Global
Mergulhe na tradição: Festa do Banho 29 em Lagos e na Praia da Luz
Uma das mais queridas tradições de Lagos e do Algarve chega já no próximo dia 29 de agosto com uma grande festa que irá decorrer simultaneamente na cidade de Lagos e na Praia da Luz, com destaque para os espetáculos de Blasted Mechanism e Marten Hørger nesse local
Diz o folclore que o banho de mar de 29 de agosto espanta demónios e vale por 29 banhos. Com origens incertas e ancestrais, esta tradição algarvia tem perdurado até aos dias de hoje, aproveitando-se o banho purificante para uma celebração em locais emblemáticos do concelho – Cais da Solaria e Jardim da Constituição e Praia da Luz.
Em Lagos, o Centro de Estudos de Lagos levará o público através de uma viagem no tempo com uma recriação histórica ao longo da Avenida dos Descobrimentos e Praia da Batata, evocando os tempos em que a população vinha do campo com o seu piquenique para este banho no nosso mar. Ao final da tarde, a festa começa logo às 18h00, no Cais da Solaria e Jardim da Constituição (colaboração do Moto Clube de Lagos e Associação dos Artesãos do Barlavento), com aula de zumba (Ana Leal), animação circulante (Nuno & Companhia), atuação de Ricardo Pires Quarteto (Orquestra de Jazz do Algarve) e DJ André Salgueiro.
Logo a partir das 20h30, e com a colaboração da ACRAL, regressam os concursos de trajes de banho tradicional, seja na vertente “Tradição e Comunidade” ou “Moda e Inovação. O popular Humberto Silva estará responsável por “animar a malta” às 22h30, ficando a meia-noite reservada para o tão esperado e revigorante banho noturno acompanhado por fogo-de-artifício. Os 5ex Band atuam pela noite dentro para que a animação não pare.
Na Praia da Luz, o Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense preparou um alinhamento imperdível com três palcos com música para todos os gostos: DJ G-Rod, TobyONE 7”Vinyl Set, La Plante Mutante e DJ Nuno Silva no Palco Sunset (Fortaleza); Carlos Azevedo, Fábio Muchacho, Emanuel & Tânia no Palco Tradicional (Areal) e Kooyah Sound, Naomi & The Raposeira Dub Collective, DJ Patife e Blasted Mechanism e Marten Hørger no Palco Praia (Rocha Negra) numa noite que se adivinha inesquecível.
“O Banho 29 acontece aqui, na mais longa e divertida noite deste verão!”, afirma a organização.
Consulte o programa completo aqui.
Imagem: CML.
Atualidade
Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios
A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.
Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.
Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.
Foto: FAP.
Atualidade
Programa Escola Segura – Início do ano letivo 2024/2025
Teve início, em todo o País, o ano letivo 2024/2025, e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do Programa Escola Segura (PES), está presente nos estabelecimentos de ensino para garantir que o regresso à atividade letiva decorre com toda a tranquilidade, garantindo a segurança de todos os alunos, professores, auxiliares e pais/encarregados de educação.
A PSP é responsável pela segurança de 3.150 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo, situados por todo o país, bem como dos cerca de 863.000 alunos matriculados nesses estabelecimentos de ensino.
A operação “Início do Ano Letivo 2024/2025” teve início no dia 09 de setembro, prolongando-se até 20 de setembro, e tem como intuito reforçar a presença da PSP nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para implementar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.
Para garantir um regresso às aulas em segurança, a PSP deixa alguns conselhos a toda a comunidade escolar.
A segurança começa em cada um de nós e é responsabilidade de todos. Participe na segurança dos seus filhos. Conheça:
– O seu horário escolar;
– Os percursos que utiliza na ida para a escola e regresso a casa;
– Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;
– Os locais onde costuma brincar.
Ajude a PSP a desenvolver um trabalho de prevenção junto às escolas. Aconselhe o seu filho a:
– Não aceitar boleias de desconhecidos;
– Não exibir dinheiro, bens materiais ou outros valores;
– Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;
– Não alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais;
– Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;
– Deslocar-se na companhia de um grupo de amigos;
– Informar os pais, professores e/ou auxiliares sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
– Pedir de imediato ajuda a um adulto de confiança em caso de necessidade;
– Conhecer os Polícias que efetuam policiamento na sua Escola, falando com eles acerca dos problemas de segurança que verifiquem;
– Memorizar o contacto dos pais para ligar em caso de necessidade, bem como o número europeu de emergência 112;
Estes comportamentos ajudam a proteger os seus filhos. Ensine-os.
Para segurança adicional dos seus filhos, pode ainda aderir ao Programa Estou Aqui! Crianças aqui.
A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.
As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus Polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo.
Imagem: PSP.
Atualidade
Cascais: Homem de 32 anos detido por posse de arma de fogo
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 8 de setembro, cerca das 01h30, na união de freguesias de Carcavelos e Parede, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 32 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de arma proibida.
A Polícia teve conhecimento que dois indivíduos, que se faziam transportar numa viatura, pararam à porta de um bar, tendo um deles ameaçado um segurança privado com recurso a uma arma de fogo, com a qual efetuou um disparo para o ar.
Os polícias detetaram e abordaram os suspeitos, tendo um deles resistido à intervenção dos polícias, tentando refugiar-se no interior da viatura com a intenção de recorrer à arma de fogo que se encontrava de baixo do banco, numa tentativa clara de a usar contra os polícias, o que não aconteceu dada a intervenção rápida e enérgica destes.
Este indivíduo foi detido por posse de uma arma de fogo transformada com uma munição de calibre 380/9 mm K no carregador, tendo recolhido à zona de detenção da Divisão Policial de Cascais, para ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo sido restituído à liberdade e o processo baixado a inquérito.
Quanto ao outro individuo, o mesmo foi identificado para ulteriores diligências de investigação.
Foto: PSP.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada