Atualidade
Porto e Gaia: PSP faz quatro detenções por posse e tráfico de drogas

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 04 suspeitos de autoria desta referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 966 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.
No dia 22 de maio, pelas 14h30, na Praça Almeida Garrett – Porto, deteve 01 homem, de 37 anos de idade, vendedor ambulante e residente no Porto, apreendendo Cocaína e Haxixe suficientes para cerca de 24 e 32 doses individuais, respetivamente. Pelas 23h00, na Avenida D. João II – Vila Nova de Gaia, deteve 01 homem, de 35 anos de idade, desempregado e residente em Vila Nova de Gaia, apreendendo Heroína e Cocaína suficientes para cerca de 11 e 05 doses individuais, respetivamente.
Já no dia 23 de maio, pelas 03h20, no Bairro do Cerco – Porto, deteve 02 homens, de 22 e 26 anos de idade, desempregados e residentes em Rio Tinto, apreendendo Heroína e Cocaína suficientes para cerca de 358 e 536 doses individuais, respetivamente; 01 arma de fogo (revólver) e 6 munições; 01 arma branca (faca); e a quantia de 245 € [ndr: foto de destaque].
Os detidos vão ser presentes junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Anadia: Incentivos fiscais e bolsas de estágios, de emprego qualificado e de doutoramento

Com vista a fomentar o desenvolvimento económico do concelho e potenciar a empregabilidade jovem, o Município de Anadia “desenhou” um conjunto de incentivos e benefícios fiscais para as empresas localizadas no concelho, bem como de atribuição de bolsas de estágios em empresas, de emprego qualificado e de doutoramento.
O objetivo é que este novo regulamento de incentivos e benefícios fiscais funcione como um instrumento orientador na sua atribuição, consolidando assim, a política fiscal do Município de Anadia, reforçando a componente de apoio à atividade económica, mediante a aprovação de um conjunto de medidas que fomente o desenvolvimento do concelho e o torne ainda mais atrativo para os investidores, potenciando assim o investimento, criando mais empresas e postos de trabalho.
No que respeita às Bolsas de Estágios em Empresas, o intuito é potenciar a empregabilidade de jovens, traduzindo-se na atribuição anual de bolsas dedicadas a alunos que depois de terminar o Ensino Secundário pretendam a inserção no mercado de trabalho, mediante a compensação de uma verba durante um período de seis meses.
As Bolsas de Emprego Qualificado são dirigidas a jovens licenciados, com o desígnio de incentivar a sua fixação ou o seu regresso a Anadia, através da assunção, por parte da autarquia, de uma compensação monetária mensal dos custos de vencimento durante o período de um ano, valorizando assim o conhecimento e a aprendizagem que adquiriram em prol das empresas do concelho.
Também se pretende incentivar a integração dos jovens bolseiros no quadro de pessoal das empresas através da atribuição a estas, de uma compensação monetária.
As Bolsas de Doutoramento pretendem associar a investigação científica à economia, procurando desenvolver sinergias para impulsionar os setores económicos do concelho, prevendo o Município apoiar anualmente duas teses de Doutoramento.
As Bolsas serão, assim, um importante instrumento para potenciar a empregabilidade de jovens e a fixação de população, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento local, assim como para o progresso e valorização do tecido económico local.
De sublinhar, ainda, que as candidaturas para as Bolsas de Estágios em Empresas e de Emprego Qualificado podem ser apresentadas em contínuo, desde o início do ano civil, em requerimento próprio, disponibilizado na página eletrónica do Município.
Foto: CMA.
Atualidade
XXIX Taça Fundação celebra os 28 anos do Axis Golfe de Ponte de Lima
Com 31 pontos, Adélio Pinto, na foto, foi o vencedor da emblemática taça que se realiza interruptamente desde 1995

O Axis Golfe Ponte de Lima assinalou mais um aniversário com a realização da XXIX Taça Fundação, no sábado, dia 16 de setembro.
A primeira edição desta taça realizou-se no dia da abertura do campo de golfe, a 15 de setembro de 1995. Ao longo destes 28 anos, entre 1995 e 2023, a Taça Fundação foi jogada interruptamente, contando, no total, com 3122 participações nas suas 29 edições.
A edição deste ano disputou-se na modalidade de 18 Buracos Stableford individual por categorias Gross e Net, contando com 80 participantes entre sócios e convidados do Axis Golfe.
Num dia em que se pareceram sentir as quatro estações do ano, nem a interrupção por vinte minutos da prova, devido a trovada, afetou a boa disposição e o espírito de celebração e competitividade que se fazia sentir.
A renhida competição refletiu-se nos resultados, tendo sido necessário recorrer ao desempate previsto no regulamento do torneio em duas das categorias, de forma a determinar o vencedor.
Entre os homens destacaram-se Adélio Pinto, vencedor do gross geral com 31 pontos, Manuel F. de Miguel, vencedor da 1ª categoria net com 37 pontos, José Miguel Gonçalves, vencedor da 2ª categoria net com 40 pontos e Fernando Dalot, vencedor da 3ª categoria net com 40 pontos. O responsável pelo drive mais longo homens foi Custódio Castro e Mário Amorim foi o responsável pela bola mais perto.
Já entre as senhoras destacaram-se Eduarda Sousa Pereira, que conquistou o primeiro lugar senhoras com 32 pontos e Elisabete Ferreira que assegurou o drive mais longo.

No final da prova, todos os jogadores foram convidados para o habitual almoço, no restaurante Sra. Peliteiro, seguido pela entrega de prémios e sorteio de ofertas.
“É um orgulho ver esta prova a repetir-se anualmente e ouvir os sócios do Clube de Golfe Ponte de Lima parabenizar o excelente estado deste campo que é, para nós, de uma beleza difícil de igualar” partilha Manuel Francisco de Miguel, da administração do Axis Hotéis.
Classificações XXIX Taça Fundação
Gross Geral
1º Gross – Adélio Pinto 31 Pts
2º Gross – Paulo Fernandes 31 Pts
1ª Categoria
1º Net – Manuel F. De Miguel 37 Pts
2º Net – José Carlos Carvalho 36 Pts
2ª Categoria
1º Net – José Miguel Gonçalves 40 Pts
2º Net – Luís Antunes 40 Pts
3ª Categoria
1º Net – Fernando Dalot 40 Pts
2º Net – Samuel Oliveira 38 Pts
Categoria de Senhoras
1ª Senhora: Eduarda Sousa Pereira 32 Pts
Drive Mais Longo Senhoras: Elisabete Ferreira
Drive Mais Longo Homens: Custódio Castro
Bola Mais Perto: Mário Amorim.
Fotos: DR.
Atualidade
Alunos de escola do Porto vencem MEDEA com estudo sobre efeitos dos campos eletromagnéticos

Uma equipa de quatro alunos da Escola Secundária Garcia de Orta, do Porto, foi a vencedora da 14ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física – SPF e da REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.
O primeiro lugar, entregue à equipa “Faraday”, foi divulgado ontem numa cerimónia realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que atribuiu, ainda, uma menção honrosa à equipa “Rádio Infante” da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Infante D. Henrique, também do Porto.
O trabalho vencedor realizou várias experiências e respetiva divulgação, com destaque para o estudo do campo magnético na vizinhança de uma linha de média/alta tensão, verificando se obedecem às normas impostas pela Organização Mundial de Saúde além de pequenas experiências na escola, de forma a sensibilizar os alunos para o eletromagnetismo.
A equipa, composta por Afonso Sousa, Chantal Falcón, Daniel Neuforge e Rodrigo Marques, alunos do 12º ano da Escola Secundária Garcia de Orta, com a coordenação do professor Carlos Carvalho, estudou, também, o campo magnético na vizinhança de uma sala de ressonância magnética/TAC, entrevistando profissionais de saúde e debruçou-se ainda sobre as causas e as consequências das alterações dos padrões das Auroras Boreais na Escócia.
Já os “Rádio Infante” optaram por construir um protótipo de medidor de campo eletromagnético baseado no Arduíno, uma placa eletrónica de código aberto e hardware livre que permite o desenvolvimento de projetos de automação.
A equipa, composta por Gabriel Barbosa, Maria Ferreira e Pedro Silva, sob orientação dos professores Osvaldo Ribeiro e Catarina Silva, aplicaram os conhecimentos adquiridos de eletrónica e programação e foram também premiados durante a cerimónia.
José António Paixão, da SPF, faz um balanço positivo desta edição, afirmando que ‘tivemos, mais uma vez, uma boa adesão das escolas a este projeto, o que nos deixa muito satisfeitos. Para todos os participantes no MEDEA esta foi, certamente, uma experiência enriquecedora, sendo certo que a oportunidade de realizar medições do campo eletromagnético com equipamento que habitualmente não existe nas escolas, e de aliar o conhecimento teórico à prática investigando um problema relevante para a sociedade, torna este projeto uma mais-valia no ensino da Física, pelo que estamos muito gratos à REN por esta parceria’.
A 15.ª edição do MEDEA vai abrir inscrições a 17 de outubro de 2023. As equipas podem inscrever-se em https://registo-medea.spf.pt/.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022