Connect with us

Atualidade

“Rei das imitações” anima 900 antigos alunos da Universidade do Minho

Publicado

on

Cerca de 900 antigos estudantes da Universidade do Minho (UMinho) juntaram-se na noite de sábado para o Encontro Caixa Alumni, que vestiu de gala o campus de Gualtar, em Braga. A sétima edição da iniciativa teve uma afluência recorde e incluiu a atuação do artista e imitador Fernando Pereira, bem como do cantor folk Pedro Melo e do DJ Moura. Houve ainda cocktail, sete ilhas de degustação de ex-alunos, área de selfies, jantar volante e projeções multimédia.

O tema geral foi “ReencontrUM”, evocando o desejo de convívio e partilha, após dois anos de pandemia, referiu o reitor Rui Vieira de Castro. A UMinho cresceu, tem 20.000 alunos e 3000 professores, investigadores e técnicos nos polos de Braga, Guimarães, Famalicão e, em breve, Esposende e Arcos de Valdevez, respondendo ao desenvolvimento social e económico da sociedade”, frisou. A UMinho faz 50 anos em 2024 e está nas 500 melhores universidades do mundo, o que espelha o que foi e é capaz de fazer como construção coletiva, desde as pessoas que a constituem às múltiplas entidades que servem de base ao seu sucesso no país e no mundo, acrescentou.

Rui Vieira de Castro com alguns dos convivas (Foto: DR)

Vítor Dias foi dos primeiros a chegar ao evento. Tinha já sido dos primeiros alunos da UMinho, com o cartão nº 69, ao cursar Engenharia Metalomecânica em 1975 no edifício da Reitoria, tendo os professores Maia, Correia e Romero, entre outros, disse. Nascido em Vieira do Minho há 67 anos, trabalhou na agricultura, joalharia e hotelaria, correu mundo como comissário de bordo nos aviões da Braniff e Varig e viveu 30 anos no Rio de Janeiro e 16 em Paris, contou. “Sinto-me como Fernão de Magalhães… aposentei-me agora e estar aqui é voltar às origens”, sorriu do varandim da tenda improvisada sob o jardim do campus.

Fernando Pereira tem 40 anos de carreira e é um imitador nato. “Faço as vozes do passado, as de hoje e farei, em cadeira de rodas, as famosas do futuro”, brincou. No pavilhão desportivo do campus, interpretou, nas duas horas de concerto, 50 temas de várias épocas e estilos, por vezes em medley. Aos dez minutos, o clássico “Perfume Patchouly” arrancou com coros do público, mãos e luzes de telemóvel no ar, o videoclipe a passar ao fundo, a bailarina Tiffany com trompete a fingir e o artista ao centro a transpirar trejeitos e emoções. O reportório foi cruzando desde Pavarotti, Variações, Madonna, Lady Gaga, Prince, Tina Turner e tantos outros, além dos recentes Imagine Dragons ou Ed Sheeran. O artista trouxe, ainda, os seus originais “Ao domingo os namorados” e “Mais oui c’est ça”, fechando a heterofonia com “The final countdown” (e o público a saltar), ”We are the world” e “Con te partirò”.

Fernando Pereira durante a sua performance (Foto: DR)

Esta edição teve a parceria da Caixa Geral de Depósitos, além do GRUPO DST, MULTITENDAS, CASAIS, BRAGALUX, LEICA, ACCENTURE, BALANÇAS MARQUES, BDO, BELISOTEX, CACHAPUZ, CELOPLÁS, CONTINENTAL ENGINEERING SERVICES, DELOITTE, FUJITSU, F3M, GARCIA GARCIA, LKCOM, PRIMAVERA, SUPER BOCK e TRIFORMIS. Contou, ainda, com o apoio dos municípios de Braga, Guimarães e Famalicão e da Capital do Móvel – Paços de Ferreira. O Encontro Caixa Alumni já teve lugar no Largo do Paço, Mosteiro de Tibães, Escola Secundária Sá de Miranda (todos em Braga), Paço dos Duques de Bragança e campus de Azurém da UMinho (ambos em Guimarães).

Fotos: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas