Connect with us

Atualidade

Música e Teatro em destaque este fim de semana em Sintra

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra dinamiza, até domingo, uma diversidade de atividades culturais que transformam os palcos e equipamentos de Sintra em verdadeiros centros de expressão artística e de entretenimento.

A programação tem início já esta quinta-feira, pelas 19h30, com a abertura de portas da Estufa Botânica de Massamá para a instalação imersiva de luz e som “CIRCULUM”. Durante onze noites, os espetadores vão poder imergir num espetáculo de cores complexo e divergente, que proporcionará uma verdadeira experiência sensorial.

Já pelas 21h00, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe o concerto de Bárbara Tinoco, que promete uma noite inesquecível. Dona de uma voz melódica e cativante, a cantora e autora da “Linha de Sintra” traz-nos a sua música que vagueia entre pop e o indie e à qual se juntam letras sobre amor e autodescoberta.

Poderá, ainda, optar por assistir à peça de teatro “L´Amour et la Vérité“, pelo Capítulo Reversível, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra às 21h30. Em cena de quinta-feira a sábado, até 9 de dezembro, esta comédia aborda essencialmente dois temas: o amor e a verdade.

No sábado, dia 25 de novembro, às 16h00, poderá assistir na Casa da Cultura Lívio de Morais à matiné musical pelo Grupo Coral Alentejano “Os Populares do Cacém”. Esta iniciativa tem como objetivo de celebrar o 9º Aniversário da Classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.

Pelas 17h00, a Biblioteca Municipal de Sintra recebe uma nova sessão do ciclo Leituras Encenadas “Sem anos:  José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Eugénio de Andrade”, dinamizada por Paulo Campos dos Reis, para um cruzamento de conversas sobre a vida e obra dos escritores.

A noite traz música a Sintra com a realização de dois concertos imperdíveis. O primeiro momento acontece às 21h00 na União Mucifalense – Sociedade Desportiva e Recreativa, com a 2ª edição do Solidó. O segundo momento tem lugar às 21h30, com um dos maiores violinistas do mundo, Ara Malikian a subir ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval e apresentar ao público a sua última digressão sobre o tema do amor paternal.

Além de música e teatro, as exposições também marcam a programação cultural de Sintra este fim de semana. Não perca exposição “A Vida Imóvel”, em exibição até 14 de janeiro, na Quinta da Ribafria, ou aproveite para conhecer os Museus Municipais de Sintra, todos com entrada gratuita.

O Museu de História Natural de Sintra, Casa-Museu Leal da Câmara, Museu Ferreira de Castro, Museu Anjos Teixeira e MU.SA – Museu das Artes de Sintra encontram-se abertos de terça-feira a domingo, com este último equipamento cultural a ter patente, até 7 de janeiro, a mostra “Porfírio Pardal Monteiro – Vida e Obra”. Já o MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas tem as suas portas abertas de terça-feira a sábado. 

Foto: CMS.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas