Connect with us

Atualidade

Ministro da Educação e Desporto inaugura sintético e melhoria da eficiência energética no campo do Deucriste Sport Clube

Publicado

on

O Ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou, este fim de semana, a instalação de sintético e a melhoria da eficiência energética no campo do Deucriste Sport Clube, num momento que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

A inauguração da requalificação do equipamento desportivo correspondeu à entrega do primeiro de três relvados sintéticos que a Câmara Municipal de Viana do Castelo protocolou no passado mês de julho, numa empreitada de quase 800 mil euros que prevê, ainda, a instalação de sintéticos em Perre e Vila Franca. Já a melhoria da eficiência energética foi uma obra financiada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas 2020.

O Ministro da Educação, com a tutela do Desporto, afirmou que “celebramos uma nova vida para este campo”, elogiando a inauguração do sintético e a instalação de iluminação “mais amiga do ambiente”. “É absolutamente fundamental que este clube tenha as condições para a formação no futebol e no futsal, sobretudo dando oportunidade a estas raparigas para apostarem no futebol e, quem sabe, um dia o clube poderá ter uma equipa sénior feminina de futebol”, desafiou Tiago Brandão Rodrigues.

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconheceu que este foi um dia “feliz” por “estar a representar o concelho e por estar na freguesia que escolhi para viver”. O autarca foi atleta do Deucriste Sport Clube e, por isso, indicou sentir “de uma forma ainda mais especial este momento”.

“O momento que estamos a proporcionar tem muito a ver com aquilo que foi uma estratégia que decidimos seguir de aposta nas nossas infraestruturas para que os jovens pudessem ter em cada clube um espaço de formação desportiva e de outros valores e competências sociais”, assegurou o edil.

Luís Nobre frisou que a autarquia “está a fazer um esforço significativo porque tem um grande objetivo que é concretizar Viana do Castelo enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023, aproveitando essa oportunidade para galvanizar todo o tecido desportivo do concelho”.

Já o Presidente do Deucriste Sport Clube, Paulo Sousa, reconheceu que este foi “um dia importante e histórico” por corresponder “à realização de um sonho da direção deste clube, dos atletas e de todos os amigos”. “A criação deste centro desportivo vai colocar o nome das freguesias envolvidas na boca do mundo e é o passo que faltava para começarmos a pensar mais alto e para criarmos outros objetivos”, frisou.

O Ministro da Educação, na companhia do Presidente da Câmara, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, e de João Zamith, em representação da Comissão de Gestão Local do CAR, inaugurou a Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Viana do Castelo.

Esta sala digital vai permitir o estudo e apoio aos alunos nacionais e estrangeiros que frequentem o espaço, pretendendo que possa refletir uma melhoria significativa na qualidade do ensino prestado aos alunos dos equipamentos desportivos.

Para Tiago Brandão Rodrigues, este é um “casamento feliz – unir a Educação com o Desporto, em especial com o Desporto de Alto Rendimento”, sublinhando que os CAR desempenham um papel importantíssimo na preparação desportiva dos atletas, mas é preciso não descurar a preparação académica e escolar para a vida que se segue à carreira desportiva.

Foto: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas