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Portugal com ACNUR procura unir esforços para apoiar a educação de crianças e jovens refugiados

De forma individual, coletiva, pontual, regular ou na qualidade de empresa, os donativos são essenciais para que milhões de crianças e refugiados possam ter acesso a uma educação de qualidade

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Um novo ano letivo é, geralmente, sinónimo de regresso: regresso às aulas, aos estudos, às brincadeiras e conversas com amigos durante os intervalos. Mas esta realidade está muito distante para 7 milhões de crianças e jovens refugiados em todo o mundo. Como tal, a Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), lança agora uma nova campanha de sensibilização e angariação de fundos pelo direito à educação, e que estará a decorrer nas plataformais digitais da Fundação durante o próximo mês.

“Para as crianças deslocadas, ir à escola, estar com colegas e ter acesso à educação deixa, muitas vezes, de fazer parte da rotina”, explica Joana Feliciano, Responsável de Comunicação e Alianças Estratégicas da Portugal com ACNUR, o que motivou a organização a lançar esta campanha. “Queremos, com a ajuda das pessoas e empresas, apoiar o ACNUR nos seus programas na área da educação, assegurando material e professores às crianças deslocadas à força”, apela.

Com os fundos angariados através desta campanha ativada a nível nacional, pretende-se apoiar o ACNUR na construção de novas salas de aula nos países de acolhimento, na distribuição de dispositivos digitais para que aqueles que não têm uma escola por perto possam aceder à mesma a programas educativos, no pagamento a mais professores para ajudar a formar estas crianças e jovens e para muitas outras ações essenciais que garantam o acesso à educação, um direito básico.

Esta campanha é direcionada a todas as pessoas que possam ajudar. Podem ser feitos donativos individuais, pontuais ou regulares, ou através do conceito inovador de donativo coletivo, o “Famílias com ACNUR”, que permitirão apoiar este e outros programas humanitários da Agência da ONU para os Refugiados. Assim, as “famílias” doadoras – pais, filhos, avós ou até mesmo professores – que se comprometam com uma doação regular mensal têm acesso a materiais e conteúdos educativos e didáticos sobre a realidade de quem é obrigado a fugir e podem, desta forma, refletir sobre estes temas com os mais novos, informando-os e sensibilizando-os. Um “conceito inovador de doar enquanto família que tem aproximado muitos novos doadores”, revela a Responsável de Comunicação e Alianças Estratégicas da Fundação.

A Portugal com ACNUR também tem a intenção de estabelecer parcerias com empresas que queiram fazer a diferença na luta pela educação. Nomeadamente, através do apoio a programas de bolsas de estudo como o DAFI (Albert Einstein German Academic Refugee Initiative), uma competitiva bolsa de estudo que já ajudou mais de 21 mil jovens refugiados a integrar o ensino superior e a concluir a sua formação académica. Sem financiamento, o futuro das crianças e jovens refugiados pode vir a estar seriamente comprometido.

Fundação regressa às escolas portuguesas!

Com o início do novo ano letivo é também tempo de a Fundação Portugal com ACNUR regressar às escolas portuguesas para sensibilizar os mais novos sobre os contextos que forçam milhões de pessoas a fugir. Num momento em que se regista um número recorde de pessoas deslocadas, este tipo de ações capazes de gerar mudança e empatia são de uma importância máxima.

Assim, durante os próximos meses, o parceiro nacional do ACNUR vai retomar a iniciativa desenvolvida no último ano letivo, onde conduz ações de sensibilização presenciais a alunos do 1º ciclo ao ensino universitário sobre temas de direitos humanos, emergências humanitárias e conceitos relacionados com o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados.

“Quais os nossos direitos? Qual a diferença entre um refugiado e um deslocado interno? O que leva uma pessoa a fugir de sua casa?” são algumas das perguntas que se abordam nas sessões dinâmicas e adaptadas às diferentes idades. Assim, sessão a sessão vão-se desmistificando conceitos, veiculando informações certas e potenciando a inclusão e o sucesso ao nível da integração.

Durante o primeiro semestre de 2023, estiveram envolvidos nestas atividades 334 alunos do 1º ciclo, 497 do 2º e 3º ciclo e ainda 241 jovens do ensino secundário e 74 alunos universitários. Ao longo das várias sessões de sensibilização, foram abordados temas da atualidade, como o trabalho do ACNUR na resposta aos terramotos na Turquia e Síria ou o facto de o clima estar a obrigar as pessoas a deslocarem-se em várias regiões do globo, e também outras questões-chave sobre a intervenção do ACNUR, nomeadamente sobre o financiamento das atividades da organização ou os direitos das crianças refugiadas.

Sobre esta experiência com os jovens, Joana Lopes, Técnica de Sensibilização e Angariação de Fundos da Portugal com ACNUR, conta que a Fundação é “sempre recebida com muita curiosidade nas escolas. Os alunos gostam desta noção do “mundo real” e trazem muitas ideias e opiniões”. No entanto, o grande desafio para o parceiro nacional do ACNUR passa por mostrar a estas crianças e jovens “como também eles podem ser agentes da mudança, desmistificar que não temos de ir para outros países para defender os direitos humanos das pessoas forçadas a fugir e que, juntos, nas nossas comunidades, também podemos ter um papel fundamental”, explica.

A Portugal com ACNUR tem o objetivo de criar comunidades – escolas, universidades, municípios e famílias – que se envolvam ativamente neste tipo de questões e criem impacto na sociedade, desde a sensibilização até à ação, que pode culminar numa iniciativa solidária ou num donativo.

Foto: DR.

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Congresso nacional de comunicação de ciência de 8 a 10 de maio em Braga

12º SciComPt vai juntar 270 pessoas na Universidade do Minho, no INL e no Centro Ciência Viva

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É o momento do ano para os comunicadores de ciência em Portugal. O 12º Congresso SciComPt vai reunir perto de 270 participantes entre 8 e 10 de maio, em Braga, em particular na Universidade do Minho e, no primeiro dia, também no Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e no Centro Ciência Viva. A inteligência artificial, a ciência acessível e o envolvimento dos cidadãos são alguns temas em foco. O extenso programa inclui 114 comunicações, 21 demonstrações, 12 sessões plenárias e alargadas e quatro oficinas de formação.

A organização cabe à SciComPt – Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia em Portugal, à UMinho – através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Centro de Matemática, do Instituto de Ciências Sociais e da Escola de Ciências –, ao INL e ao Centro de Ciência Viva. “É o ponto de encontro de uma ampla rede de profissionais, académicos e cientistas para debater práticas, experiências e avanços neste domínio”, afirma a professora Elsa Costa e Silva, membro da direção do mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho.

Influência da IA na ciência

Nas sessões plenárias vai abordar-se a união arte-ciência com a académica britânica Emma Weitkamp (dia 8, 15h00, INL), os efeitos da inteligência artificial com a porta-voz do Parque das Ciências da Andaluzia, Lourdes López Pérez (dia 9, 9h00, auditório B1 do campus de Gualtar) e, ainda, a ciência aberta a todos com a diretora do projeto Native Scientists, Joana Moscoso, a vice-coordenadora do Observa da Universidade de Lisboa, Ana Delicado, o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues, e a editora de ciência do “Público”, Teresa Firmino (dia 10, 9h00, auditório B1).

As oficinas são na manhã do dia 8, no Centro Ciência Viva, propondo fazer vídeos criativos com poucos recursos, medir o impacto da divulgação de ciência, sensibilizar para investigação animal e acentuar a ciência cidadã. Já as demonstrações ficam para a tarde do dia 9, no hall do edifício 2 do campus de Gualtar. Cruzam sugestões como banda desenhada, caderneta de cromos, realidade virtual, jogo de bingo, laboratório numa caixa, cinema, horta comunitária, zines, videojogos educativos, podcasts e canais nas redes sociais. O objetivo é disseminar desde os raios cósmicos à microbiologia, do sono às leis, dos oceanos aos dinossauros.

Já as comunicações, a decorrer até oito espaços em paralelo no campus, vão incidir em tópicos vastos, nomeadamente novas audiências, plataformas abertas, ciência nos bares e nas redes sociais, Noite Europeia dos Investigadores, bastidores dos gabinetes de comunicação, erros na divulgação, aprender fora da aula, projetos inclusivos, jovens e alterações climáticas, saúde mental, o trabalho dos museus e os podcasts de ciência em Portugal. O evento prevê, ainda, a assembleia-geral da SciComPt e uma visita ao Bom Jesus, Património Mundial da UNESCO. O portal oficial é scicom.pt/congresso2024.

Imagem: UM.

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Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Centenário de Joly Braga Santos com concertos em Setúbal e Lisboa

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O encanto da música de Joly Braga Santos revelou-se ao público nos anos quarenta. Era, então, aluno de Luís de Freitas Branco e transbordava um talento que lhe garantiria lugar entre os melhores. As suas criações eram espontâneas, mas de elaboração cuidada; eram intensas, mas de apreensão imediata.

Este concerto celebra o seu legado, no preciso mês em que passam 100 anos sobre a data do seu nascimento. Tem início com um concerto para cordas, datado de 1951. Prossegue nos anos sessenta, com a música de um bailado estreado no Teatro Politeama em 1968. Depois, Staccato Brilhante de 1988, um impressionante manifesto de jovialidade em fim de vida. Pelo meio, ressoam ritmos e melodias tradicionais da Chéquia, na música de Antonín Dvořák.

Desta forma, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta “No Centenário de Joly Braga Santos”, dirigida pelo maestro Pedro Neves.

Apresentará:

Joly Braga Santos – Concerto para Cordas em Ré 

Joly Braga Santos – Suíte de bailado Encruzilhada

Antonín Dvořák – Suíte Checa

Joly Braga Santos – Staccato Brilhante

Concertos no domingo, dia 26 de maio, 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal (Bilhetes brevemente à venda) e segunda, dia 27 de maio, pelas 21h00, no Teatro Tivoli BBVA, Lisboa (bilhetes à venda aqui).

Imagem: OML.

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Viana do Castelo acolhe II Fórum do Peregrino a 16 e 17 de maio

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Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago promovem II Fórum Peregrino, evento criado com o objetivo de discutir temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do Caminho de Santiago em Portugal, envolvendo as associações de peregrinos, as autarquias, as entidades religiosas, as entidades nacionais que tutelam a Cultura e o Turismo, a sociedade civil, as entidades de segurança pública, os operadores privados e o público em geral.

A organização perspetiva o evento como sendo um momento de franca participação e ampla reflexão estratégica, onde todos os atores do Caminho de Santiago possam dar a sua contribuição.

O evento inclui um primeiro dia de capacitação certificada, a realizar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e um segundo dia de conferência, que terá lugar no Auditório Dr. Francisco Sampaio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

A inscrição é gratuita e deve ser realizada nos seguintes links:

. Dia 16 de maio, na Plataforma Academia Digital, em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=5885 (deve proceder primeiro ao registo na referida plataforma)

. Dia 17 de maio: https://forms.gle/ShvR2vHtNt6RkdYm8

Assim, dia 16 de maio, a Ação de Capacitação Certificada acontece no âmbito da Formação + Próxima e tem como tema “Itinerários Jacobeus – compreender o passado e desafios futuros”. Tem por objetivos compreender as origens do culto Jacobeu; valorizar as origens do sistema viário jacobeu, na definição dos itinerários de peregrinação; entender o significado de hospitalidade e a abrangência do trabalho das associações; avaliar a importância dos hospitaleiros na gestão e promoção dos equipamentos; conhecer as normas de sinalética e as dificuldades operacionais da sua implementação; reconhecer o acesso a oportunidades de financiamento; e enquadrar o Caminho e os desafios de gestão transfronteiriços, tendo a formação como destinatários os profissionais do setor da Informação Turística, Hotelaria, Turismo e Restauração e outros interessados.

Nessa noite, no Museu de Artes Decorativas, às 21h30, será apresentado publicamente o documentário “O Nosso Caminho”, produzido por Completa Mente, Lda. e realizado por Pedro Gil Vasconcelos. Segue-se o lançamento do livro e sessão de autógrafos do “Caminhos que faço meus”, editado por Ego Editora.

A 17 de maio, o Auditório Dr. Francisco Sampaio da ESTG-IPVC acolhe a conferência do II Fórum do Peregrino, que vai incluir uma assinatura de protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, as mesas redondas “Caminho de Santiago, primeira rota cultural europeia”, “Desafios na gestão do Caminho de Santiago”, “Segurança e hospitalidade no Caminho de Santiago”, testemunhos de peregrinos e momentos musicais.

Imagem: CMVC.

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