Connect with us

Atualidade

Quase 250 alunos dão início ao curso da 42 em Lisboa e no Porto

Publicado

on

São 244 no total, 127 em Lisboa e 117 no Porto, os alunos de mais de 10 nacionalidades, que começam hoje o curso da 42 nas duas cidades portuguesas. De eletricistas a jogadores de ténis profissional, passando por chefs e consultores imobiliários, cerca de 70% tinham pouca ou nenhuma experiência em programação. Para chegarem à fase de kick-off, os novos alunos foram bem-sucedidos nos testes online e no bootcamp de 26 dias, onde aprenderam as bases de programação.

A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo (com mais de 15 mil alunos em 26 países), oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores.

Nesta escola aprende-se, de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência.

“Este é o sétimo kick-off da 42 em Portugal, onde a escola caminha a passos largos para atingir os mil alunos, menos de três anos desde a abertura de portas no nosso país. Este crescimento revela a enorme procura das empresas por profissionais ligados à programação e à tecnologia e a confiança e credibilidade que este modelo de ensino pioneiro e em constante inovação está a conquistar na sociedade portuguesa. Desejo aos novos alunos as maiores felicidades e empenho máximo no curso que agora iniciam, e que o mesmo possa resultar na concretização das suas aspirações profissionais e pessoais”, destaca Pedro Santa Clara, Diretor da 42 em Portugal.

Desde que abriu portas em Portugal, a 42 já soma 7 kick-off, +500 alunos, mais de 36 mil candidatos registados, 12 Piscines em Lisboa e 5 no Porto, onde chegou em junho de 2022.

O programa da 42 é 100% gratuito (as propinas são totalmente pagas por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12º ano concluído.

As candidaturas estão abertas 365 dias por ano em Lisboa [ndr: foto de destaque] e no Porto através dos links https://apply.42lisboa.com/ e https://apply.42porto.com/ .

Como funciona?

Para aceder ao curso da Escola 42 é necessário passar dois testes online e completar um bootcamp de 26 dias intensivos nas instalações da 42, em que os candidatos aprendem as bases de programação e descobrem se esta é a escola ideal para eles.

O curso da 42 é partilhado nas mais de 40 escolas em todo o mundo. Demora entre 12 e 18 meses a concluir, caso o aluno dedique cerca de 40h semanais ao programa. Depois disso, mergulha na sua primeira experiência profissional.

Posteriormente, os alunos podem começar a sua Especialização, altura em que decidem quais as áreas que mais lhes interessam e que querem explorar. Mais uma vez, e para que depois recebam um certificado de especialização, terão que fazer uma experiência profissional em que coloquem em prática toda a aprendizagem.

A metodologia de aprendizagem assenta numa experiência project-based e peer learning, que é muito enriquecida pela experiência presencial dos alunos no Campus.

Complementado com as experiências profissionais exigidas no final de cada etapa, o curso e especialização da 42 preparam os alunos de uma forma prática, promovendo o desenvolvimento das competências do futuro.

Todos os parceiros da 42 têm acesso a uma plataforma onde podem divulgar ofertas de emprego para os alunos de toda a rede 42, e não apenas para os do Campus da sua cidade/país.

A 42 em Portugal

A idade média dos alunos da 42 em Portugal é de 27 anos, com idades compreendidas entre os 17 e os 57. São 25 as nacionalidades dos alunos, tais como os perfis são muito diferentes, mas têm em comum o facto de verem na programação uma oportunidade para as suas carreiras. Jovens que terminaram o ensino secundário, alunos universitários, profissionais das mais variadas áreas: Personal Trainers, Motoristas, Chefs, Canalizadores, Pilotos, Militares, Médicos, Engenheiros, Bartenders, Polícias, Profissionais de Limpeza, Advogados, Músicos, farmacêuticos, entre muitos outros.

Em Lisboa, a 42 tem o apoio dos parceiros fundadores FUNDAÇÃO SANTANDER PORTUGAL, VANGUARD PROPERTIES, FIDELIDADE e REFORMOSA, bem como da BI4ALL, MERCEDES-BENZ.IO, OBSERVADOR, DST GROUP, BA GLASS, CASA RELVAS, NTTDATA, HUAWEI, KPMG, AXIANS, SALTPAY, SUL ACCOUNT, THE CLAUDE AND SOFIA MARION FOUNDATION, Família Alves Ribeiro, Rita e Filipe Botton e FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES.

Já no Porto, conta como parceiros fundadores com a CRITICAL TECHWORKS e a SALTPAY, e tem, ainda, o apoio de AMORIM, BA GLASS, ECOSTEEL, SODECIA, SOGRAPE, SONAE, PROZIS, VICAIMA, João Nuno Macedo Silva e CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO.

O apoio dos mecenas revela uma aposta de empresas e individuais num modelo de educação mais inclusivo e mais tecnológico.

Foto: 42.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas