Connect with us

Atualidade

Professor da Universidade do Minho lança livro sobre desafios ocultos da economia portuguesa

Publicado

on

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, acolhe, esta sexta-feira, das 18h30 às 19h30, a sessão de apresentação e debate do livro ”Economia Social: Desafios Ocultos da Economia Portuguesa”, de Orlando Petiz. Prevê-se as intervenções do autor da obra e de Sílvia Sousa, ambos professores do Departamento de Economia da EEG, de Eduardo Duque, da Universidade Católica de Braga, e a moderação do professor Paulo Reis Mourão. A abertura do evento cabe à presidente da EEG, Cláudia Simões. A iniciativa tem entrada livre e insere-se no ciclo de seminários EEGConnect, do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais “EEGenerating Skills”.

A economia social tem sido alvo de uma reflexão mais séria nas últimas décadas, enquanto janela aberta para a sustentabilidade do desenvolvimento económico e social. O novo livro aborda a tipologia, os objetivos e a missão das políticas públicas neste âmbito. Foca a emergente metodologia de ensino-aprendizagem Service-Learning, que conjuga os domínios da aprendizagem com os do serviço. Esta metodologia funciona como variável de inclusão e de humanização e as suas bases assentam na equidade, na sustentabilidade ambiental, na cooperação, nos resultados “sem fins lucrativos” e no compromisso com o próximo e com o ambiente, que “são princípios cravados na alma da economia social”, segundo Orlando Petiz.

Capa do livro (Imagem: DR)

Por isso, centra a preocupação em preparar os alunos para a vida real e para o equilíbrio do binómio humanidade-natureza. Esse binómio defende que o mundo é mais sustentável, coeso e inclusivo se o cidadão guardar fidelidade ao princípio da biopolítica e ao chamamento da inteligência transcendental. Neste sentido, continua o autor, este livro “desnuda os desafios ocultos da economia e da sociedade portuguesas, porque aqui está a placa giratória, a alquimia do processo de desenvolvimento”. A obra tem 176 páginas e é editada pela Cordão de Leitura.

Orlando Petiz Pereira nasceu em 1955 em S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira, e vive entre Ovar e Braga. Doutorou-se em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), sendo professor da UMinho desde 1999 e coach profissional. Centra a investigação académica nas áreas da economia social, do conhecimento, da inovação, da transcendência e da quântica, como forma de trazer luz sobre as bases estruturantes do desenvolvimento económico-social e do bem-estar da sociedade.

Orlando Petiz (Foto: DR)

Foto e imagens: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas