Atualidade
Porto: Conferência “Origens da Cidade do Porto”, por Joel Cleto
Na sede da Junta de Freguesia do Bonfim

Numa organização da Associação Romã Azul, com o apoio da Junta de Freguesia do Bonfim, realiza-se, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 18h00, na sede da Junta de Freguesia do Bonfim, a conferência “Origens da Cidade do Porto”, com preleção do conhecido historiador Joel Cleto.
“A Associação Romã Azul tem vindo a promover Ciclos de Conferências com o objetivo de dar a conhecer, esclarecer e promover a reflexão e o debate sobre temas que são importantes, para permitir um mais aprofundado conhecimento da sociedade onde vivemos”, refere a Associação.
Tendo em conta um estudo recente feito pela SMART e pela RHEINGOLD, que indicou os portuenses como os habitantes mais felizes da Europa, e, noutra linha, a cidade do Porto foi eleita o Melhor Destino de Cidade da Europa 2022, durante a 29ª edição do World Travel Awards (WTA), a Associação salienta que, “na procura de eventuais pistas para perceber algumas das idiossincrasias da cidade, que, no seu brasão de arma,s ostenta um Listel com os dizeres «Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto» é proposto, agora, ouvir aquilo que o Prof. Joel Cleto nos tem a dizer sobre as origens da Cidade do Porto”.
Joel Cleto é Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto, em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o respetivo centro de investigação (NIDISAG). A sua atividade letiva estende-se, também, ao Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.

Assegura, ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão “Porto Canal”. A sua série “Caminhos da História” obteve, em 2016, o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia. O mesmo programa merecera-lhe, já em 2012, a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão portuguesa. É autor de vários livros e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade. Tem-se preocupado, igualmente, com a divulgação, junto do grande público, das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras, ciclos de visitas de estudo e publicação de artigos na imprensa. Entre outras distinções, foi galardoado pela Autarquia do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição por força dos lugares limitados, através do preenchimento do formulário em https://forms.gle/9gqEic9R1PphKF9g7.
Imagem: ARA.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação