Connect with us

Atualidade

OTIIMA marca presença na BATIMAT com promessa de uma nova janela para cada casa, edifício e espaço

Publicado

on

Para o seu stand na BATIMAT 2022, a mais importante feira internacional de profissionais de construção e arquitetura, que se realiza, este ano, em Paris, de 3 a 6 de outubro, a OTIIMA, marca líder na conceção e produção de sistemas de caixilharia minimalistas e intemporais, apresenta um conceito criativo, mas desafiante, com o objetivo de prestar homenagem a todos os génios inovadores no design, arquitetura e artes.

Sob o mote UN_WRAPPED, a OTIIMA criou um espaço único na BATIMAT, cuja edição deste ano é direcionada para temas como a habitação flexível, conectividade, soluções renováveis e digitalização no setor da construção civil. Visível e autêntica em toda a sua estrutura, semelhante a um mecanismo de um relógio icónico e sofisticado, cada visitante terá a oportunidade de observar, não só, as linhas estéticas e a impecável funcionalidade dos seus sistemas, mas para os mais atentos, terão também a oportunidade de olhar para as horas, para a dedicação e a paixão de cada profissional, cada ideia e esboço dos designers e engenheiros da marca.

UN_WRAPPED apresenta-se aos visitantes com o sistema Fusion 1.0, a representação perfeita da ligação sem limites entre interior e exterior. Os detalhes serão vários, para que cada visitante possa “pintar” e visualizar a sua janela única. Porque esta é a promessa da marca: permitir uma nova janela para cada casa, edifício e espaço.

O sistema FUSION 1.0, dotado com motorizações sincronizadas, apresenta-se no stand f032, no hall 6, com a promessa de causar uma delicada perturbação artística durante a sua presença.

A BATIMAT é considerada a principal feira internacional de profissionais de construção e arquitetura. Com especial foco na construção de equipamentos, serviços e materiais dentro dos setores de telhados, portas, isolamento, janelas, TI, pintura e construção inteligente, a BATIMAT reúne num só espaço 1.700 expositores de todo o mundo para discutir e apresentar as últimas inovações na área da construção.

OTIIMA FUSION 1.0

OTIIMA FUSION 1.0 é um sistema de caixilharia totalmente integrada nos materiais de construção que envolvem a janela, como se a mesma se fundisse no edifício, tornando-se num elemento único. A conjugação dos componentes incorporados, perfis, poliamidas reforçadas e vidro proporcionam um excelente desempenho térmico e estrutural. É um sistema inovador e único no mercado, completamente integrado nos quatro lados do caixilho, permitindo a fusão perfeita e uma ligação sublime entre os espaços interiores e exteriores.

Além disso, OTIIMA FUSION incorpora um sistema de drenagem capaz de responder às necessidades, mesmo em situações extremas adversas.

Este sistema alcançou excelentes resultados em testes de estanquidade, com uma classe e1650, (7 classes acima da classe 9a) de acordo com en 12208 + iso en 1027.

Motorização sincronizada

Há um encanto particular na anatomia da motorização sincronizada da OTIIMA: o deslize suave e sem esforço das janelas, inspirado na engenharia da relojoaria, o que a distingue completamente das motorizações “convencionais”.

O trabalho artesanal envolvido, além de criar um desenho intemporal e um desempenho excecional, permite diferentes velocidades, usando apenas uma fonte de movimento, e garante a harmonia e sincronização durante o momento de abertura e fecho, como os ponteiros de um relógio.

A janela sincronizada da OTIIMA é mais do que acrescentar valor estético ao edifício, está também a honrar o artesanato e todo o trabalho envolvido.

Sobre a OTIIMA

OTIIMA representa o propósito de uma vida do Fundador e CEO, José Maria Ferreira, nascido e criado em Portugal. Um viajante, apaixonado pelas artes, com um design global e uma perspetiva arquitetónica, enraizou as suas experiências em cada produto. Quando José Maria Ferreira iniciou a OTIIMA, prometeu criar uma marca única. Neste momento, a OTIIMA inspira e fascina o mundo da arquitetura com designs inovadores e surpreendentes.

Atualmente, a marca continua a estabelecer padrões na indústria dos sistemas de caixilharia: com uma paixão para a inovação – tanto na técnica como na utilização de materiais de alta qualidade. Cada sistema é sofisticado, mantendo-se fiel a princípios de minimalismo com qualidade inigualável.

A missão da OTIIMA é ser referência global em sistemas de caixilharia minimalistas, interligando arquitetos, construtores e engenheiros. A OTIIMA integra atualmente clientes em mais de 70 países e realizou projetos em mais de 40.

Foto: OTIIMA.

Atualidade

Barcelos: Natal marca a programação de dezembro do Theatro Gil Vicente

Publicado

on

O Natal marca a programação cultural de dezembro do Theatro Gil Vicente (TGV), em Barcelos. O teatro infantil tem especial relevo, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.

E é com música que abre a programação, no dia 2, às 22h00, com o concerto de Rui Reininho, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Por seu lado, o teatro sobe ao palco do espaço vicentino no dia 10, com duas sessões:  às 16h00 e às 21h30, com a peça “Um amor de família”, do Teatro Drama X Oeiras.

Teatro para crianças

Já na rubrica “Em família no TGV”, as tardes de domingo são dedicadas aos mais novos: no dia 4, pelas 16h00, é encenada a peça “A Fórmula Mágica – O Musical” pela ADN de Palco – Associação Cultural e Teatral; no dia 11, às 16h00, é a vez da peça “Natal em todo o lado”, pela Associação D’Improviso – Artes do Espetáculo. No dia 18, bem mais perto do Natal, avança a peça “É Natal outra vez”, pela GrowUp Produções.

Cinema e Dança

A Associação Zoom – Cineclube continua a apresentar cinema no Theatro Gil Vicente, exibindo, no dia 6, às 21h30, o filme “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Östiund. No dia 20, às 21h30, é a vez de “Decisão de Partir”, de Park Chan-Wook.

Já depois do Natal, no dia 27, haverá a comemoração d’O Dia Mais Curto com as “Curtas do Mundo” com a projeção dos filmes “As Visitantes”, de Enrique Buleo”; “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli” e a “Glória da Malvada Eliz”, de Eliska Kovalková e Adan Struhala, às 21h30.

A programação de dezembro do Theatro Gil Vicente também contempla a dança. No dia 7, às 21h30, sobe a palco o espetáculo “Sonho de uma noite de Natal”, pela Academia Rosália Ferreira – Núcleo Artístico e Cultural de Barcelos.                  

Do programa Fora de Portas, destaque para o concerto de “Ocenpsiea”, a realizar no Café Plátano (Koberto), em Roriz, no dia 16, às 22h00, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Imagem: CMB.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).   

Imagem: CMB.                                                           

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos assinala Dia Internacional e promove Jornadas do Voluntariado

De 05 a 12 de dezembro 2022

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover, em dez estabelecimentos de ensino do concelho, as Jornadas de Voluntariado, cujo início – dia 5 de dezembro – coincide com o Dia Internacional do Voluntariado.

Assim, desde a próxima segunda-feira, e durante uma semana (até ao dia 12), o programa será preenchido por sessões de sensibilização e esclarecimento a decorrer nos períodos da manhã e da tarde, nas escolas que aderiram à proposta do Município de Barcelos.

Esta iniciativa é operacionalizada pelo Banco Local de Voluntariado (BLV) e tem por objetivo educar para o voluntariado, contribuindo para uma cultura de solidariedade no território de Barcelos. A ideia subjacente é que alunos, professores e restante comunidade educativa vejam o voluntariado numa perspetiva de desenvolvimento integrado e de cidadania.

Durante as sessões, haverá testemunhos de voluntários que integram as entidades parceiras do território em projetos já em curso, que partilharão as suas experiências e projetos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Autarca de Viana do Castelo defende regionalização “para que o país consiga desenvolvimento mais equitativo e justo”

Publicado

on

No arranque da segunda edição do Fórum Autárquico da Região Norte, que aconteceu ontem, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo defendeu que “depois de 48 anos de democracia, queremos avançar em relação a um modelo de regionalização para que o país consiga um desenvolvimento mais harmonioso, mais equitativo e mais justo”.

Na cerimónia de abertura do Fórum, que contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o autarca Luís Nobre indicou que “a regionalização tem de acontecer, é inevitável, e todos os agentes do Norte desejam que esse caminho seja percorrido”.

“Temos de fazer sentir junto de quem faz acontecer essa vontade que acredito ser da maioria”, frisou.

“Como uma boa nortada nortenha, queremos continuar a crescer com o impulso e a força que nos é habitual. Existe, para tal, a necessidade do nosso modelo de desenvolvimento evoluir com o processo de descentralização e com a regionalização, que nos parece ser, nesta altura, inevitável e determinante”, assegurou.

O Fórum Autárquico da Região Norte é uma iniciativa promovida pela CCDR-NORTE que coloca em perspetiva o início do novo ciclo de financiamento comunitário ao desenvolvimento regional em Portugal e as alterações relevantes, que se encontram em preparação, na organização territorial do Estado.  

Luís Nobre considerou que este é “um fórum de reflexão e de interpretação de onde estamos, pensando o futuro”, assegurando ser “um privilégio” para Viana do Castelo “receber um fórum desta dimensão e que debate temas decisivos e estruturantes”. “O Norte cresceu, mas tem muitos desafios para enfrentar e para desenvolver”, vaticinou.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas