destinados ao comércio ou objetos que representem riscos à segurança (garrafas, latas, capacetes, armas de fogo ou outros que possam ser considerados perigosos). Todos os alimentos e bebidas que fiquem retidos pela PSP serão doados à Refood4Good.

Estão, ainda, proibidas máquinas fotográficas profissionais (exceto em caso de credenciados Press) e selfie sticks. É, igualmente, proibida a entrada de animais no recinto, com exceção de cães-guia.

Sustentabilidade no Rock in Rio Lisboa

O Rock in Rio tem, ao longo dos últimos 20 anos, praticado e promovido ações de sustentabilidade com impacto nas duas três vertentes: a económica, a ambiental e a social. Algumas das medidas adotadas em todas as edições passam por: campanhas de sensibilização sobre boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas para artistas, patrocinadores, fornecedores, público e comunidade; cálculo da pegada carbónica; um exigente plano de gestão de resíduos; doação de materiais no final do evento; doação de sobras alimentares em boas condições (Lisboa e Las Vegas); entrega de prémios para patrocinadores e fornecedores com melhores práticas de sustentabilidade na Cidade do Rock; entre outras.

Comprometendo-se a deixar um legado positivo e duradouro na comunidade, além de dar continuidade ao seu Plano de Sustentabilidade o festival anunciou em 2021 um conjunto de metas a alcançar até 2030, concentradas em 6 temáticas fundamentais: educação, sistemas alimentares, alterações climáticas, economia circular, inclusão e pluralidade. São elas:

– Formar 100.000 pessoas: oferecendo, todos os anos, cerca de 200 horas de formação. O objetivo passa, também, por promover estágios no festival para pessoas em situação de carência económica e social, dando uma perspetiva de futuro e preparando-os para o mercado dos eventos;

– Ser um evento para todos, 100% acessível, inclusivo e plural, disponibilizandoacessos, serviços e plataformas adaptadas;

– Melhorar o envolvimento de todas as partes interessadas, ao envolver e premiar 100% dos stakholders na política de sustentabilidade do Rock in Rio;

– Melhorar as condições de segurança, saúde e bem-estar de todos os envolvidos no evento, garantindo, além da legislação, uma preocupação constante com o descanso, alimentação e hidratação de toda a equipa;

– Ser um evento lixo zero em todas as edições (0% dos resíduos para aterro), considerando que esta meta foi já alcançada na edição de Lisboa;

– Ser um evento com zero desperdício alimentar em todas as edições. Para isso, o Rock in Rio doou já 55.000 refeições, recolheu 568 toneladas de orgânico para fertilizanete e separou 9 toneladas de óleo de cozinha.

Ainda na área da alimentação e bebidas, o Rock in Rio vai reforçar a sua conduta sustentável. Assim, além das ações já levadas a cabo desde edições anteriores, o festival vai também incentivar o uso de produtos nacionais e a contratação de fornecedores locais e promover o uso de produtos sazonais. Além da doação de alimentos no final do evento e encaminhamento dos resíduos orgânicos para compostagem, é ainda promovida a utilização da “dose certa” pelos Chefs, para evitar desperdício.

Outras medidas que o festival já adota e se manterão/serão reforçadas esta edição:

  • Realizar e monitorizar uma correta e cada vez mais exigente gestão de resíduos, passando pela separação dos orgânicos para compostagem, óleos alimentares, plásticos, ECAL, alumínio das latas, vidro, papel e desviando 100% dos resíduos de aterro;
  • Manter a utilização dos copos reutilizáveis, produzidos através de plástico 100% reciclado e que passam, agora, a ser carbono zero;
  • Proibir palhinhas normais e palhetas de plástico, bem como embalagens primárias;
  • Incentivar a economia circular entre os parceiros na Cidade do Rock;
  • Substituir todos os post mix utilizados em zonas de bar por latas, cujo alumínio é 100% reciclável;
  • Garrafa de água será de plástico 100% reciclado;
  • Melhorar sinalética dos contentores de lixo, tornando-se mais visual e intuitiva;
  • Promover no recinto uma campanha de recolha para correto encaminhamento para reciclagem.

A doação de materiais no final do evento é uma medida que continua implementada. Assim, e para contribuir para a circularidade dos materiais, o Rock in Rio disponibiliza uma base de dados com todos os materiais com maior representatividade dentro da Cidade do Rock e coloca à disposição para qualquer entidade que deseje recolher no fim do evento.

Plano de Mobilidade  

A organização do Rock in Rio Lisboa apresenta, também, o seu Plano de Mobilidade para esta edição: a iniciativa #EuVouDeTransportes convida todos os que se deslocam até à Cidade do Rock nos dias do festival a optarem por alternativas mais sustentáveis, reduzindo assim a sua pegada carbónica.

O Plano de Mobilidade resulta do esforço coletivo do Rock in Rio e de nove parceiros de mobilidade: Abreu, BUSUP, Carris, CP, Fertagus, Metro, Rede Expressos, TTSL – Transtejo Soflusa e Uber. Pontos especiais de recolha e largada de passageiros com a Uber e a BusUp; horários alargados e mais flexíveis na FERTAGUS e CP; preços especiais na CP-Urbanos, Intercidades, Regional, InterRegional, Comboio Especial, FERTAGUS, TTSL – Transtejo Soflusa e Rede Expressos; e pacotes combinados transporte + bilhete Rock in Rio Lisboa na Abreu, CP e Rede Expressos são algumas das opções disponíveis.

O último concerto do Palco Mundo termina à 00h30, antes do encerramento do Metro, garantindo assim que todos os que preferirem este método de transporte poderão continuar a fazê-lo, sem perder o espetáculo principal.

App Oficial Rock in Rio Lisboa

Com a aplicação oficial do Rock in Rio Lisboa, os visitantes terão acesso ao line-up dos diferentes palcos, respetivos horários dos concertos, poderão ainda montar a sua própria agenda e obter ainda informações importantes sobre as diferentes experiências disponíveis.

Feita a pensar nas horas imperdíveis de experiências que a Cidade do Rock proporciona desde cedo, todos os que estarão presentes na Cidade do Rock podem ir marcando as atividades que consideram imperdíveis, construindo já o seu circuito pessoal na aplicação que, no dia do evento, os lembrará de cada espetáculo/agendamento que fizeram.

Imagem: DR.

Atualidade

31ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião chega ao fim

Balanço extremamente positivo para o Município

Publicado

on

A festividade por excelência de Santa Marta de Penaguião terminou no dia 2 de agosto, terça-feira, com um balanço extremamente positivo para a organização.

Cinco dias de comemoração que ficaram marcados pelo lançamento da nova marca do Município: Santa Marta de Penaguião – Berço D’Ouro, simbolizado numa Pena.

Segundo o executivo municipal, “todos nós somos Douro e de Ouro somos todos nós”. Como tal, ao longo dos dias da celebração, personalidades D(e)Ouro foram distinguidas. No Miradouro D’Ouro Vivo foi feito o reconhecimento a todos os penaguienses que trabalharam na Casa do Douro.

Para além destes penaguienses, foi igualmente feita uma homenagem aos trabalhadores da vinha, os que trabalharam e trabalham na vinha durante todo o ano, delineando a paisagem do seu Douro que tanto os caracteriza. “Trabalho que não é reconhecido, mas que deve ser considerado como uma honra e orgulho”, sublinha o Município.

“O empenho do executivo municipal penaguiense em defender e promover o Douro, bem como em dignificar o trabalho da vinha” foi reforçado com o desafio lançado a todos os “bons” homens e mulheres do Douro, presidentes de Câmara da CIMDOURO e demais entidades presentes nas comemorações do feriado municipal, para assinarem uma carta de compromisso que será enviada para onde possa provocar reação.

Ainda no âmbito das homenagens e reconhecimentos, a 31ª edição da Semana Cultural fica, também, marcada pela atribuição dos primeiros Prémios Solidarius a 6 alunos do agrupamento de escolas que se destacaram, no presente ano letivo, pelo seu trabalho em prol da entreajuda e solidariedade para com os colegas. O associativismo concelhio também esteve em destaque no último dia, com o reconhecimento feito a penaguienses que marcaram a Cultura de Santa Marta de Penaguião, a agora denominada Cultura D’Ouro.

Para além do lançamento da nova marca, a Semana Cultural contou com o tradicional cortejo etnográfico, o espetáculo piromusical, a noite de cantares e de folclore, o desporto, a gastronomia, a demonstração de artes e ofícios, entre muitos outros momentos dignos de visita.

Uma edição que mereceu os mais alargados elogios de quem por lá mora e/ou passou.

Foto: CMSMP.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

Publicado

on

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia vai celebrar, no próximo dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo diversas atividades culturais e desportivas às crianças e aos jovens portadores do Cartão Anadia Jovem.

Neste dia, o Município de Anadia dará a oportunidade às crianças e jovens de usufruírem, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos de cultura e de desporto da autarquia. A comemoração da efeméride será, também, aproveitada para dar a conhecer o programa da Semana da Juventude que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro.

Nas Piscinas Municipais, os portadores do Cartão Anadia Jovem terão entrada gratuita. O Cineteatro Anadia exibirá, pelas 21h00, o filme “Que mal fizemos todos a Deus”, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos, residentes no concelho. O Museu do Vinho Bairrada terá também entrada gratuita para jovens até aos 30 anos, residentes no concelho.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Empresa de Felgueiras adota medidas para fazer face à crise energética

“Nós estamos a poupar energia. Você também pode!”, salienta a Login Alpha

Publicado

on

Enquanto cresce o receio de uma crise energética na Europa e o governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia que deverá ser conhecido no final do mês, a Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar já algumas medidas.

A Login começou por cortar na iluminação e no ar condicionado: metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está, agora, regulado em 27 graus. Os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deve deixar equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados. O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos. Sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas. “E estamos todos de bom humor!”, diz a empresa.

“São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia a dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, disse Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha. “Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia a dia”, sublinhou.

“Uma Agência de Marketing Digital que compreende a Indústria da Moda”, é assim que a Login se define. A empresa, que nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação: gestão de redes sociais, publicidade digital, webdesign, branding, assessoria de comunicação. A agência foi criada para responder às necessidades das marcas e fabricantes da Indústria da Moda em busca de soluções de valor acrescentado no mundo online.

Foto: LA.

Continuar a ler

Mais lidas