Connect with us

Atualidade

Nova visita guiada revela bastidores do Palácio Nacional de Sintra

Visita termina com prova de doce típico da região

Publicado

on

Neste início de ano, há mais um motivo para regressar ao milenar Palácio Nacional de Sintra. A nova visita guiada “O outro lado do Palácio de Sintra: das vivências reais aos espaços de serviço”, com sessões marcadas para 4 de fevereiro e 3 de março (dois domingos), sempre às 15h00, vai muito além do percurso de visita regular e desvenda o que se esconde para lá dos espaços onde todos os dias circulam centenas de visitantes.

Partindo da história e das vivências de quem habitou o Paço de Sintra ao longo dos séculos, os participantes são convidados a descobrir dois lados distintos do Palácio, mas interdependentes: o lado visível, de quem exercia o poder, e o lado invisível, dos que, nos bastidores, garantiam o funcionamento diário do Palácio e serviam a Família Real e a Corte. A viagem faz-se entre as grandes salas sociais, hoje integradas no circuito expositivo do monumento, e os espaços escondidos para lá dessas paredes, que guardam as memórias dos ali habitaram e trabalharam para garantir que nada faltava na sumptuosa vida palaciana.

Na cozinha, marcada pelas enormes chaminés, revelam-se os pormenores da preparação dos grandes banquetes, nos quais eram servidas as melhores iguarias do reino. Evocando a importância da gastronomia na história do Paço de Sintra, a visita termina com um apontamento doce típico da região.

A visita guiada “O outro lado do Palácio de Sintra: das vivências reais aos espaços de serviço” tem a duração aproximada de duas horas. Os bilhetes custam 10€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Foto: PSML-BY.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Botas de Mulher

    Janeiro 29, 2024 at 7:24 pm

    Sintra é única e bela, com os seus palácios notáveis donos de uma magia rara, acessível a todos os que queiram conhecer mais sobre a sua história.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros apresentado em Castro Marim

Publicado

on

O carimbo comemorativo do 135º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi apresentado na quarta-feira, dia 15 de janeiro, no Mercado Local, onde está patente a Mostra Filatélica.

Este carimbo foi elaborado pelos CTT e teve como base a revista “Prevenir”, que foi durante alguns anos o órgão oficial da Associação e do Comando de Bombeiros.

Para o Município de Castro Marim, este carimbo e o selo comemorativo dos bombeiros são um marco histórico, honrosamente imortalizado na filatelia, além de assumir como estratégico para o território o aproveitamento de sinergias, a valorização de um projeto conjunto e uma corporação única com um reforço significativo dos apoios públicos.

No mesmo dia funcionou no Mercado Local um Posto de Correio, enquanto no final da tarde decorreu um desfile motorizado com as viaturas utilizadas pelos bombeiros, que atravessou os dois concelhos do sotavento algarvio.

A Mostra Filatélica está patente até ao dia 20 de janeiro e pode ser visitada diariamente durante o horário de funcionamento do Mercado Local, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Esta iniciativa é organizada pela secção de colecionismo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim, a Federação Portuguesa de Filatelia e CTT Correios de Portugal.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 50 anos detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 14 de janeiro, pelas 20h15, na união de freguesias Moscavide e Portela, procedeu à detenção de um homem de 50 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Na sequência de um patrulhamento de visibilidade e decorrente da abordagem de um grupo de indivíduos, suspeitos de estarem a consumir estupefacientes, foi detetado na posse do suspeito uma arma branca (faca borboleta), a qual foi apreendida.

O detido, presente a Autoridade Judiciária, ficou com Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado para inquérito.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Duas detenções por tráfico de droga

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.

No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.

O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias

No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].

O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas