Connect with us

Atualidade

PSP organiza seminário “Proteção das vítimas de violência doméstica – A Polícia num trabalho multidisciplinar”

Publicado

on

No próximo dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, designado pela ONU em 1999 para alertar a sociedade para a violência contra as mulheres, nomeadamente a que ocorre no seio familiar.

A violência conjugal representa, na sociedade portuguesa, um crime com grande peso, tanto no que concerne ao número de denúncias como ao número de detenções de pessoas suspeitas de praticarem este tipo de violência.

Neste contexto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) organiza, amanhã, dia 24 de novembro, um seminário subordinado ao tema “Proteção das vítimas de violência doméstica – A Polícia num trabalho multidisciplinar”. O evento, que decorre entre as 10h00 e as 13h00, poderá ser acompanhado presencialmente pelos órgãos de comunicação social e, pela plataforma Teams, por todos os cidadãos (mediante inscrição prévia para seminario@psp.pt). Poderão ser colocadas questões aos palestrantes, via chat, como será esclarecido na sessão de abertura.

Neste seminário, em que serão intervenientes as personalidades e abordadas as temáticas que constam do anexo, a Polícia de Segurança Pública “pretende contribuir para a melhoria da articulação entre os intervenientes na prevenção e mitigação dos efeitos deste tipo de criminalidade e, simultaneamente, contribuir para a consciencialização da sociedade para a absoluta necessidade de este crime merecer a total reprovação de todos, seguida da imediata sinalização à PSP de qualquer suspeita neste âmbito, desencadeando uma averiguação cabal que promova, de imediato, a proteção da(s) vítima(s)”, conforme salienta em comunicado.

Programa do Seminário (Imagem: PSP)

Imagens: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas