Connect with us

Atualidade

PSP assinala 147º Aniversário do Comando Distrital de Viseu

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinala, amanhã, o 147º aniversário do Comando Distrital de Viseu.

A área de responsabilidade territorial do Comando Distrital de Viseu compreende as cidades de Viseu e Lamego. De acordo com os Censos 2021, estas cidades têm 46 697 e 12 073 habitantes, respetivamente, cuja segurança é da responsabilidade da PSP.

A Polícia de Viseu tem vindo a intensificar a sua comunicação externa, nomeadamente com os Órgãos de Comunicação Social (OCS) e, consequentemente, com os cidadãos em geral, sendo que a comunicação de excelência assume um papel primordial no alcance dos objetivos da PSP no que respeita a servir a população. É também dever da PSP informar os cidadãos do vasto serviço público prestado na continuação das várias atividades diárias, com o intuito de lhes poder transmitir um sentimento de segurança, especialmente em relação ao meio onde residem.

Ainda no âmbito da comunicação, o Comando Distrital de Viseu tem dado continuidade ao trabalho criado em setembro de 2022 com a “Coluna PSP”, artigo semanal publicado no Jornal “Diário de Viseu”, cujo objetivo é difundir, junto da população, informação útil e credível, esclarecer dúvidas respeitantes a procedimentos e alertar para questões securitárias e comportamentos de risco. Para além da “Coluna PSP”, existe ainda a estreita colaboração com a revista “Amo Viseu”, desde novembro de 2022, sendo também esta publicação um veículo informativo e de entretenimento.

Relativamente à atividade operacional no ano 2023, o Comando Distrital de Viseu destaca a detenção de 334 cidadãos na sequência de vários ilícitos criminais, nomeadamente:

– 227 detidos por condução sob o efeito do álcool;

– 37 por condução sem habilitação legal;

– 19 por tráfico de estupefacientes;

– Cumprimento de 67 mandados de detenção judiciais.

No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade foram efetuadas 196 ações de sensibilização junto da população idosa e 764 contactos individuais de prevenção criminal. Acresce também referir as 400 ações de informação e sensibilização, realizadas pelas Equipas do Programa Escola Segura, nas 57 escolas existentes em Viseu e Lamego, envolvendo um total de 15 877 alunos.

Em matéria de Investigação Criminal foram iniciados 1914 inquéritos crime, sendo concluídos 1716. Foram constituídos arguidos 560 suspeitos pela prática de vários crimes.

Registaram-se 942 diligências processuais (cartas precatórias), sendo concluídas 913. Foram ainda registados 1114 pedidos de entidades externas (notificações judiciais), dos quais 1027 foram concluídos.

No que concerne à segurança rodoviária foram realizadas 507 operações de fiscalização, tendo sido detetadas 4839 infrações. Dos 15 773 condutores fiscalizados, 4221 foram submetidos a teste de alcoolemia.

No que concerne à competência exclusiva da PSP em matéria de licenciamento e controlo do fabrico, comércio, armazenagem de armas e explosivos, o Comando Distrital de Viseu tem responsabilidade em todos os 24 municípios e 277 freguesias do distrito, num universo bastante alargado de titulares de licença de uso e porte de arma, a maioria de armas de caça, e algumas dezenas de operadores económicos. Através do Núcleo de Armas e Explosivos, a PSP de Viseu realizou 124 ações de fiscalização e 9 de formação, destacando-se, ainda:

– 233 exames periciais (armas e munições);

– 515 armas recebidas a favor do Estado;

– 5515 processos de licenciamento (dos quais 1723 de licenciamento de uso e porte de armas, 206 autorizações de compra de armas, 961 transmissões de armas, 544 pedidos de segundas vias de manifesto, 137 candidatos à frequência de curso de formação técnica e cívica (CFTC) e 21 candidatos à frequência do curso de atualização técnica e cívica (CATC);

– 15 licenças de autorização de compra e emprego de explosivos;

– 37 licenças de autorização de lançamento de artigos de pirotecnia.

Foram, ainda, instaurados 346 processos de contraordenação, sendo 225 por falta de cofre e 121 por motivos diversos relacionados com armas e pirotecnia.

No âmbito das comemorações do aniversário do Comando Distrital de Viseu, a Banda Sinfónica da PSP realizará um Concerto no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, no próximo dia 11 de janeiro. O Concerto será aberto ao público e gratuito, pelo que os interessados deverão proceder ao levantamento dos bilhetes a partir da 20H30 no Teatro Ribeiro Conceição.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas