Connect with us

Atualidade

Quais os valores essenciais para a cultura de uma empresa?

A TAB – The Alternative Board, apresentou, num evento em Aveiro, o método implementado pela organização – CALIBRE

Publicado

on

A TAB – The Alternative Board, o maior franchising do mundo de desenvolvimento estratégico empresarial, realizou na passada quinta-feira, dia 15 de junho, o kick-off na região de Aveiro, um evento único, com um modelo de networking diferente e alternativo, onde se discutiram temas relacionados com os valores essenciais na cultura Empresarial.

“Cultura e valores empresariais…ouvimos muito estas palavras em contexto laboral. Foi por isso que decidimos avançar com este evento em Aveiro, porque temos notado que é um tema que suscita algumas dúvidas nos nossos Boards Consultivos”, começa por explicar Rita Maria Nunes, Country Manager da TAB Portugal.

Os facilitadores TAB têm notado nos empresários da região, assim como em tantos outros por todo o país, que há dificuldade em separar os valores pessoais dos empresariais e, posteriormente, em implementar estes últimos na empresa e nos funcionários.

“A conclusão a que chegámos em conjunto, tanto na conversa descontraída em que tivemos a perspetiva de Fernando Batista, Diretor Geral da Do It On Agency, como no Happy Hour Empresarial que se seguiu, é que os empresários e os seus funcionários não têm de estar de acordo relativamente a todos os valores. Têm, sim, de chegar a um entendimento para que se percebam ambos os pontos de vista e se chegue a um consenso que beneficie empresa, líder e colaborador”, acrescenta a responsável.

Na TAB, o consenso é o termo CALIBRE, uma cultura de valores empresariais que se tem vindo a desenvolver e implementar, sendo praticada pela organização em todo o mundo de forma consistente. Mas o que significa então o termo?

– C – Community (Comunidade): Quem melhor para nos dar o apoio do que quem trabalha diariamente ao nosso lado? Tornar-se membro da grande comunidade que é a TAB permite-nos tirar partido da experiência, dos êxitos e até dos erros para aumentar consideravelmente a possibilidade de sucesso.

– A – Accountability (Responsabilidade): Não ter de dar satisfações a ninguém…a liberdade suprema e o verdadeiro teste de um empresário. A adesão à TAB dá-nos colegas que esperam que façamos aquilo que nos comprometemos a fazer. E é uma parte necessária do nosso crescimento como players no mercado de trabalho.

– L – Lifelong Learning (Aprendizagem Contínua): As empresas têm de ser proativas para sobreviver, pois o panorama empresarial está em constante mudança. Aprender algo novo diariamente é uma das chaves para o sucesso.

– I – Innovation (Inovação): A inovação é a chave para prosperar, e até para manter uma empresa viva. A disrupção está em todo o lado, em todos os setores, e a única forma de seguir em frente é seguindo a inovação. Esta é uma crença fundamental na TAB e esforçamo-nos por explorar formas de nos mantermos a par da inovação e de a aproveitarmos.

– B – Belief (Propósito): Quando pensamos em criar uma empresa, pensamos em nós próprios, na nossa família em contribuir para uma melhoria da sociedade. Esta crença no bem maior como um subproduto de ser um bom homem de negócios é uma filosofia que os nossos empresários TAB partilham e desfrutam… tornando cada dia mais significativo.

– R – Respect (Respeito): Um dos desejos fundamentais do ser humano é dar e receber respeito. Os gestores de empresas que pertencem à TAB esforçam-se por melhorar as suas empresas como sinal do respeito que têm por si próprios, pelos seus funcionários, pelas suas indústrias e pelas pessoas que os rodeiam – incluindo os colegas membros dos Boards Consultivos.

– E – Excellence (Excelência): A excelência é o culminar de tudo o que fazemos, do esforço que realizamos diariamente e dos valores que defendemos.

Se tem uma PME e está a enfrentar problemas relacionados com a implementação dos valores da empresa, a TAB pode ajudá-lo a criar um plano estratégico exequível, sob a orientação de um facilitador qualificado, para voltar a colocar o seu negócio no caminho certo e cumprir os seus objetivos.

Foto: TAB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas