Connect with us

Atualidade

Porto: STCP passa a incorporar biometano na sua frota a gás natural

Frota passa a contabilizar mais 36 viaturas livres de emissões

Publicado

on

Desde novembro que a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto incorporou 11,5% de biometano no abastecimento dos 333 autocarros movidos a gás natural que fazem parte da frota. Sendo o biometano um gás 100% renovável, a STCP passa a contabilizar mais 36 viaturas de zero emissões, que se juntam aos 20 autocarros 100% elétricos em circulação, perfazendo 12% do total da frota livre de qualquer emissão.

Para a presidente do Conselho de Administração da operadora, Cristina Pimentel, “esta incorporação do biometano permitirá aumentar o número de viaturas 100% livres de emissões, reforçando, desta forma, o compromisso assumido rumo à descarbonização da operação, bem como na vontade de contribuir ativamente para a qualidade de vida das populações dos concelhos nos quais operamos.”

O biometano é uma forma de gás natural renovável produzido a partir de resíduos orgânicos. A produção de biometano resulta na diminuição das emissões de gases de efeito estufa em comparação com os combustíveis tradicionais, alinhando-se com as metas ambientais globais e nacionais.

A frota da STCP é atualmente composta por 434 veículos, sendo 77% movidos a gás natural (destes 11,5% a biometano), 5% diz respeito a viaturas 100% elétricas, e 18% utilizam diesel.

Este importante processo de descarbonização da atual frota da STCP iniciou-se com a Dourogás, empresa responsável pelo fornecimento e abastecimento de Gás Natural e de Biometano, um gás 100% renovável produzido a partir da biomassa de resíduos urbanos, industriais e agropecuários. Nuno Moreira, CEO da Dourogás, destaca que “parcerias como a que estamos a desenvolver com a STCP deixam-nos ainda mais confiantes no caminho de descarbonização que é urgente fazer, particularmente no transporte pesado de passageiros e mercadorias, onde a mobilidade a gás é, no presente, uma alternativa competitiva e sustentável aos combustíveis fósseis. Em particular com o biometano, que representa uma oportunidade de descarbonização imediata e exemplo efetivo da economia circular, já que resulta da valorização de resíduos em combustível sem emissões”.

Igualmente abastecida pela Dourogás, a Porto Ambiente, empresa municipal de ambiente, passará a utilizar, nas suas viaturas de recolha, esta fonte de energia. “Este é mais um passo decisivo na caminhada que temos vindo a fazer para alcançarmos a meta da neutralidade carbónica na cidade até 2030, em linha com o compromisso que assumimos ao lançar, em 2022, o Pacto do Porto para o Clima. A nossa expectativa é que consigamos aumentar esta incorporação de biometano nos próximos anos” sublinha Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Foto: STCP.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas