Atualidade
“Os Verdes” defende integração da “Feirense” e do “Vouguinha” no Sistema Intermodal “Andante”, da Área Metropolitana do Porto
Endereçaram uma carta aberta ao Presidente do Conselho da AMP

Num momento em que está a decorrer a Semana Europeia da Mobilidade, este ano dedicada a “Melhores Conexões”, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), considerando “que este é um dos principais problemas de mobilidade com que se deparam as populações do norte do Distrito de Aveiro, que integram a Área Metropolitana do Porto”, dirigiu uma Carta Aberta à Área Metropolitana do Porto (Autoridade de Transportes), solicitando um conjunto de esclarecimentos sobre o facto de vários operadores de transportes, como a Auto Viação Feirense e o serviço de comboios da linha do Vouga (“Vouguinha”) ainda não integrarem o Sistema Intermodal Andante, decorridos três anos da implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), “aumentando o custos para os utentes e desincentivando a procura pelo transporte público”, considera o PEV.
Segue-se, na íntegra, a carta aberta em questão:
«Ex.mo Senhor Presidente
do Conselho Metropolitano do Porto
Em 2019, foi criado o Programa de Apoio à redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), uma medida fundamental, proposta e exigida, há vários anos, pelo Partido Ecologista “Os Verdes”, para assegurar a mobilidade da população, aumentar a coesão territorial, garantir o acesso ao transporte às populações com menos recursos, bem como reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, a poluição atmosférica, o congestionamento, o ruído e o consumo de energia.
A 1 de abril de 2019, entrou em vigor o PART na Área Metropolitana do Porto. Um mês depois, com o novo zonamento do Andante e a expansão da intermodalidade, todos os municípios da AMP passaram a integrar o sistema intermodal Andante, uma solução, que se pretendia de mobilidade integral, abrangente e universal.
Apesar da medida ser muito positiva e beneficiar milhares de utilizadores, as populações dos municípios da zona Sul da Área Metropolitana do Porto não beneficiam da plenitude desta solução de mobilidade integral, ou seja, do passe único (Andante) e dos seus tarifários, pois há vários operadores de transportes que não integram a rede, prejudicando inúmeros utentes como é o caso em Santa Maria da Feira.
Na Feira, um concelho com mais de 140 000 habitantes, a Auto Viação Feirense, apesar de ser a operadora mais abrangente, servindo igualmente outros municípios da AMP, não integra o Sistema Andante obrigando a população, em muitos casos a adquirir outro passe social, com custos acrescidos face ao passe único.
Em 2019, foi referido, publicamente, que a Auto Viação Feirense não integrou, inicialmente, esta rede intermodal por falta de validadores, pelo que tal situação seria colmatada a breve prazo. Todavia três anos decorridos da aplicação do PART a operadora continua sem integrar o sistema impedindo as pessoas de utilizar o passe andante.
Paralelamente à situação desta operadora rodoviária, também a CP, no que concerne à linha do Vouga, não integra este sistema multimodal prejudicando expressivamente a população de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Espinho, todos concelhos da AMP.
Para “Os Verdes”, a implementação do passe único é uma medida de extrema importância a nível social e ambiental, pelo que é necessário e urgente que todas as operadoras que prestem serviço público na AMP integrem o sistema multimodal andante permitindo uma redução de custos para os utentes e incentivando a procura pelo transporte público coletivo de passageiros.
Neste sentido, tendo em conta o exposto e considerando que a Área Metropolitana do Porto, é a Autoridade de Transportes, o Partido Ecologista Os Verdes pretende obter os seguintes esclarecimentos:
1 – Em 2019 o Sistema intermodal Andante foi alargado a todos os concelhos da Área Metropolitana do Porto. Por que motivo, continuam vários operadores de transporte público, em particular na zona sul da AMP, sem integrar esta rede?
2 – Aquando da expansão do sistema a Santa Maria da Feira, foi referido publicamente que a Auto Viação Feirense, não integrava, naquele momento, o Andante por falta de validadores. Três anos decorridos por que motivo esta operadora ainda não se encontra no sistema, prejudicando a população?
3 – Por que motivos a linha do Vouga, inserida totalmente (a parte norte) na AMP também não integra o sistema intermodal andante, prejudicando os utentes e desincentivando o uso do comboio?
4 – Está prevista a integração da Auto Viação Feirense, da Auto Viação do Souto e o serviço de comboios da Linha do Vouga, no Sistema Intermodal Andante? Se sim, para quando?
Agradecemos antecipadamente a atenção dispensada pelo Conselho Metropolitano do Porto.
Com os melhores cumprimentos,
Partido Ecologista “Os Verdes”»
Imagem: PEV.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca