Connect with us

Atualidade

Quinteto da Universidade do Minho com cinco prémios internacionais num ano

Publicado

on

O Quinteto Sinestesia, formado por Andreia Castro, Emanuel Silva, Inês Ferreira, Jorge Sousa e Pedro Travanca, alunos de Música da Universidade do Minho (UMinho), foi distinguido em cinco concursos internacionais no último ano. Venceu a Moscow Music Competition (Rússia) e a France Music Competition (França), obteve o 2º lugar na Odin Music Competition (Irlanda) e o 3º lugar na Mark and Pioneer Music Competition (EUA) e, ainda, a menção honrosa na School of Culture and Art Competition (Suíça), sempre na categoria “Música de câmara – 19 a 22 anos”. Os eventos decorreram online, face ao contexto pandémico.

“Em Portugal, há, por vezes, a ideia de não termos excelência musical, por isso não se vai tanto a concursos lá fora. Mas quisemos arriscar e de facto fomos laureados em cada prova em que estivemos, reconheceram a nossa qualidade, personalidade e sonoridade própria entre grupos de todo o mundo”, diz Pedro Travanca. Foi este fagotista a juntar os colegas há dois anos. “Sempre nos demos bem e quisemos aplicar em conjunto o que fazíamos individualmente na UMinho”, nota. Música de câmara porquê? “É mais íntima e permite mostrar melhor o que cada um sabe e sente”, frisa.

Para o colega Emanuel Silva, “os prémios são excelentes para começar”, mas também, “fruto de muito trabalho, de longos ensaios, de ouvir opiniões e de ter bons docentes, vários deles nasceram, estudaram e tocaram pelo mundo”. Para cada concurso era reservado um dia de gravações. “Focávamo-nos a sério e tentávamos melhorar a cada take, adaptando-nos a especificidades como o número de peças e o reportório”, explica o trompista. Por exemplo, arriscando originais para quinteto de compositores como Cambini e Briccialdi. A próxima etapa é o Prémio Nacional Jovens Músicos, sendo a primeira eliminatória em março, agora ao vivo: “A pressão faz parte e sabemos lidar com isso, como quando atuamos como membros da Orquestra da Universidade do Minho”.

O Quinteto Sinestesia – o nome evoca a interação dos cinco sentidos humanos – une Andreia Castro (oboé, de Ovar), Emanuel Silva (trompa, de Póvoa de Lanhoso), Inês Ferreira (flauta transversal, de Vizela), Jorge Sousa (clarinete, de Ponte de Lima) e Pedro Travanca (fagote, de Gaia). Concluíram a disciplina de Música de Câmara com 20 valores, sob orientação do professor e maestro Vítor Matos.

Mais 11 alunos da UMinho premiados

Há mais alunos de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho que se superaram no último ano em vários países. No piano, Pedro Ferreira venceu, a solo +18 anos, a Moscow Music Competition (Rússia) e a Valencia Awards – Winter (Espanha), enquanto Maria João Sá Lemos obteve o Audience Award em +18 anos na Rocky Mountain Competition (Canadá) e, na categoria 20-22 anos, a Platinum Medal na International Music Competition (Canadá). João Miguel Barroso Dias venceu o 2º prémio da categoria 19-25 anos no Magic Muse (Rússia) e no Concurso Internacional de Música da Suíça. Já Sílvia Ferreira trouxe a menção honrosa em 18-26 anos da Franz Liszt Center International Competition (Espanha).

No violino, Francisco Pinto venceu em nível superior o VI Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, no qual o colega Alexandre Arutyunyan foi segundo em nível juvenil, mas que depois venceu o Grande Prémio InMusic de Sopros e Cordas, também em Portugal. Mariana Fernandes foi, igualmente, laureada com a Melhor Interpretação no Concurso Internacional de Violino Alexei Gorohov (Ucrânia). Na percussão, João Pedro Lourenço e Bernardo Rosado Cruz triunfaram, ex-aequo, no 4° Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea da Guarda.

Nos sopros, Jorge Sousa (Quinteto Sinestesia) foi terceiro na Tiziano Rossetti International Competition (Suíça) e o saxofonista Tiago Fernandes foi segundo no Grande Prémio de Música Lions Portugal, tal como o trompetista Bruno Pinheiro Almeida a solo – nível 5, no Concurso Internacional de Trompete da Póvoa de Varzim.

Foto: UMinho.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas