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PSP e o Programa EUSOUDIGITAL celebram protocolo

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A Polícia de Segurança Pública (PSP) já é parceira ativa do Programa EUSOUDIGITAL – Programa de Capacitação Digital de Adultos.

O protocolo de cooperação foi assinado, ontem, pelo Diretor Nacional Adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, Superintendente-chefe Constantino José Mendes de Azevedo Ramos e pela Coordenadora do Programa EUSOUDIGITAL, Elisabete Macieira. Define as bases de uma relação institucional entre a PSP e o Programa EUSOUDIGITAL, cujo propósito é promover a capacitação digital de centenas de milhares de adultos em Portugal até ao final de 2023, apoiada numa rede de milhares de voluntários e de mais de uma centena de Centros EUSOUDIGITAL a nível nacional.

“No mês em que se assinalam, simultaneamente, o Mês das Competências Digitais e o Dia do Idoso, é importante atuarmos sobre a iliteracia digital em Portugal, porquanto potencia a marginalização de importantes segmentos da população, nomeadamente por não conseguir aceder a um conjunto de serviços já facilmente disponíveis online e, adicionalmente, cria condições para a vitimização em tipos específicos de crime, principalmente entre as pessoas das gerações que tomaram conhecimento do mundo digital já em idade adulta”, sublinha a PSP.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de comunicações (ANACOM), Comissão Europeia e Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal é o quarto país da UE em que a iliteracia digital é a principal razão para que as pessoas não acedam à internet: 18% de pessoas nunca a utilizaram, contra os 9% da média europeia; 50% das pessoas em Portugal utiliza sites de partilha de conteúdo multimédia, blogues ou ferramentas de partilha de conhecimento baseadas em wikis (53% na UE) e também se utiliza menos internet banking (47% para 57%).

A crise pandémica registada em 2020-2022 levou a que muitas pessoas recorressem ao mundo digital para contornar o isolamento, por vezes, com diminuto apoio e por iniciativa própria. Embora (altamente) louvável, poderá ter contribuído para o aumento dos casos de criminalidade registada pela PSP neste domínio, principalmente, entre este segmento populacional, a que urge responder ativamente. A PSP, no ano de 2021, registou quase 900 denúncias do crime de burlas informáticas e nas comunicações a cidadãos com mais de 65 anos, fenómeno que tem aumentado ao longo dos últimos anos.

“A PSP, naturalmente, acompanha esta realidade e implementa diversas estratégias de contenção e minimização deste problema. Se já o fazemos em contexto de escolaridade obrigatória, nos últimos 5 anos foram mais de 9000 ações escolares de âmbito digital, consideramos crucial levarmos mais longe esse trabalho e, igualmente importante, trabalhar em parceria”, salienta.

“A nossa aposta no policiamento de proximidade, já com várias décadas de experiência, hoje, tem de ser transportada cada vez mais para o mundo digital, apoiando as pessoas a interagir com segurança neste domínio e prevenindo a prática de crimes”, continua.

Este programa está disponível a todos os cidadãos com pouco ou nenhum contacto com a internet, em particular os adultos com mais de 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao seu quotidiano, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades sociais e de emprego.

Pretende, ainda, combater o isolamento através do acesso a ferramentas digitais de comunicação, como pesquisas online e utilização de redes sociais, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança e privacidade.

Neste contexto, 397 Polícias afetos ao policiamento de proximidade a nível nacional já integram o corpo de mentores, apoiando ativamente a causa de promoção da capacitação digital segura da comunidade sénior, apoiando-a no recurso às novas tecnologias e alertando-os para os perigos associados à sua utilização (cibercriminalidade), prevenindo a sua ocorrência.

É nesta qualidade de mentores/voluntários que integraram a operação A Solidariedade não tem Idade, apoiando cidadãos com mais de 65 anos a interagir no mundo digital. Nestes 10 anos de operação, da qual se pretende sinalizar pessoas idosas em situação de risco e ou a necessitar de apoio (de qualquer ordem) para manutenção de um nível de vida condigno, a PSP sinalizou cerca de 12 000 idosos, dos quais 10 440 em risco e 10 081 foram encaminhados de imediato para instituições de apoio. Das sinalizações realizadas verificam-se que maioritariamente são situações de falta de autonomia, falta de acompanhamento médico ou familiar e por isso uma ausência de rede de contactos e por fim pessoas que foram sujeitas a qualquer tipo de violência ou vítimas reiteradas de crime.

“A interação contínua da PSP com a população, o nosso conhecimento das realidades sociais, a nossa permanente disponibilidade para a interação com cada potencial aluno, contribuirão para que o programa alcance uma importante projeção para que a sociedade portuguesa atinja os resultados desejados de literacia no âmbito digital”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

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Miguel Barbosa, Francisco Ferreira e Filipe Castro vencem a 5ª edição do Minho Young Chef Awards

Com Ovo de Prisco, Cabrito em massa folhada e um cocktail de vinho verde, numa final decorreu a 26 de novembro na Expolima, em Ponte de Lima e que contou com 25 alunos de 12 escolas minhotas competiram no MYCA 2022.

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Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde; Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende, são os grandes vencedores da 5ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Pastelaria, Cozinha e Bar/Sala.

Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, conquistou o júri, presidido pelo Chef António Alexandre, com a sobremesa “Ovo de Priscos”; Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, na categoria de Cozinha, impressionou com o seu “Cabrito envolvido em massa folhada, com cenouras e cogumelos acompanhado de um puré de maçã porta da loja” e, finalmente, na categoria de Sala/Bar, Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende, foi o grande vencedor com um cocktail de vinho verde.

Nas meias-finais, que decorreram nos dias 22 e 23 de novembro, participaram 25 alunos, das 12 escolas inscritas da região do Minho. O júri presidido pelo Chef António Alexandre, Chef Executivo do Lisbon Marriott Hotel, foi constituído pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado do MYCA, Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala & Bar, e ainda, por Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e pelo jornalista Rui Miguel Graça.

Esta iniciativa foi promovida pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima. Esta iniciativa teve como objetivo promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e os produtos locais.

O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.

Esta iniciativa foi apoiada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto PA9. Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento da EEC PROVERE Minho Inovação.

Foto: DR.

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Anadia: Assembleia Municipal aprova 1ª revisão da Carta Educativa

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A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, na passada sexta-feira, 25 de novembro, a 1ª Revisão da Carta Educativa do Município, depois de a mesma ter recebido os pareceres favoráveis do Conselho Municipal de Educação de Anadia e do Ministério da Educação.

Este documento é um instrumento fundamental de planeamento e ordenamento de edifícios e equipamentos educativos, de acordo com as ofertas de educação e formação, assente num diagnóstico completo e participado por parte de todos os parceiros educativos.

A revisão da Carta Educativa, além de cumprir o legalmente estabelecido em termos de tempo de vigência da presente Carta Educativa do Município de Anadia, pretende dar resposta a possíveis desconformidades da atual oferta de rede escolar, através de observação e análise de indicadores demográficos, sociais e educacionais. O documento pretende ainda estabelecer linhas de desenvolvimento a seguir, no presente e no futuro, identificando as medidas que devem ser tomadas para melhorar a resposta a todos os processos de natureza educativa.

O plenário aprovou também a proposta de autorização para assunção de compromisso plurianual, e de aditamento ao Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências do Serviço Público de Transporte de Passageiros, celebrado entre o Município de Anadia e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Foto: CMA.

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Inês Tralha apresenta método único de ensino do Surf

Pioneira na criação de uma escola de surf profissional em Portugal, a academia “Good Surf Good Love”, a treinadora apresenta um método de ensino único e personalizado, desenvolvido a partir da biomecânica e da neurociência

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Reconhecida em Portugal como uma referência do surf no feminino, Inês Tralha rapidamente ganhou projeção na sua trajetória no desporto. Tendo conquistado o primeiro lugar no campeonato nacional de surf feminino em 2000, foi também uma das primeiras atletas a competir numa equipa com um patrocínio (SIEMENS MOBILE), além de pioneira na criação de uma escola de surf profissional em Portugal, a Good Surf Good Love, atualmente em Peniche e em Santa Cruz, procurada por atletas, amantes do desporto e até curiosos do mundo inteiro.

Com mais de 20 anos de experiência dentro e fora de água, a treinadora profissional de surf reúne um conhecimento invejável na área, o que a levou a criar uma metodologia de ensino personalizada e única no setor, o METSIT – Método de Ensino e Treino de Surf Inês Tralha. Trata-se de uma técnica desenvolvida com base nas raízes da biomecânica e da neurociência, mas que, principalmente, leva em consideração as características e necessidades específicas de cada aluno, ao contrário da massificação que há no mercado relativamente às escolas de surf.

“Há algo de muito intuitivo no surf, mas também de muito técnico. Aprendi isso desde cedo, especialmente durante os meus treinos. Afinal, embora o mar não seja sempre igual, existe um padrão constante na forma como as ondas quebram. E foi este mesmo pensamento que me ajudou a desenvolver o meu método”, conta Inês Tralha que, entre as suas referências, consulta livros de peso na área, como “Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano”, “Neuroscience for Learning and Development” e “Peak – The New Science Of Athletic Performance That Is Revolutionizing Sports”.

Licenciada em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona e com uma Pós-Graduação em Surf pela Faculdade de Motricidade Humana, a treinadora de surf conjuga um tipo de conhecimento mais científico com as especificações de cada aluno, desenvolvendo assim um ensino altamente personalizado e rigoroso a partir uma bateria de testes que definem os focos de atenção na aprendizagem.

“O meu método de ensino é muito mais personalizado, focado e detalhado do que é encontrado no mercado, indo ao encontro das necessidades, características e histórico específicos dos alunos. Faço questão de observar e registá-los enquanto praticam. Consigo detetar o que tem de ser ajustado, o que pode ser melhorado, adaptando o treino em específico para aquela situação em particular. Muitas vezes são detalhes muito pequenos, mas que fazem toda a diferença, assim como perceber os hábitos que trazem de outros desportos que praticam, ou praticavam anteriormente, para reconstruirmos novas habilidades a partir deles. Daí a importância de eu os conhecer em particular e com profundidade”, acrescenta.

A preocupação da treinadora de surf passa por apresentar um cuidado imenso com o processo de aprendizagem, principalmente nos adultos. “Sempre fui apaixonada por biomecânica, fisiologia do esforço, teoria e metodologia do treino, cinesiologia e didática. Mas, mais recentemente, o meu foco de estudo tem sido na área da neurociência, pois eu queria entender como realmente funciona o processo químico da aprendizagem. Na universidade, aprendi tudo sobre as várias etapas do desenvolvimento e da adaptação motora e cognitiva das crianças, mas não nos ensinaram sobre o processo de aprendizagem dos adultos, algo extremamente importante para poder disponibilizar aulas de surf com excelência”.  

Sobre a “Good Surf, Good Love

Localizada na Praia do Baleal, em Peniche, um dos principais spots do surf em Portugal, a academia “Good Surf, Good Love”, fundada pela treinadora e surfista Inês Tralha, está aberta ao público o ano inteiro, com vários programas disponíveis, que abrange desde atletas de alta competição, a iniciantes e curiosos do desporto, com idades que podem variar entre os 6 e os 60 anos. Com uma metodologia única no mercado, esta academia de surf recebe alunos de todo o mundo, que a procuram especificamente pelo método de ensino criado por Inês Tralha, já conhecido a nível mundial.  A “Good Surf, Good Love” é a representação de Inês Tralha no seu estado mais puro: fiel à cultura e ao estilo de vida do surf.

Foto: DR.

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