Connect with us

Atualidade

Município de Barcelos promove Semana Concelhia da Leitura de Barcelos

Publicado

on

A Semana Concelhia da Leitura de Barcelos arrancou anteontem, dia 18, na Biblioteca Municipal, e prolonga-se até ao dia 22 de março. Entretanto, hoje e amanhã, serão inauguradas as Bibliotecas Escolares José Fanha (Escola Básica de Carapeços), Biblioteca Escolar António Mota (Escola Básica da Pousa) e a Biblioteca Escolar Álvaro Magalhães (Escola Básica de Martim).

A Semana Concelhia da Leitura inclui sessões de teatro, ateliês, escrita criativa e exposições que procuram fazer uma verdadeira festa da leitura. A iniciativa tem como objetivo celebrar a leitura, o livro e o leitor, pelo que as atividades a realizar visam festejar a leitura como um ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências.

Até ao dia 6 de abril, pode ser visitada a Exposição coletiva da RBEB – Rede de Bibliotecas de Barcelos “Histórias em caixas”, na Biblioteca Municipal, composta por 90 trabalhos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Barcelos.

Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado

Inserido na Semana Concelhia da Leitura, decorreu, ontem, na Biblioteca Municipal, a fase municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado, uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, em colaboração com a Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA), a Câmara Municipal de Barcelos, através da Biblioteca Municipal, e a Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB).

O principal objetivo deste concurso é estimular o gosto e o prazer da leitura junto de crianças e jovens, com vista à consolidação de práticas de leitura contínuas e dinâmicas, que lhe permitam uma maior apropriação da língua portuguesa, associando este processo ao desenvolvimento de múltiplas literacias que os enriqueçam como cidadãos do mundo. Ler muito, e bem, capacita o cidadão a olhar o mundo com mais segurança.

Este concurso divide-se em 3 Fases: Fase Escolar, Fase Municipal e Fase Intermunicipal.

Os alunos apurados ontem irão representar Barcelos na Final Intermunicipal que se realiza em Braga, no dia 8 de maio.

Finalistas 1º Ciclo

Eduarda Lourenço Alves -Escola Básica de Aldão do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes

Francisco Batista Silva – Escola Básica de Fragoso

Francisco Faria Couto – Escola Básica de Aldão do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes

Luana Cardoso Cruz – Escola Básica e Secundária de Vila Cova

Menção Honrosa

Rodrigo Costa Pereira – Escola Básica de Alheira do Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel   

Tiago Miguel Leite Amaral – Escola Básica de Balugães do Agrupamento de Escolas de Fragoso  

Finalistas 2º Ciclo

Alice Araújo Gonçalves de Abreu – Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel

Eva Louro Ribeiro – Escola Básica de Fragoso

Margarida da Silva Faria – Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel

Mariana Freitas Passos- Escola Básica de Fragoso

Menção Honrosa

David Manuel Vilas Boas Martins – Escola Básica e Secundária de Vila Cova

Matilde Fernandes Rosas – Escola Básica de Manhente do Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Finalistas 3º Ciclo

Afonso da Silva Coelho- Escola Secundária Alcaides de Faria

Afonso Manuel Marques Pereira – Escola Básica de Fragoso

Miguel Fernandes Barbosa – Escola Básica Rosa Ramalho

Sofia Guedes Bettencourt – Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel

Menção Honrosa

João Guilherme de Sousa Linhares – Escola Secundária Alcaides de Faria

Lara de Carvalho Barros – Escola Básica de Fragoso

Finalistas Ensino Secundário

Afonso Dinis Gomes Faria – Escola secundária Alcaides de Faria

Bruno Manhente de Aguiar – Escola Secundária de Barcelos

Filipa Maria Fonseca Guimarães – Escola Básica e Secundária de Vale d’Este, Viatodos

Mariana Sofia Amorim Torres – Escola Básica e Secundária de Vale d’Este, Viatodos

Menção Honrosa

Maria Leonor Vilas Boas Rodrigues – Escola Secundária de Barcelinhos

Mariana Fonseca Rocha – Escola Secundária de Barcelinhos.

Imagem: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas