Atualidade
Projeto do DSTGROUP em exposição no Museu Pompidou de Paris
Norman Foster inclui o LivingLab que está a conceber no âmbito da agenda mobilizadora no campus do dstgroup na retrospetiva que apresenta no Pompidou

O projeto de arquitetura LivingLab do dstgroup está patente na exposição de Norman Foster no Centro Pompidou em Paris, tratando-se da maior exposição retrospetiva do artista das últimas seis décadas.
Enquanto consultores do projeto, Norman Foster e a sua equipa multidisciplinar estão a desenvolver o design conceptual dos sistemas de construção e de soluções modulares e de pré-fabricação.
Devido à importância que Norman Foster reconhece ao propósito deste projeto decidiu que o LivingLab deveria fazer parte da sua exposição retrospetiva.
Com uma área de 2200m2, a exposição é comissariada pelo diretor-adjunto do MNAM-CCI (Musée National dÁrt Moderne, Centre de Création Industrielle), Frédéric Migayrou, concebida por Norman Foster e executada em colaboração com a Foster + Partners e a Norman Foster Foundation.
A exposição organiza-se em sete temas: Natureza e Urbanidade, Pele e Ossos, Cidade Vertical, História e Tradição, Planeamento e Localização, Redes e Mobilidade, e Futuro, sendo, portanto, uma compilação completa do trabalho do arquiteto. O LivingLab está patente na ala dedicada ao tema Natureza e Urbanidade, ao lado dos mais recentes trabalhos da Fundação Norman Foster, o Masterplan da reconstrução da cidade de Kharkiv, na Ucrânia.
“Esta exposição traça os temas de sustentabilidade e antecipação do futuro. O nascimento da prática na década de 1960 coincidiu com os primeiros sinais de consciência da fragilidade do planeta. Ao longo das décadas, procuramos desafiar as convenções, reinventar os tipos de construção e demonstrar uma arquitetura de luz e leveza, inspirada na natureza, que pode ser alegre e ecológica”, afirma Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster+Partners e presidente da Foster Foundation.
Recorde-se que o LivingLab é um empreendimento com cerca de 4.000 m2 e aproximadamente 100 unidades modulares habitáveis que responderão a diferentes programas funcionais, designadamente: residências para estudantes; habitações; hotelaria; residências hospitalares; residências seniores e espaço público, que o dstgroup está a desenvolver para a testagem de sistemas construtivos modulares, na sua sede, em Braga.
O LivingLab será um laboratório de I&D para soluções de construção modular, que pretende satisfazer as necessidades nacionais e internacionais de uma construção sustentável.
Neste centro de pesquisa à escala real, o dstgroup em conjunto com Norman Foster está determinado em encontrar as respostas aos desafios colocados pela construção modular e em fazer o que nunca foi feito.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca