Atualidade
Município das Caldas da Rainha reitera posições em relação à localização do novo Centro Hospitalar do Oeste
Câmara emite comunicado para expor a sua posição

A Câmara das Caldas da Rainha reitera as posições políticas assumidas, anteriormente, sobre localização do novo Centro Hospitalar do Oeste (CHO), no seguimento das palavras proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, que, “assente num estudo intercalar não vinculativo, localiza a construção do Novo CHO no Bombarral, não se conhecendo nenhum compromisso político por parte do governo central, quanto à localização, construção e execução física e financeira do Novo CHO, conforme se pressentiu na reunião realizada com a Sra. Ministra da Saúde e a OesteCIM, no passado dia 10 de agosto”, refere o Município caldense.
Segue, abaixo e na íntegra, comunicado da Câmara Municipal das Caldas da Rainha:
«Declaração da Presidência da Câmara Municipal das Caldas da Rainha
Assunto: A Localização do Novo Centro Hospitalar do Oeste – Declarações do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Bombarral na Inauguração do 37º Festival do Vinho Português e da 27ª Feira Nacional da Pera Rocha, no passado dia 11 de agosto
O Município das Caldas da Rainha tomou conhecimento, por via da Comunicação Social, das declarações do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Bombarral proferidas na Inauguração do 37º Festival do Vinho Português e da 27ª Feira Nacional da Pera Rocha, no passado dia 11 de agosto, sobre a “localização do Novo Centro Hospitalar do Oeste a localizar no Bombarral”, conforme proposta técnica intercalar de um estudo sobre a “futura política pública de saúde do Oeste – nas suas dimensões qualitativas e proposta de localização do novo CHO – Centro Hospitalar do Oeste”, elaborado pela “AD Nova IMS – Associação para o Desenvolvimento da Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa.
Sobre esta matéria, e ainda que o referido estudo careça de uma análise técnica e política aprofundada, dado tratar-se de um “relatório intercalar”, e que o mesmo tenha de ser, de novo, ponderadamente apreciado pelos órgãos autárquicos do município das Caldas da Rainha (Câmara e Assembleia Municipal), entende a Presidência da Câmara Municipal das Caldas da Rainha tecer, desde já, as seguintes considerações:
- Em primeiro lugar, afirmar perentoriamente, que na reunião realizada com a Sr.ª Ministra da Saúde e a OesteCIM, no passado dia 10 de agosto, não foi assumido nenhum compromisso político, quanto à localização do Novo CHO – Centro Hospitalar do Oeste e muito menos quanto à sua construção e execução física e financeira;
- Depois, reafirmar que, sem pôr em causa a credibilidade técnica e científica do estudo, o mesmo adianta, segundo determinados critérios (dos quais não constam a análise da envolvente do território, não tem em consideração as ofertas privadas de saúde e inclui outros territórios que beneficiam de outras ofertas hospitalares para além do CHO), uma análise qualitativa da saúde na região do Oeste e cenariza várias hipóteses de localização do Novo Centro Hospitalar do Oeste;
- Depois, relembrar que a Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, se pronunciou por unanimidade (a 22 de junho do corrente), sobre a proposta da NOVA-IMS, fundamentando técnica e politicamente as suas objeções e contestando a proposta, considerando-a simplista ao identificar uma posição sobre a localização do novo hospital baseada apenas no critério único de equidade, medida exclusivamente em tempo e distância ao longo da A8 e rodovias adjacentes, desconsiderando os critérios da eficiência, da produtividade e da sustentabilidade financeira do investimento;
- Considerando, inclusive, estarmos perante um erro político grave de avaliação da natureza do investimento público na construção de um novo hospital e da desconsideração política da análise multicritério ponderada e exaustiva que deve suportar qualquer tomada de decisão pública do Estado.
Assim, a Presidência da Câmara Municipal das Caldas da Rainha reitera as posições políticas que já assumiu sobre esta matéria e considera estarmos perante um estudo técnico que não é vinculativo e que pode suportar, eventualmente, as decisões políticas futuras do Ministério da Saúde e do Governo da República, reiterando que este estudo foi suportado financeiramente pelos Municípios do Oeste, num processo substitutivo, uma vez mais, de uma competência da responsabilidade política do Governo.
Reafirmar que não colhe, por isso, o argumento de que os Municípios não foram capazes de se unir no esforço conjunto de ajudar a “desenhar” soluções possíveis para uma matéria cuja responsabilidade é exclusivamente política e do Estado Central.
Relembrar, no que diz respeito à região do Oeste, que o OE/2022 não integra nenhum financiamento dedicado ao Novo CHO – Centro Hospitalar do Oeste, mas, também, não contempla qualquer verba para financiar o “plano diretor do atual CHO e o seu programa de investimentos necessários e urgentes” (reforço capacidade das Urgências – Unidade Cuidados Intensivos – Libertação da Medicina Interna – Capacidade de Internamento) – desígnios que deveriam ser inscritos, na proposta de Orçamento de Estado para 2023.
Caldas da Rainha, 17 de agosto de 2022
O Presidente da Câmara Municipal
Vítor Marques»
Foto: GM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca