Atualidade
Paulo Moura reeleito à frente dos destinos da ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor
Tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da ARAC para o triénio 2021-2023

Teve lugar ontem, dia 27 de outubro, a cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da ARAC eleitos para o triénio 2021/2022/2023. A cerimónia teve lugar no auditório da sede da ARAC, tendo contado com a
presença de várias empresas associadas. Os Órgãos Sociais agora eleitos irão dirigir, nos próximos três anos, os destinos desta Associação.
Paulo Moura, em representação da Europcar Mobility Group, detentor das marcas EUROPCAR e GOLDCAR a operar em Portugal é o presidente do Conselho Diretor.
Integram também o Conselho Diretor, Luís Miguel dos Santos Ribeiro, em representação do BANCO SANTANDER CONSUMER, SA, que tem a presidência da secção de Aluguer de Longo Prazo; Francisco Farrás Fernández, em representação da AVIS, com a presidência da secção de rent-a-car; Jorge Simões, em representação da RETA – Locação e Gestão de Frotas, SA, que ficou com a presidência da secção do AVM – Aluguer de Veículos de Mercadorias e Veículos de Características Especiais; Carlos Caiado, em representação da JAPRAC (SIXT), que representa a Região Norte; Carlos Sousa, em representação da IBEROCAR, a quem cabe a representação da Região Centro; António Silva, em representação da HERTZ, o qual representa a Região da Grande Lisboa; Honório Teixeira, em representação da VISACAR, a quem cabe a representação da Região Sul; e Luís Rego, em representação da ILHA VERDE, representando as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
José Miguel Queiroga, em representação da EPI – Aluguer de Automóveis sem Condutor, Lda, preside ao Conselho Fiscal, o qual tem como vogais Agostinho Diogo, em representação da RENTAUTO, e José Miguel Vilaverde Pinto Gomes, em representação da METRORENT – Aluguer de Veículos Automóveis SA.

Armando Leite Santos, em representação da Auto Industrial, SA, é, agora, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo como Vice-Presidente e Secretário, respetivamente, António Jorge Damas das Neves e Rui Santos, em representação das empresas TIP TRAILS & ROUTERS IN PORTUGAL – Unipessoal, Lda e A. MOITA – Automóveis de Aluguer sem Condutor, Lda.
Paulo Moura, agora reeleito, comunicou que o “rent-a-car e os novos meios de mobilidade assumem-se, de forma clara, como um pilar do desenvolvimento turístico nacional e internacional, devendo o setor representado pela ARAC continuar a divulgação e promoção junto dos seus clientes, a qual incentive os turistas a conhecerem o nosso país.
Nos tempos que se aproximam, a ARAC, enquanto associação representativa dos atuais e futuros meios de mobilidade, estará na linha da frente dos novos modelos de negócio, de que são exemplo a utilização de novas e, cada vez mais, potentes plataformas digitais para apresentação e comercialização dos produtos propostos pelas empresas, numa era em que o consumidor reservará o serviço pretendido, levantará o veículo e pagará esse mesmo serviço por meio de plataformas na maioria dos casos sem intervenção humana”.
E continuou, salientando que na ARAC irão “acompanhar todas as inovações e se possível anteciparmo-nos à sua chegada, propondo a locação dos vários meios de mobilidade sem condutor que o utilizador poderá utilizar de forma articulada. A ARAC conta com 46 anos de existência, representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração a operar de forma legal em Portugal. O mandato que agora se inicia, dará continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, durante os quais a ARAC deu um importante contributo para a reformulação do regime legal do rent-a-car e sharing em benefício das empresas associadas, reforçou o diálogo com o Governo e as entidades públicas, e contribuiu para reforçar a imagem da Associação e da atividade de locação de veículos. Iremos, também, proceder a uma alteração de Estatutos, nomeadamente visando um alargamento do âmbito da ARAC e atualização da designação da Associação, acompanhando as novas tendências no mercado da locação de meios de mobilidade. Após o sucesso das Convenções anteriores iremos manter a periodicidade anual, consolidando este evento como um fórum de referência para empresários da atividade representada pela ARAC, bem como, para entidades públicas e privadas direta ou indiretamente ligadas á mobilidade. Entre outros importantes assuntos para a atividade representada pela ARAC, merecerão igualmente a nossa melhor atenção, a Imagem e Comunicação, a Formação Profissional, a elaboração de um Estudo sobre o setor representado pela ARAC e a competitividade do mesmo, a participação na Revisão da fiscalidade automóvel, o lançamento de novos serviços para as empresas associadas – Plataforma de Serviços, a Promoção Internacional”.
Como afirmou Paulo Moura, “o momento é de inovação e crescimento, sendo nossa profunda convicção que este programa, que nos comprometemos em levar por diante, é a melhor forma de, com sucesso, garantirmos o progresso do sector representado pela ARAC, respondendo aos anseios dos empresários e promovendo o desenvolvimento sustentado da atividade de aluguer de veículos em Portugal e assim participando de forma emprenhada e dinâmica, no crescimento da economia portuguesa e na afirmação do país”.
Fotos: ARAC.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca