Connect with us

Atualidade

O mundo com outros olhos – Um alerta para a deficiência visual

Publicado

on

A visão é um dos sentidos dominantes do corpo humano e é vital em todas as etapas da vida. Todos temos consciência de que ver é fundamental, e é uma forma de comunicar. Tomamos este sentido como garantido, mas e se ele nos falhar?

Sabemos que uma significativa parte da população apresenta deficiência visual que inclui desde perda de visão ligeira a cegueira total. Estima-se que, pelo menos, 2.2 biliões de pessoas no mundo têm deficiência visual, e destes, quase metade poderia ter sido prevenida ou carece ainda de tratamento (1). Em Portugal, segundo os dados mais recentes disponíveis, estima-se que cerca de 900 mil cidadãos apresentem deficiência visual.

A deficiência visual ocorre devido a uma anormalidade em qualquer ponto da via visual (2). Pode ser causada por uma grande variedade de doenças com diferentes graus de gravidade, que podem ser preveníveis ou não. As principais causas de cegueira no adulto estão relacionadas com o envelhecimento, a diabetes e o glaucoma (pressão elevada no interior do olho). Nas crianças, a prematuridade, as cataratas, as doenças nutricionais e infecciosas são as principais causas.

A propósito do Dia Mundial do Braille, celebrado a 4 janeiro desde 2019, pretende-se consciencializar sobre a importância deste meio de comunicação para as pessoas com deficiências visuais. Além disso, pretende-se tentar reduzir as barreiras que estas pessoas enfrentam no dia a dia que resulta em desigualdade de oportunidades, quer em termos de saúde, de emprego, de educação, entre outras situações.

No que toca à prevenção, o rastreio visual regular e a deteção precoce de alterações realizada nos Centros de Saúde constitui uma medida indispensável para a redução destes números. Na verdade, respeitar as idades chave para o rastreio visual torna-se crucial para conseguirmos melhores resultados.

A presença de visão desfocada, perda súbita de visão, visão dupla, intolerância à luz, manchas ou pontos na visão, irritação, dores de cabeça ou dor ocular devem motivar a procura de ajuda médica. O médico de família avalia, posteriormente, a necessidade de ser encaminhados para Oftalmologia ou Serviço de Urgência, conforme a gravidade (3).

Como a prevenção é tão importante, é necessário preservar a nossa visão. Ter bons hábitos de sono, evitar o consumo de álcool, ter uma alimentação variada e saudável, proteger os olhos da radiação ultravioleta e a vigilância regular por um profissional de saúde são cuidados que todos podemos e devemos ter (3).

Referências:

1- World report on vision, WHO, 2019

2- ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics, 02/2022

3-Boas práticas em Oftalmologia, 2008.

Por: Rita Vale Lima (Médica).

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas